Os perigos da automedicação na cultura brasileira

  • 0

 

É inegável que automedicar-se na cultura brasileira é uma ação cada vez mais frequente,uma vez que é incentivada pela falta de diligência com o sistema de saúde por parte do Estado e,além do mais a maioria dos indivíduos optam por algo de fácil como a fitoterapia.

Mormente,é crucial fazer referência a precariedade do sistema de saúde no Brasil. Ausência de médicos,fármacos,morosidade no atendimento e sucateamento das estruturas hospitalares e das unidades básicas de saúde,contribuem para que as pessoas ministre a si própria medicamentos sem prescrição médica. Se sujeitando a quadros de intoxicação,reações alérgicas e até mesmo a um caso letal. Investimentos na área de saúde teriam efeitos mitigativos para essa situação.

Ademais,percebe-se a intensificação no uso de plantas medicinais por serem baratas,terem grande disponibilidade,ou seja também pela ausência de uso de receita médica. Todavia a utilização de medicamentos fitoterápicos pode ser nocivo a saúde,como qualquer outro produto,se usado de forma indiscriminada e incorreta.

Dessarte,é indiscutível que o governo federal juntamente ao Ministério da Saúde atuem com investimentos e melhorias e hospitais públicos,unidades de pronto atendimento(UPA), etc.Em adição o uso de conteúdo digital por meio de videoconferência no acolhimento dos pacientes diminuindo assim as filas e por conseguintes a ida a esses estabelecimentos. Cabendo a ANVISA(Agência Nacional de vigilância sanitária) intensificar a fiscalização a medicamentos fitoterápicos,regulando a quantidade de venda de um dado produto por pessoa assim evitando situações indesejadas posteriormente.

*Deixem uma nota ,por favor!

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá
    1.”É inegável que automedicar-se…”, não colocaria no início do 1 parágrafo é inegável, pois é uma apresentação do tema, seria bacana ”A cultura de automedicação é…”.Deixaria o inegável em outro lugar
    2.”Investimentos na área de saúde teriam efeitos mitigativos para essa situação.”, deixaria esse trecho no último parágrafo para a solução.
    Nota:800
    Espero ter ajudado, bons estudos! ;)

    • 1
  2. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 160 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 880.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.