os perigos da automedicação na cultura brasileira.

  • 0

No documentário “take your pills” jovens abusam no uso dos chamados remédios de performance. Contudo, pode-se observar que o uso de medicamentos sem prescrição médica é algo considerado comum na sociedade. Diante disso, é fundamental analisar as razões que tornam essa problemática uma realidade no mundo contemporâneo.

Em primeira análise, é notória a facilidade em encontrar remédios em farmácias e supermercados, e comprá-los sem nenhuma prescrição médica. No Brasil, existe um orgão que regulamenta a venda e propaganda de remédios, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mas a mesma não infere diretamente na forma que esses medicamentos são utilizados.

Ademais, o Brasil é recordista mundial em automedicação. As consequências desse ato são diversas, embora não se saiba ao certo quais são os malefícios que alguns remédios causam ao corpo humano á longo prazo. Em muitos casos, a automedicação gera agravamento de doenças e até mesmo óbitos.

Portanto, torna-se evidente que providências precisam ser tomadas. E cabe ao Ministério da saúde criar regulamentações mais eficazes contra a venda de medicações sem prescrição médica, por meio de orgãos públicos de fiscalização, agindo diretamente em campanhas de conscientização e barrando a venda de certos medicamentos em pontos de comércio de fácil acesso. Com isso, espera-se que seja freada a cultura de automedicação no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!
    No trecho “embora não se saiba ao certo quais são os malefícios que alguns remédios causam ao corpo humano á longo prazo” não se usa acento nesse “a”. Nem acento agudo, nem crase, porque a palavra seguinte é “longo”, uma palavra masculina, então não se usa crase.
    Você está seguindo corretamente a ideia de redação modelo ENEM, só cuidado com a argumentação. Por exemplo, no penúltimo parágrafo você disse que não se sabe que efeitos alguns remédios causam ao longo prazo (é complicada essa afirmação, porque em todos os remédios vem a bula com os efeitos colaterais, e a medicina já sabe entende?) Logo depois você afirma que pode causar o agravamento de doenças e óbito.
    Cuidado com algumas afirmações.
    Você está no caminho certo, continue treinando! 😉

    • 2
  2. Bom dia.
    *Aspectos que julgo negativos:
    1º Você utilizou de forma errônea, na primeira linha , as palavras “no” e “dos”, a primeira está no contexto errado e a segunda é uma contração que deve ser evitada. Um forma correta de parafrasear o que você disse seria “jovens abusam de remédios para o aumento da performance física”.
    2º VocÊ poderia ter finalizado o segundo paragrafo com algo do tipo ” Por conseguinte, o uso de farmacos imprescritos é facilitado na sociedade hodierna. Muitos professores não trabaham isso mais todos os paragrafos precisam de um começo, um meio e um fim.
    3ºFaltam conectivos. Em geral, é recomendavel usar uma a cada periodo, preferencialmente aqueles mais rebuscados.
    4º O repertorio sociocultural é excelente, porem voce poderia trabalhar melhor na redação, por exemplo, citando uma consequencia ruim do dopping no segundo paragrafo que é vista no documentario.
    5ºEm alguns temas vocÊ até pode precisar fazer duas propostas de intervenção porem nesse caso serviria apeenas uma enquanto vocE escolheu fazer duas o que gerou um incoerencia pois orgãos de fiscalização não tem a função de cosncientizar.
    6º Tem uma crase errada.
    7º O brasil é recordista mundial… é uma informação que poderia ser tachada como achismo por não ter sido citada a fonte.
    8º A palavra freada é quase uma giria, você poderia dizer “amenizada”, por exemplo.
    *Aspectos poditivos:
    Voce apresentou dominio da forma do texto, sugiro apenas que de uma revisada em preposiçoes, conjunçoes e conectivos, bem como, o uso da crase. Acredito que isso iria ajudar bastante.
    Obs: Desculpe-me mas não me sinto a vontade para dar uma nota, pois não lembro direito qual tipo de erro impacta qual competência, contudo, posso dizer que ficaria um pouco acima da media.
    Eu tenho uma redação com esse tema, vou postar aqui no site e se quiser de uma olhada e diga-me oque acha.

    • 1
  3. Olá, tudo bem?
    Sua proposta de redação de fato segue o formato exigido pelo Enem, mas eu senti que a proposta foi um pouco fraquinha…
    Na introdução, seria fulcral comparar com a sociedade brasileira, já que o tópico redacional se trata dela. Por outro lado, você citou muitas vezes o mesmo, se tornando algo meio repetitivo.
    Algumas afirmações como “embora não se saiba ao certo quais são os malefícios que alguns remédios causam ao corpo humano ‘á’ longo prazo”, é meio arriscado e até mesmo errôneo de se fazer…
    A sua conclusão se apresenta de forma positiva, já que você a elaborou muito bem, à detalhando assim como se é exigido.
    Não vou estabelecer notas, pois não me sinto preparado o suficiente para entrar nesse assunto. Porém você escreve muito bem e com o tempo, vai escrever melhor ainda! :p

    • 1
  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 120;
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200;
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 160;
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 120;
    5. Proposta de intervenção = 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.