Na obra Utopia , do escritor inglês Thomas Mores é representada uma sociedade perfeita, onde o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Entretanto, o cenário atual brasileiro opõe-se a teoria de More, visto que a automedicação se tornou um hábito. Os principais fatores desse impasse são o autodiagnóstico e a dificuldade em conseguir atendimento médico em postos e hospitais públicos. Desse modo é preciso combater o problema.
Primordialmente é evidente que o autodiagnóstico é extremamente prejudicial e contribui essencialmente como causa da automedicação. É notório que uma parcela significativa da população que não tem condições financeiras de ir à instituições de saúde, utilizam meios de comunicação para pesquisar sobre seus sintomas e se auto definir com alguma doença que muitas vezes não possuem. O próximo passo depois da descoberta da ´´suposta´´ doença é procurar remédios para se tratar , isso faz com que muitos desses indivíduos tomem medicamentos inadequados , agravando sua situação.
Outrossim é indubitável que a falta de atendimento médico deriva da baixa atuação dos setores governamentais , no concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo Thomas Hobbes , o estado é responsável por garantir o bem estar da sociedade , entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de investimento das autoridades, falta de profissionais e estrutura para receber os pacientes, fazendo com que muitos desistam de esperar e consumam fármacos para diminuir seus sintomas. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Dessa forma é necessário que o governo direcione capital através do Tribunal de Contas da União para o Ministério da Saúde, e que o mesmo utilize essa verba para a construção de novos hospitais e para ajudar hospitais existentes a melhorar sua estrutura , contratando mais enfermeiros, médicos , radiologistas e preenchendo essas instituições com equipamento e atendimento adequado , além de realizar campanhas que demonstrem os perigos do automedicamento. Fazendo com que de médio ou longo prazo seja possível alcançar a Utopia de More.
giovanabenevides
introdução: bem contextualizada, tem uma ótima alusão, bons conectivos e pontuação e também apresenta tese, sua introdução é impecável ,voce está em um ótimo caminho, a introdução é uma das maiores dificuldades e voce está ótima. Qaundo diz que é preciso combater o problema, você não colocou de modo curto o problema da automedicação (só p/ deixar + completo)
desen. 01: muito bom, trouxe tudo que precisava e bem pontuado.
desen. 02: coeso e coerente com a introdução, desen. 01 e tema.
conclusão: procure começar de outra maneira, utilize outra palavra com um carater mais conclusivo. Poderia resumir médicos, enfermeiros e radiologistas com a palavra profissionais e utilizar o espaço para especificar mais como esse agente vai agir e como é esperado que essa ação resulte. Ao trazer novamente a Utopia, voce finalizou muito bem.
melhorar:
*conclusão
*evitar repetir muito as palavras
*tente trazer mais explicitamente o tema no desenvolvimento, ao citar as raízes do problema relacione com o mesmo
COMP. 01 : 160 (atentar pontuação e repetição)
COMP. 02: 180 (compreendeu bem, só tente trazer mais explicito p/ corretor não sentir fuga do tema)
COMP. 03: 160 (teria facilmente tirado 180 ou 200 caso trouxesse mais a relação da raíz com o problema em si mais visível)
COMP. 04:140 (faltou ligar mais as ideias dispostas com as consequencias da automedicação, seus efeitos, sua raíz)
COMP.05:180
NOTA: 820 OU 800
mechamo_italo
Boa noite lah, se aceita minha opinião… Sua redação está linda d+, serio ta muito bem estruturado, muitos conetivos, enfim…
INTRODUÇÃO
A introdução os únicos problemas que posso destacar é que tipo, blz você soube encaixa o livro utopia com o cenário da automedicação mas não acho que o livro utopia seja algo que possa realmente ser ligado a isso, ainda ficou mais compreensível porque soube encaixar. Mas cuidado que tem corretores que não dão 1000 por isso…
E repetiu o artigo ”o” 4 vezes e o artigo ”a” 3 vezes. E falta vírgulas
DESENVOLVIMENTO
2 PARÁGRAFO
Primeiramente, cuidado com aspas… Alguns corretores acham uma fragilidade ao tema.
Primordialmente(x) …… Primordialmente, (yes)
Repetiu 4 vezes ”é”
Bem você usou o raciocínio lógico beleza… É um fato, mas lembra que a redação precisa de fontes porque o corretor precisa de uma firmeza na sua argumentação, ficou muito solto esse argumento que o autodiagnóstico contribui para a automedicação porque sempre que a pessoa se ver doente a primeira coisa que ela faz antes de ir ao hospital é se dizer doente, se autodiagnosticar…
A questão de muitos não irem ao hospital por falta de condições é meio contraditório porque o SUS é público… Poderia ter expressado como uma falta de acessibilidade do Sistema Unificado de Saúde
3 PARÁGRAFO
Outrossim(X)…… Outrossim, (yes)
Repetiu 3 vezes ”a”
O 3 parágrafo é a continuação do 2, que no caso você destacou que o problema era a falta de condições que muitos possuiam, ai no 3 agora é a falta de médicos… Nesse ponto deveria apresentar as consequencias da falta de condições de muitas pessoas a irem pro hospital, que alias o problema não é nem a falta de médicos e sim de medicamentos, suporte técnico… enfim o que vemos no nosso país
Thomas Hobbe ai encaixou perfeitamente
Acho que no desenvolvimento você fugiu um pouco do tema que era automedicação e focou em outras coisas….
CONCLUSÃO
Poderia ter apresentado o inicio de uma conclusão como na maioria das redações nota 1000… Porque já foi direto apresentando os agentes
Repetiu o artigo ”e” 4 vezes
Apresentou 1 proposta de intervenção…. A maioria dos vestibulares pedem 2
No final retomou a tese fechando a redação
COMPETÊNCIA 1: 120
COMPETÊNCIA 2: 120
COMPETÊNCIA 3: 140
COMPETÊNCIA 4: 140
COMPETÊNCIA 5: 120
VanessaJuchniewski
A redação ficou muito bem desenvolvida! A tese deixa evidenciado o problema e a alusão histórica demonstra que você possui conhecimento. Os parágrafos de desenvolvimento estão bem argumentados, entretanto, parecem um pouco explicativos, você deveria deixar mais claro seu ponto de vista em relação ao assunto. A conclusão ficou bem argumentada e com propostas viáveis!