Desde os tempos pretéritos, as sociedades hidráulicas já organizavam-se em torno de importantes rios que garantiam o desenvolvimento das civilizações. Neste sentido, a água configura-se como um elemento preponderante para a sobrevivência humana sendo, portanto, um direito que deve ser assegurado a todos. Contudo, o consumo inconsciente alicerçado pelo mito da abundância deste recurso e, ainda, alguns fatores naturais, contribuem para a formulação do cenário de escassez hídrica. Diante disto, tal situação fomenta as migrações inter regionais e pode ser um palco propício para o surgimento de tensões sociais.
Assim, é necessário distinguir os movimentos migratórios, em decorrência da seca, entre o nordeste e as demais regiões do país. Deste modo, em primeira análise, é válido ressaltar a busca por melhores condições de vida, haja vista a presença de um clima rigoroso que favorece a pobreza e a desnutrição, sendo estas mazelas evidenciadas na obra “Vidas secas” de Graciliano Ramos e no quadro ” Os retirantes” de Cândido Portinari. Contudo, o distanciamento da terra natal implica tanto em problemas emocionais como na perda da identidade cultural devido a tentativa de ambientar-se e evitar as manifestações xenófobas contra si.
Já no sudeste, é notória a presença do consumo inconsciente, visto que são gastos 25 litros a mais do que a média nacional, de acordo com o site Globo. Assim, a escassez hídrica adquire espaço na região brasileira de maior contingente populacional e, se for alastrada, pode desencadear o surgimento de conflitos similares aos ocorridos no Oriente médio.
Neste contexto, faz-se mister que o Ministério do Desenvolvimento Regional, em conjunto com os órgãos distribuidores de água, desenvolva estratégias mais eficazes para a captação e reutilização deste recurso, além de realizar transposicões efetivas que levem água ao Sertão Nordestino. Ademais, cabe ao Ministério da Educação promover a conscientização acerca da problemática apresentada, através de campanhas nas redes sociais e na televisão aberta para que os perigos da escassez hídrica deixem de ser realidade para a sociedade brasileira.
Mr.Crozma
200 na C3 é uma meta que só será conquistada com a devida organização de linhas nos parágrafos. Em se tratando de Desenvolvimento, quando a Introdução promete tratar os argumentos na mesma intensidade, é coerente esperar do texto que ele dê a mesma importância aos dois argumentos. Quando um é maior que o outro, evidencia-se a falta de estratégia num deles, a não ser que você demonstre no 1º parágrafo que privilegiará um em detrimento do outro.
Muitos erros repetidos sobre o “este/esse – isto/isso”. Habitue-se a não escrever com o T, porque se refere ao que vem depois, e o normal é você usar o referido pronome como retomada de uma ideia anterior. O “este/isto” deve ser contraintuitivo.
Um terceiro ponto importante que eu gosto sempre de destacar é quando vejo repertórios bem difíceis de aparecer num treinamento sem consulta, como é o caso da referência ao G1. Se for um texto de apoio, não passa de 120; se for consulta, é o caso de repensar se está treinando nas condições do Enem, com toda a dificuldade que um tema como esse pode causar.
Estruturas à parte, vou às notas ainda nesta madrugada porque adorei as suas referências. Se eu deixar escapar alguma coisa, culpo o horário em que escrevo.
Desde os tempos pretéritos, as sociedades hidráulicas já organizavam-se(1) em torno de importantes rios que garantiam o desenvolvimento das civilizações. Neste(2) sentido, a água configura-se como um elemento preponderante para a sobrevivência humana(3) sendo, portanto, um direito que deve ser assegurado a todos. Contudo, o consumo inconsciente alicerçado pelo mito da abundância(4) deste(5) recurso e, ainda, alguns fatores naturais,(6) contribuem para a formulação do cenário de escassez hídrica. Diante disto(7), tal situação fomenta as migrações inter regionais(8) e pode ser um palco propício para o surgimento de tensões sociais. Assim(9), é necessário distinguir os movimentos migratórios, em decorrência da seca, entre o nordeste e as demais regiões do país.
1 – Pra provar que tô sóbrio já de cara: advérbio antes do verbo atrai próclise. Eu não vi no manual qualquer menção de que erros como esse seriam desprezados da contagem;
2 – Já comentei;
3 – Faltou vírgula;
4 – Trollagem minha, essa frase aqui ficou excelente!
5 – Já comentei;
6 – Epa, epa, epa: sujeito gigante te levando a separá-lo por vírgula do seu verbo, ai ai ai;
7 – Já comentei;
8 – Ué, arrisca: ou é junto ou é com hífen, desse jeito aí tu erra 100% po. Inter-regional;
9 – Fiz questão de trazer para cima porque não vi sentido algum nessa frase como introdução de um parágrafo argumentativo. Não se pode dizer, afinal, que um argumento é uma conclusão necessária da sua opinião
Deste(1) modo, em primeira análise, é válido ressaltar a busca por melhores condições de vida, haja vista a presença de um clima rigoroso que favorece a pobreza e a desnutrição, sendo estas(2) mazelas evidenciadas na obra “Vidas secas” de Graciliano Ramos e no quadro ” Os retirantes” de Cândido Portinari. Contudo, o distanciamento da terra natal implica tanto em(3) problemas emocionais como na perda da identidade cultural devido a(4) tentativa de ambientar-se e evitar as manifestações xenófobas contra si.
