Os moradores de rua e a política higienista no Brasil

  • 3

No ano de 2016, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro foi denunciada por praticar uma política higienista que envolveu a expulsão, de forma agressiva, de diversos moradores de rua. Ações desse tipo têm se mostrado uma realidade frequente no Brasil, devido à insuficiência de políticas públicas para ressocializar esta população, além do preconceito por parte da sociedade.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o elevado número de pessoas morando nas ruas, trata-se de um problema de saúde pública, visto que as condições de vida precárias a que estes cidadãos estão sujeitos, deixa-os expostos a doenças diversas. O risco de contaminação pode agregar preconceitos por uma parcela da população, que para de enxergar esses indivíduos como pessoas.

Em seguindo ponto, o ato de expulsar moradores, de forma truculenta, das ruas, é definitivamente inconstitucional, visto que a Constituição Federal de 1988 prevê que “A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Por esta causa, as prefeituras devem adotar métodos que respeitem os Direitos Humanos, ao passo que resolvam a problemática em questão.

Dado o exposto, para modificar a realidade dos moradores de rua no Brasil, o Ministério da Cidadania, juntamente às Secretarias de Desenvolvimento Social dos municípios, deve executar programas de ressocialização de pessoas em situação de rua, provendo-os abrigo e alimentos, além de cursos profissionalizantes e programas de reinserção no mercado de trabalho.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Gostei bastante de sua redação. Coerente com os fatos, faz as citações corretas, uma boa ortografia, boa intercalação dos parágrafos. Em relação ao desenvolvimento, está bem desenvolvido, se atente as informações sempre. Em relação a conclusão, preste atenção aos termos que devem ser seguidos :ação, agente, modo /meio, efeito e detalhamento. Desta forma, fará uma boa conclusão. Parabéns, continue treinando.

    • 3
  2. Sua dissertação está muito bem elaborada. Porém no desenvolvimento você poderia ter abrangido mais o tema. Sua introdução está muito boa e o conclusão poderia ter trazido propostas alternativas para o problema, como além da intervenção do Estado a conscientização das comunidades.
    Continue assim e você certamente tirará 1000 na redação.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.