Na década de 1920, durante o modelo de produção toyotista foi criado a obsolescência programada, que consiste numa menor durabilidade dos produtos visando um maior lucro. Nesse contexto, tal criação foi expandida ao redor do mundo o que acabou por gerar prejuízos inimagináveis ao longo do tempo, por conseguinte a quantidade de lixo eletrônico no mundo atual ultrapassa 40 milhões de toneladas, como resultado do encarecimento no descarte do mesmo.
Diante disso, a plataforma de notícias G1 publicou no ano de 2017 uma matéria alegando que o mundo contemporâneo produz 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico que são descartados de forma inadequada. Com isso os detritos, por possuírem metais pesados em sua composição, acabam contaminando o solo e os lençóis freáticos gerando o fenômeno conhecido como magnificação trófica, que consiste na infecção de toda cadeia alimentar. Em virtude de tal situação, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) o processo de segregação dos materiais presentes nos eletrônicos são altamente custosos. Como resultado a população é desestimulada a descartar de forma correta o produto, causando impactos ambientais como o citado acima.
Além de afetar ambiental e economicamente, os perigos da obsolescência também se inserem no campo social, visto que a grande quantidade de metal jogado fora de maneira irresponsável gera diversos problemas de saúde como o mercúrio, metal pesado que está presente em computadores, televisores entre outros, deteriora o sistema nervoso. Ademais é importante salientar que não sabemos os reais efeitos de tamanho descaso daqui a 50 anos, o que torna o problema ainda mais urgente e assustador.
Dessa forma, faz-se necessário que o poder legislativo elabore uma lei, na qual as empresas responsáveis pela produção da mercadoria fossem também pelo descarte da mesma, por meio de uma rígida fiscalização incentivada por ONGs ambientais como Greenpeace. Assim, tal ação resultará numa menor contaminação de toda cadeia alimentar além da diminuição da emissão de metais pesados nas águas, colaborando para a construção de uma sociedade justa e saudável.
tally
Olá, boa noite!
gostei muito do seu repertório, das informações descritas na sua redação, vi poucos erros, vou apontar onde você pode melhorar… certo?
percebi períodos grandes e falta de vírgulas como nas seguinte parte:
“Nesse contexto, tal criação foi expandida ao redor do mundo o que acabou por gerar prejuízos inimagináveis ao longo do tempo, por conseguinte a quantidade de lixo eletrônico no mundo atual ultrapassa 40 milhões de toneladas, como resultado do encarecimento no descarte do mesmo”
“Diante disso, a plataforma de notícias G1 publicou no ano de 2017 uma matéria alegando que o mundo contemporâneo produz 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico que são descartados de forma inadequada.”
encontrei alguns erros de concordância “Além de afetar ambiental e economicamente” o que afeta na sua coerência…
Contudo sua redação está muito boa, vc está no caminho certo… gostei da sua introdução, o segundo parágrafo de desenvolvimento, vc poderia complementar mais com dados comprovatórios e na proposta de intervenção ficou meio confuso a parte “empresas responsáveis pela produção da mercadoria fossem também pelo descarte da mesma” fossem também o q? entende?
vc deve melhorar mais nas competências 1, 4 e 5… é isso e Só evolução!
manuella_mz
Olá, boa noite. Eu gostei muito da tua redação. No primeiro parágrafo já põe uma alusão histórica, porém tem um dado sem fonte. Gostei muito da argumentação. Gostei da proposta, cuida os poderes só, quando está falando em um dos três, tem com escrever com letra maiúscula (o Poder Legislativo). Eu daria na Competência 1: 180, Competência 2: 200, Competência 3: 180, Competência 4: 180, Competência 5: 160. Total: 900
blzamanda
Boa noite,
gostei da sua redação, você escreve bem.
Notei alguns erros, pequenos, mas nada muito grande.
1. o toyotismo foi na década de 60, posterior a segunda guerra mundial, anos 40 e ao fordismo, nos anos 20.
2. no terceiro paragrafo você poderia ter descrito mais sobre os problemas de saúde
3. tentaria desenvolver mais a intervenção do problema.
Você demonstrou clareza e conhecimento do assunto. Parabéns e continue assim.