Iniciante

Os Perigos da Automedicação na Cultura Brasileira

  • 0

Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, o maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem. Essa visão encaixa-se na prática da automedicação pois associa que o indivíduo realiza esse ato para promover alívio rápido e a curto prazo de algum sintoma em vez de buscar uma orientação médica, comprometendo sua saúde no futuro.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. Esses dados revelam que houve um agravamento de uma doença em decorrência da automedicação de forma incorreta. Pois o uso de um medicamento pode inibir o outro e o abuso pode comprometer a ação do medicamento no organismo, perdendo seu efeito.

Em segundo plano, dados do Instituto de Pesquisa Hibou, as dores que mais afetam os cidadãos são as de cabeça, a lombar, a cervical e nas pernas. E os medicamentos que combatem a essas dores são os principais causadores de intoxicação no Brasil desde 1994. Esses números revelam que ocorre um julgamento desses sintomas de “dores normais” e que utilizar um medicamento X vai melhorar. E esses sintomas muitas vezes está relacionado ao excesso de trabalho.

Portanto, compete ao Ministério da Saúde que tem como função social garantir a qualidade de vida da população, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, regulamentar as vendas de medicamentos sem prescrição médica, orientando os indivíduos de como utilizá-los através de propagandas e que o recomendável é sempre buscar uma orientação médica.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi sua redação está ótima !!!
    Amiga isso aqui é um mito 👀”Alusão de alguma livro q vc leu/filme/série é melhor q dados e pesquisas, aposto que vc n vai decorar essas procentagens pra prova sem saber o tema” Não adianta colocar no texto alusões de autores filósofos sendo que o contexto não é coerente com o texto ,alguns desses dados ficam nos textos motivadores e podem sim ser usados , você não pode fazer cópias do texto e lendo um PDF que o escrever online disponibilizou , eles desmentem alguns desses mitos .

    • 1
  2. -rápido e curto prazo é msm coisa, termo desnecessário…
    -introdução sem projeto de texto(veja uma videoaula sobre isso)
    -introdução sem a exposição das teses 1 e 2
    -“pois” dps de ponto n pode, n faz sentido, se vc colocou um ponto quer dizer q acabou a oração, como que vc vai explicar uma oração q ja foi finalizada??(veja melhores conectivos)
    -paragrafo 2 sem tópico frasal, jogou de cara uma pesquisa
    -paragrafo 3 msm coisa👆
    -Seu texto ta sem conectivo, seus periodo tao tudo começando com “E ….” “E…….” isso tira mt ponto na competencia 4
    -Conclusão bacana mas ta sem detalhamento
    -n jogue pesquisas e dados a toa, argumente com a SUA ideia, afinal o texto é seu:)
    – Alusão de alguma livro q vc leu/filme/série é melhor q dados e pesquisas, aposto que vc n vai decorar essas procentagens pra prova sem saber o tema
    -Portugues OK!, mostrou domínio
    -É isso ufa kkkk parabens,

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.