No Brasil, a automedicação pela população nacional é um hábito muito comum. A busca por medicamentos simples, como analgésicos, podem ser obtidos sem necessidade de receita médica. Entretando, o abuso dos mesmos pode causar danos a saúde e ineficácia com o passar do tempo. A falta de controle pelo uso indevido dessas medicações se deve ao atendimento precário pelo sistema de saúde e a acessibilidade a remédios não prescritos.
Eventualmente, o sistema de saúde público não promove um atendimento eficaz para com a sociedade brasileira. São diversos os episódios em que se encontram filas de espera no estabalecimento, além da carência de infraestrutura e equipamentos. Tais fatores promovem a falta de interesse pelos pacientes a consultarem um médico, desta forma, a problematica da automedicação acaba por agravar.
Além disso, deve-se também ressaltar a acessibilidade do paciente ao adquirir um medicamento não prescrito. Partindo do pressuposto, o indivíduo pode desenvolver dependência, alergias e com o tempo, tal remédio pode não ter mais eficácia no organismo, e muitas vezes, atuar como placebo. Em virtude disso, é necessário uma maior atençao à essa adversidade.
Portanto, para que haja menos problemas agravantes na população em virtude da automedicação, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, promover uma conscientização à sociedade, por meio de mídias sociais e atividades escolares. Ademais, investir no Sistema de Saúde Público também se torna crucial. Deste modo, haverá um melhor atendimento ao público e os efeitos nocivos da automedicação irão se atenuar à longo prazo.
Luna123
Olá !
Sua redação está muito boa, bem escrita
Entretanto, sua introdução ficou um pouco sucinta, podendo ser mais explicativa
Os desenvolvimentos não apresentaram citações nem dados que pudessem comprovar o que você estava defendendo ou te dar credibilidade;
Autoria não é um motivo para perder muitos pontos, mas eu recorreria a dados como do ibge ou a própria constituição, que podem convencer o leitor da importância da sua argumentação.
Na conclusão, conscientizar não é uma ação plausível, pois se torna uma atitude genérica, sendo assim, busque apontar propostas verossímil, apesar de conscientização nunca ser demais é mal vista pelos corretores
Do resto está ótima, vc escreve muito bem, bom vocabulários e poucos erros
Meus parabéns
Nota: 840
Richard Vieira
INTRODUÇÃO
Utilize conectivos para unir uma frase a outra (por exemplo Nesse sentido / Nessa perspectiva / Por esse ângulo…) pois dessa forma você consegue manter uma linearidade do seu texto e não perde pontuação na competência 4.
Gostei da ferramenta de exemplificação para iniciar o texto e achei bacana você evidenciar logo no começo do texto as suas teses, parabéns.
DESENVOLVIMENTO 1 e 2:
Ambos estão coerentes e relacionados com o tema+teses. Nesse sentido, a fluidez para ler o seu texto é muito boa.
Entretanto, em nenhum dos dois desenvolvimentos eu notei um repertório de outra área do conhecimento e alguma comprovação dos seus argumentos, assim empobrecendo eles. Coloque mais conectivos entre as frases (igual falado anteriormente) e coloque também palavras de opiniões expressivas no seu texto (Como, infelizmente, tristemente, surpreendentemente…), pois evidenciará 100% o seu argumento sobre o assunto.
CONCLUSÃO:
Conclusão impecável e quase completa, só faltou o detalhamento. Para salientar o detalhamento, coloque junto da Ação ou do Modo/Meio, usando palavras que demarquem uma exemplificação (Como, Por exemplo, isso Organizado em, ministrado na…).
Um exemplo é nesse trecho aqui (…uma conscientização à sociedade, por meio de mídias sociais, COMO O FACEBOOK E O YOUTUBE, e atividades escolares. Ademais, investir no Sistema de Saúde…), mas ai vc adequa da forma que achar melhore tal.
NOTA
C1=180 C2=200 C3=160 C4=160 C5=160 Total = 860
mspferolla
Oi bom dia, segue minha correção.
Não sou profissional, mas espero que possa ajudar com o que julgar correto em minha análise.
Competência 1 –
Primeiro parágrafo, segunda frase. Construção inadequada e sem concordância explícita, o que dificulta o entendimento do exposto. Sugiro: “Há busca por medicamentos simples, como analgésicos, que podem ser obtidos …”.
“Mesmos” – não se usa para fazer referência. É um erro. Usar “desses”.
“Precário pelo sistema de saúde” – o sistema de saúde não atende. O paciente é atendido no sistema de saúde. Sugiro: “precário no sistema de saúde”.
Segundo parágrafo: “estabelecimento” – erro de escrita.
Última frase, construção confusa.
Terceiro parágrafo, última frase: necessário deveria concordar com atenção, portanto deveria ser “necessária”.
Quarto parágrafo: o verbo conscientizar é transitivo direto, portanto não cabe acento grave após esse.
O verbo atenuar é transitivo direto, não cabe acento grave.
Competência 2:
Adequado, sem grandes problemas.
Competência 3:
Argumentação boa, porém não apresenta nenhum repertório sociocultural, o que é obrigatório.
Senti falta de um tópico frasal na conclusão. Exemplo: “Portanto, para que a problemática seja solucionada, medidas devem ser tomadas.” posteriormente prosseguiria com a conclusão. Essa construção torna a leitura mais fluida.
Competência 4:
O segundo parágrafo não foi iniciado por conectivo.
Entendo que poderia usar mais conectivos durante a construção dos parágrafos, porém, não há erro visível.
Competência 5:
Dica: utilize apenas uma proposta de intervenção. No seu texto abordou também o investimento em saúde, porém não falou mais nada, o que compromete sua conclusão.
Quanto à primeira proposta de intervenção, não basta falar qual a ação “promover conscientização”… deve falar: conscientizar sobre…. entende? explicar bem qual é a ação. Faltou também explicar melhor a ação.
Seguem as notas por competência:
1 – 120
2 – 200
3 – 160
4 – 160
5 – 160
Nota Final: 800
Espero que tenha ajudado.