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Os obstáculos para doação de órgãos no Brasil

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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos os indivíduos á saúde e as informações do meio sendo a relação com doação de órgãos e ao bem- estar social. Conquanto, a desinformação do processo e a omissão de dados por meio do Estado, impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito Universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na desinformação para com a doação de órgãos. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de órgãos, no ano de 2016 constava cerca de 34.292 pessoas que dependiam da doação de órgãos, e no fim de junho de 2017, havia 32.956, sendo uma queda de 1.636 pessoas, porém sendo uma taxa ainda extremamente relevante. Diante do exposto, a diminuição do índice é visivelmente notória, entretanto ainda insatisfatória, sendo fulcral destacar a ausência de informações por meio de sistemas públicos, causam danos para a realização do processo, tendo de haver a criação de ações.

Faz-se mister ainda salientar, que a omissão de dados, informações e fatos de extrema importância agem como impulsionador do desencorajamento por parte da família para doação, desencadeando a falta de transplantes de órgãos vitais, como o Rim, sendo o órgão mais transplantado no mundo, segundo a OMS, e sendo o de maior necessidade, mesmo podendo ser doado em vida, ou em casos de mortes encefálica, sendo a perda das funções cerebrais, tendo maior possibilidade do processo entretanto com a ausência de informações expostas acima, a demanda de atendimento é altamente reduzida.

Infere-se portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação para a construção de um mundo melhor. Dessa forma urge, que o Tribunal de Contas da União direcione capital por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e do Ministério da Saúde, será revertido em campanhas e ações governamentais, através de veículos de comunicação e mídias sociais e oficinas educacionais, sendo amplamente estabelecidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em postos de saúde e hospitais, e gerar informação por meio de Instituições de ensino como escolas, faculdades e visando a estruturação de conhecimento por meio da nova geração e consequentemente á da existente. Dessa forma, o Brasil poderia superar os obstáculos para doação de órgãos.

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3 Correções

  1. Competência – Nota – Observações (respectivamente abaixo).
    1. (120) – Você utilizou bastante as vírgulas e isso não é errando. Entretanto, tato na conclusão como no segundo argumento você deveria ter utilizado os pontos finais, isso ajudaria a separar as ideias e o leitor não se perderia ao ler sua redação.
    2. (200) – Você demonstra alto conhecimento sobre o tema, além disso, não foge em nenhum momento do que lhe é proposto.
    3. (160) – Seus argumentos são muito bons e informativos, porém no seu segundo parágrafo argumentativo você deveria ter exposto uma ideia diferente da primeira argumentação. Além disso, senti falta de uma citação para fortalecer seu posicionamento sobre o segundo parágrafo argumentativo.
    4. (160) – É notório seu vocabulário personalizado, inclusive evitado ECO (repetição da mesma palavra), mas você teve oportunidades de demonstrar melhor isso na sua redação. O uso de mais conectivos em conjunto com pontos finais com certeza lhe garantiriam 200 pontos nessa competência.
    5. (160) – Sua proposta de intervenção é muito clara e detalhada, mas você poderia tê-la organizado melhor no sentido de não juntar várias ideias em um único período.
    Total: 800 Espero ter ajudado!

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  2. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 120;
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200;
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 160;
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 160
    5. Proposta de intervenção = 200.
    Total = 840

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  3. ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
    Gostei bastante da sua redação! Só tenha cuidado na hora de organizar sua redação (principalmente na hora da conclusão) para que não confunda o leitor) . Além disso,não confunda o uso de vírgulas com o de ponto final!
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