É notório que nos dias atuais, a automedicação na cultura brasileira tem se tornado mais recorrente. Surgem sugestões de amigos e familiares para usarem medicamentos e plantas medicinais que eles utilizaram e obtiveram resultado. Há pessoas que sabem que se automedicar trás riscos à saúde e outrem por falta ou omissão de informação não tem conhecimento a respeito.
Ainda convém lembrar que se automedicar trás sérios riscos à saúde, de acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxicos, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas informações de intoxicação por meio dos remédios. O individuo quando tem dor de cabeça, início de uma virose, febre, entre outros, não tem condições de pagar uma consulta com o médico para averiguar a possível causa da doença e tratá-la corretamente, então a pessoa busca por alívio imediato tomando um remédio que o próprio farmacêutico indicou.
Contudo, a falta de informação faz com que a população se automedique sem ao menos saber dos efeitos colaterais. Se a dosagem for acima ou abaixo do recomendado, poderá causar problemas, como a piora do sintoma, perca do efeito do remédio, intoxicação e em casos mais graves, leva a óbito. Informação é educação e de acordo com Immanuel Kant, “O ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele.”
Em virtude dos fatos mencionados, o governo juntamente com o Ministério da Saúde, deve proibir o uso de qualquer medicamento sem a receita médica, com leis que punam as farmácias e os farmacêuticos e fiscalizar os locais de venda. Além disso, deveria ter mais divulgações de informações nos ambientes de saúde e educação.
Noob
Olá, boa noite.
Sua redação está boa, mas na introdução acho que você podia enriquecer mais com uma citação, alusão.
Os parágrafos de desenvolvimento ficaram bons.
A conclusão só tem um detalhe quando você diz “deveria ter mais divulgações de informações nos ambientes de saúde e educação.” Essa parte você podia especificar melhor, adicionando o órgão responsável por isso.
Segue a nota:
C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 170 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
c3: 130 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
c4: 160 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
c5: 180 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
NOTA FINAL: 800
Fryda
OLÁ Ana, tudo bem ?
Achei o seu texto muito expositivo/tendendo ao senso comum. Vc poderia ter argumentado mais, ter sido mais pontual acerca dos malefícios causados pela automedicação bem como fatores que levam a sociedade a tal problemática. A pergunta que fica é: quais os perigos da automedicação ? Seria o fortalecimento de microrganismos patogênicos, tais como: vírus e bactérias ? O que esse fortalecimento dos microrganismos acarretaria na saúde do indivíduo e no Sistema ùnico de Saúde ? VC acha que o aparecimento de superbactérias ( como assim são chamadas) poderia eventualmente sobregarregar o SUS e colapsar nosso sistema de aúde assim como hoje presenciamos na pandemia da Covid-19 ? ESSA PODERIA TER SIDO UMA LINHA DE RACIOCÍNIO PARA MONTAR SUA ARGUMENTAÇÃO, NÃO ESTOU DIZENDO QUE A SUA ESTÁ ERRADA, MAS PODERIA TER TRAZIDO DE FORMA MAIS CRÍTICA ESSA SITUAÇÃO .
VAMOS ÀS COMPETÊNCIAS
C1- 160
todas AS informações* erro de concordância de gênero
indivíduo*
leva aO óbito*
Fiscalizem*
Ainda convém lembrar que se automedicar trás sérios riscos à saúde. De acordo com*, ao colocar a vírgula desse modo vc deu continuidade em um mesmo período sobre assuntos diferentes.Isso se chama Justaposição de períodos, dê uma estudada à respeito
“entre outros” não recomendo uso de temos como esse na redação, assim como o uso de reticências e “etc”. Esse é o momento de vc ser mais clara e direta posível. Não dê espaço para segundas interpretações acerca do que vc escreve.
Governo*
C2- 160
Vc faz abordagem completa do tema e também atende à tipologia do texto dissertativo- argumentativo. No entanto ao apresentar os repertórios ambos são pertinentes ao tema( mesmo que o de Kant não tenha uma ligação direta é possível torná-lo pertinente por meio da argumentação- assim como vc o fez). E é evidente que vc não fez uso produtivo deles.
