Os perigos da automedicação

  • 1

OBS: CORRIJA ISSO AQUI, SEU DEDO NÃO VAI CAIR!!!!!!!

Segundo o filósofo francês Jean Paul Sartre, “O homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz”. Sendo assim, é responsabilidade dos indivíduos arcar com os riscos da automedicação, problemática que assola a sociedade brasileira contemporânea. Ademais, é de extrema importância a reversibilidade da ingestão de medicamentos por conta própria, que possui como consequências o mascaramento de doenças mais graves e a dependência química, quadro clínico em que o cidadão não consegue mais viver sem determinada medicação.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, o consumo de remédios sem acompanhamento médico pode resultar na ocultação de sintomas de doenças de maior gravidade. A grande facilidade no acesso a medicamentos no Brasil, implica na elevação do consumo de antibióticos e analgésicos por conta própria. Sendo assim, se torna fácil camuflar os sintomas de doenças com grandes riscos à saúde, já que ao ingerir uma medicação para dores de barriga o indivíduo pode estar encobrindo algo mais grave, como por exemplo, uma apendicite que, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode acarretar o agravamento no quadro clínico do paciente.

Ademais, é fato que, o uso desenfreado de medicamentos sem supervisão adequada pode ocasionar no extremo vício. O remédio quando ingerido com grande frequência, mesmo que em quantidades pequenas, sofre uma diminuição progressiva no seu efeito. Sendo assim, o indivíduo necessita consumir esta medicação em maior quantidade, acarretando na grande dependência. Além disso, o cantor americano “Michael Jackson”, morreu vítima de um ataque cardíaco provocado por uma overdose de medicamentos que o ajudavam a dormir. Assim, é fato que a grande dependência pode resultar na morte de indivíduos.

Portanto, com o intuito de combater os grandes males decorridos da automedicação, é necessário que o Ministério da Saúde juntamente com o Concelho Federal de Medicina e de Farmácia, organizem campanhas informativas e de alerta, veiculadas a mídia televisiva, radiofônica, social e impressa, que tragam relatos e depoimentos de formadores de opinião, como por exemplo, o Dr. Drauzio Varella que, a partir de uma linguagem compreensível, aborde a gravidade de se tomar remédios por conta própria.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Vitor, vou corrigir sua redação por parágrafos:
    1. Na introdução: considero um pouco contrastante dizer que a problemática é responsabilidade do indivíduo e colocar o governo como mediador de uma possível solução. Portanto, vou reescreve-la de uma maneira mais clara, só como um exemplo: “[…] Sendo assim, os indivíduos são os responsáveis pelo consumo exacerbado desses produtos químicos, cabendo ao estado, como único mediador, solucionar a problemática da automedicação no Brasil.”
    2. Seus parágrafos de desenvolvimento foram bem elaborados, exceto quando você utiliza nesse trecho, “[…] Além disso, o cantor americano “Michael Jackson” […]”, o conectivo ‘além disso’ e aspas. O parágrafo perde todo o contexto e as aspas são indevidamente utilizadas. Sugiro você utilizar ‘por exemplo’. Assim: “O cantor americano Michael Jackson, por exemplo, […]”
    3. Sua proposta está bastante vaga diante das problemáticas citadas ao longo do texto. Você deveria ter citado, por exemplo, medidas de fiscalização como uma possível proposta de intervenção. Ademais, concluiria com uma frase de retomada ou de finalização.
    Avaliaria sua redação com: 800.
    C1: 180
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 120
    OBS: Pesada essa sua ameaça, rs.

    • 2
  2. Olá, gostei da citação e do exemplo do cantor, muito bom o uso se conectivos, achei interessante os agentes na conclusão. Acho que é também é interessante falar que é um perigo as farmácias venderem os antibióticos sem receitas médica e que o uso sem orientação pode ocasionar no surgimento de super bactérias, por exemplo, não teve o uso no período necessário de uso do medicamento(Claro, não houve a orientação de um profissional) e as bactérias que continuaram vivas irão se fortalecer aquele medicamento, isso é muito complicado. Parabéns.

    • 2
  3. Olá, o seu exemplo de texto ficou ótimo parabéns, adorei as pontuações, bom algumas ficaram erradas mas foi por que seu texto era grande, então deve ter dado trabalho, mas seu esforço foi ótimo, se você fosse da minha sala o professor lhe daria um 10.
    Adorei você ter colocado o cantor deu tipo um contra tempo bem divertido achei ótimo e muito, muito bom.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.