1 – Já comentei;
2 – Idem;
3 – Eita errinho bobo, implicar é transitivo direto, a não ser que tenha sentido de bullying ou treta. Agora não erra!
4 – Errar crase é por distração, né?
Já no sudeste, é notória a presença do consumo inconsciente, visto que são gastos 25 litros a mais do que a média nacional, de acordo com o site Globo. Assim, a escassez hídrica adquire espaço na região brasileira de maior contingente populacional e, se for alastrada, pode desencadear o surgimento de conflitos similares aos ocorridos no Oriente médio(1).
1 – Digitação, né? Só pra não ficar sem anotação, tem que ter um errinho no parágrafo.
Neste(1) contexto, faz-se mister que o Ministério do Desenvolvimento Regional, em conjunto com os órgãos distribuidores de água, desenvolva estratégias mais eficazes para a captação e reutilização deste(2) recurso, além de realizar transposições efetivas que levem água ao Sertão Nordestino. Ademais, cabe ao Ministério da Educação promover a conscientização acerca da problemática apresentada, através de campanhas nas redes sociais e na televisão aberta(3) para que os perigos da escassez hídrica deixem de ser realidade para a sociedade brasileira.
1 – Já comentei – com uma obs: “nesse contexto” não passa a ideia de conclusão argumentativa, mas de exposição, o que pode chamar a atenção de um corretor mal amado e seria suficiente pra tirar de você o gabarito mais fácil do Enem, que é o da C4 (não pode errar o sentido de nenhum conectivo). Deixo como alerta para o “não inventa” quanto à escolha dos recursos coesivos.
2 – Já comentei;
3 – Não é um erro, porque opcional, mas acho que até em voz alta a gente faz a pausa da vírgula aqui, mas falar sobre isso beira a implicância. Às notas.
——————————————————– Notas
C1: 160 (“Poucos” erros. A tua sorte é que erros da mesma ordem de grafia são contados apenas uma vez)
C2: 200 (Tem repertório legitimado, pertinente e produtivo até demais). Mentira, nunca é demais.
C3: 160 (Introdução é promessa de abordagem. Se você prometer muita coisa, não conseguirá dar conta de desenvolver tudo em tão pouco espaço de Desenvolvimento, e aí perceba que algumas coisas o leitor não espera ver na Introdução, porque ela é um aquecimento – daí que partir conclusões já no primeiro parágrafo tendem a fazer uma mistura que deixa o texto confuso. Perceba que conectivos de causa e consequência não são esperados aqui, porque são essencialmente argumentativos. O primeiro parágrafo que deixar ideias soltas para você conseguir puxá-las para o local mais adequado. Por exemplo, por questão de progressão textual, espera-se que o seu argumento mais forte seja o do terceiro parágrafo, que é pra manter o leitor interessado do início ao fim. Como organizar o texto de modo a conferir a tal da progressão textual? Definitivamente você precisará remontar essa estrutura para conseguir o tal do texto estratégico. Tenha essa dor de cabeça apenas se quiser notas muito altas. Evoluir de um 900 pra 1000 é uma caminhada e tanto.)
C4: 200 (Eu não sou mal amado)
C5: 160 (presença de 4 dos 5 elementos na proposta mais desenvolvida)
Preste atenção em como uma proposta é avaliada:
Proposta 1
Agente: Ministério do Desenvolvimento Regional, em conjunto com os órgãos distribuidores de água
Ação: desenvolva estratégias mais eficazes para a captação e reutilização deste recurso, além de realizar transposições efetivas que levem água ao Sertão Nordestino.
Efeito: para que os perigos da escassez hídrica deixem de ser realidade para a sociedade brasileira.
Proposta 2
Agente: Ministério da Educação
Ação: promover a conscientização acerca da problemática apresentada
Meio: através de campanhas nas redes sociais e na televisão aberta
Efeito: para que os perigos da escassez hídrica deixem de ser realidade para a sociedade brasileira.
Aula de proposta rapidinha: você só precisa de uma proposta, não perca linha fazendo uma proposta que não conseguirá desenvolver. Quem fala para você citar duas propostas não confia no seu bom senso ou na sua capacidade de organizar a proposta de modo a ser coerente com os dois argumentos que trouxe.
Trazer dois agentes não significa trazer detalhamento. Detalhamento é: uma explicação, justificativa, contextualização ou exemplificação de algum dos outros 4 elementos cobrados na proposta.
Então, já que citou o Ministério da Educação, detalhe-o, justificando a sua escolha; propôs um meio de redes sociais, exemplifique com algo coerente.
Enfim, não pode perder ponto aqui. A dificuldade da proposta é torná-la coerente com o seu texto, e não cumpri-la em seus requisitos integralmente.
Por hoje era só isso.
JoãoPedro94809
Introdução = Começou bem, trazendo uma alusão histórica, relacionou ela com a problemática, mostrando a importância que a água tem na humanidade, mostrou sua tese, e fechou bem o parágrafo.
desenvolvimentos = teve o desenvolvimentos bem montados, e os ligou bem com a introdução.
conclusão = ter trabalhado mais na hora de dizer o porque do governo utilizar as suas intervenções, e qual vai ser o resultado delas.
nota; 800