O ideal é que vc cite primeiro seu repertório e fortaleça sua argumentação por meio dele, dando veracidade àquilo que vc está afirmando. Para torná-lo produtivo vc deve fazer uma “mini” retomada do seu rerpertório, voltando o nome do autor da citação, ou o que a personagem em um filme passou, ou ainda retomando a ideia central daquele repertório.
C3- 120
“É notório que nos dias atuais, a automedicação na cultura brasileira tem se tornado mais recorrente”, qual dado ou qual fonte comprova essa sua arfimação ?
“não tem condições de pagar uma consulta com o médico para averiguar a possível causa da doença e tratá-la corretamente, então a pessoa busca por alívio imediato tomando um remédio que o próprio farmacêutico indicou.” Muito expositivo, qual seu posicionamento acerca disso, vc acha isso certo ? não acha que a desigualdade socioeconômica é um entrave para a resolução da problemática ? Não acha que o ideial seria que os postos de saúde atendessem esses indivíduos ? O que vc acha do fato de as pessoas buscarem assintência nas farmácias, não acha que poderia ser uma consciência coletiva, de que doenças ditas “não graves” dispensam a ida aos médicos.
Não fez sentido vc falar de educação e não incrementar esse eixo na sua argumentação. “Informação é educação” o que essa expreessão revela sobre o assunto ? Em que a educação pode ajudar, será que vai mesmo fazer diferença? E que tipo de educação seria essa ? sobre o que ?
VC TRAZ INDÍCIOS DE UMA ARGUMENTAÇÃO. NO ENTANDO ELA FICA PERDIDA EM MEIO AS DESCRIÇÕES. VC TBM TROUXE POUQUÍSSIMOS ELEMENTOS DE MARCA DE AUTORIA BEM COMO CONFUSÃO DE INFORMAÇÕES. ATENTE-SE À ISSO.
C4- 100
Contudo. Uso incorreto de conectivo, o ideal seria vc utilizar um conectivo de adição/soma, uma vez que vc está acrescentando sua segunda tese.
Precariedade de conectivos ao longo de todo o texto, recomendo o uso de um conectivo conclusivo no último parágrafo. Além de que o uso de operadores argumentativos entre os períodos e entre os parágrafos é crucial para um(a) bom desenrolar/ fluidez da sua argumentação, o que não é perceptível no seu texto.
USE E ABUSE DE CONECTIVOS ELES SÃO ESSENCIAIS, TANTO É QUE UMA COMPETÊNCIA SE DESTINA JUSTAMENTE A ELES.
C5- 120
A sua proposta está faltando a finalidade e o detalhamento.
É importante que vc resolva todas as duas teses.Sua conclusão ficou bem curta. Tente reescrevê-la novamente. Completando sua primeira e segunda proposta. Vai dá certo é só ser direta que cabe tudo.
Espero que te ajude ;)
Bjos!!
Jaki-Tartsualle
Competência 1: 160.
Teu texto apresenta bom domínio da modalidade formal da Língua Portuguesa, com poucos desvios gramaticais.
Competência 2: 120.
O texto desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta domínio de proposição e argumentação mediano, com falta de repertório sociocultural.
Competência 3: 160.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema e de forma organizada.
Competência 4: 80.
Presença precária de elementos coesivos.
Competência 5: 120.
Proposta de intervenção mediana, com falta de elementos e melhor especificação.
NOTA: 640.
PedroScalone
Vc escreve muito bem, mas tenho algumas sugestões que melhorariam seu texto.
A introdução ficou boa, mas seria bem interessante colocar um contexto no começo ( livro, série, filme, acontecimento histórico).
Ao meu ver o desenvolvimento ficou bem completo, apresentou um bom repertório sociocultural, o que é ótimo!
A conclusão, acho que a parte “deveria ter mais divulgações de informações nos ambientes de saúde e educação” ficou meio mal especificado, para ficar mais completo, cite por exemplo, ” O governo federal juntamente ao Ministério da Educação deveria ter mais divulgações…..”