Iniciante

OS OBSTÁCULOS DA DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL

  • 1

A doação de sangue encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa constatação pode ser comprovada por meio de dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os quais demonstram que o número de doadores correspondem a apenas 1,9% da população. Nesse contexto, o individualismo e a falta de conhecimento caracterizam-se como fortes obstáculos para a resolução do problema.

Sob esse viés, pensar em si próprio, aponta-se como um empecilho à consolidação de uma solução. Na obra “Modernidade Líquida”, de Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, uma vez que algumas pessoas acham que nunca irão precisar receber uma doação de sangue.

Ademais, outra dificuldade enfrentada é a questão do frágil conhecimento. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento do mundo. Desse modo, se as pessoas não têm conhecimento sobre a importância da doação, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.

Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas afim de solucionar tais entraves. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde deve desenvolver palestras em parcerias com empresas público-privadas e medicos locais, por meio de encontros anuais em cada empresa, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a doação de sangue.

Compartilhar

2 Correções

  1. A proposta do tema foi interessante, porém pouco desenvolvida. Além do texto ter ficado muito curto a tese, e por consequência, a argumentação, ficaram um tanto vagas. As citações foram bem colocadas, porém como eu disse anteriormente, não foram desenvolvidas. Na conclusão, faltou o detalhamento. Fora isso, cuidado com a gramática. Ela pode te tirar 80 pontos fácil.

    • 1
  2. Ola ;)

    Bom tema.

    O texto ficou um tanto quanto vago. Em parte por ser muito curto e em parte por não ter desenvolvido a argumentação em cima dos pontos propostos como causas da problemática.

    Esse primeiro dado apresentado na introdução cairia melhor no primeiro desenvolvimento. Poderia introduzir com algo mais expositivo.

    Elucidar as campanhas constantes de doação de sangue na mídia e por que não tem dado certo ( ou se já é um começo e falta mais ).

    No mais é cuidado com o português.

    C1 : 140
    C2 : 160
    C3 : 100
    C4 : 120
    C5 : 160

    NOTA : 680

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.