Iniciante

Os perigos da busca pelo padrão corporal

  • 0

      Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor narra, tendo em vista os perigos da busca pelo padrão corporal. Sob esse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais destacam-se a inoperância estatal e a influência inadequada da mídia.

   Em primeiro plano, é válido destacar como a omissão governamental corrobora essa problemática. Tal contexto ocorre, principalmente, porque, como já mencionado nos estudos da antropóloga Lilia Scharncz, há uma prática de uma política de eufemismo no Brasil, ou seja, determinados assuntos tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Poder Público. Desse modo, é perceptível como o reduzido debate sobre as cirurgias plásticas, bem como o difícil acesso a informações sobre os perigos que elas possuem, dificultam a resolução desse quadro. Assim, enquanto a falta de ação e a desinformação persistir, o quadro se perpetuará.

    Ademais, é notório como a manipulação midiática apresenta-se como impasse na resolução do problema. Sob essa ótica, pela frequente veiculação, pelos meios de comunicação, de conteúdos que idealizam um “padrão” de corpo perfeito, parte da coletividade se mostra alienado sobre esses conteúdos, que por sua vez apresenta consequências graves para a sociedade, como a busca precoce por procedimentos estéticos. Tal cenário exemplifica os estudos do filósofo Adorno, o qual afirma que a mídia tem capacidade de influenciar na conduta humana. Com isso, os meios digitais contribuem de forma intensa para esse agravante.

   Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa mazela. Para tanto, a Mídia, a qual tem grande poder de alcance de pessoas, deverá promover campanhas que apresentem os riscos que a busca por um corpo idealizado nas redes digitais possui. Tal ação pode ser feita por meio das redes sociais, como Instagram, a fim de informar o maior número de cidadãos possível. Destarte, espera-se alcançar uma sociedade perfeita como a retratada pelo escritor Thomas More.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, irei corrigir sua redação utilizando as normas previstas pelo Enem, sou apenas um estudante como você e espero que minha correção possa te ajudar.

    Introdução: Sua introdução está perfeita, apresenta um bom repertorio um tópico frasal se referindo ao tema, soube utilizar os conectivos de forma dinâmica e apresentou suas teses corretamente.

    Desenvolvimento 1: Retratou sua tese, exemplificou e correlacionou a um repertorio coerente, nada mais a falar.

    Desenvolvimento 2: Retratou sua outra tese e exemplificou além de relacionar um repertorio, muito bem.

    Conclusão: Sua conclusão apresenta o modelo correto de intervenção, apresentou um agente, como deve aplicar e qual objetivo, além do detalhamento de como fazer a devida ação.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    Nota final: 960

    Espero ter ajudado !

    • 1
  2. Bateria palmas de pé!!!!! Está muito boa sua redação.
    Tenho certeza que o tema fosse esse você alcançaria os mil pontos!! Veja mais documentários sobre assuntos que podem cair na prova e será sucesso.
    continue assim e o resultado será maravilhoso.
    A introdução está bem coerente e contextualizada, dando pra entender bem sobre o que ira se tratar.
    Os argumentos estão bem coerentes também, com bastantes argumentos e fatos.
    Por fim a conclusão tem agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.