No filme “Legalmente Loira 2” acompanha-se Elle Woods, uma advogada que luta pelo direito dos animais e contra a utilização destes em testes de produtos para beleza. Embora apresente um claro teor cômico, a produção cinematográfica aborda temas importantes como a exploração dos bichos, silvestres ou não, e a banalização atribuída a esse tipo de comportamento. Fora da ficção, a violência contra os representantes do reino Animalia é um grave problema presente em diversas esferas da sociedade. Isso ocorre devido a objetificação dos bichos em caráter doméstico, além da utilização destes em testes de cosméticos, corroborando para propagação de um comportamento de leviandade ante a exploração destes seres. Assim, fica claro a necessidade de analisar-se os quadros que reforçam os maus-tratos aos animais, a fim de diminuir tal prática.
Primeiramente, vale-se ressaltar o valor desses bichos para a sociedade, e o comportamento dos seres humanos com base nisso. No Egito Antigo, os animais eram vistos como representantes de deuses na Terra, sendo adorados e glorificados, contudo, na pós-modernidade tais seres perderam seu simbolismo, sendo tratados como objetos. Outrossim, os animais transformam-se em produtos de consumo, perdendo suas identidades como organismos vivos e merecedores de direitos, convertendo-se em bens para satisfação dos indivíduos. Assim, os donos maltratam e abandonam os bichos de estimação, vendo-os como objetos de utilidade momentânea.
Em segundo plano, destaca-se a utilização de animais em testes e experiências para produção de cosméticos. Tal qual apresentado no filme “Legalmente Loira 2”, na pós-modernidade indústrias de cosméticos utilizam bichos para aplicação de testes de qualidade. Embora este fato seja amplamente discutido na sociedade, observa-se a comercialização contínua de marcas que utilizam tal método de verificação. Consoante a isso, o sociólogo Karl Marx propôs o termo “fetichismo da mercadoria”, que define a valorização do item acima do processo de fabricação. Dessa forma, pode-se afirmar que quando o comprador adquire o produto final ele ignora as relações metafísicas de produção, neste caso a exploração de animais, em detrimento do valor individual daquela mercadoria.
Portanto, infere-se que os maus-tratos aos representantes do reino Animalia compreendem-se como graves problemáticas na sociedade brasileira, sendo necessário medidas para erradicar tal questão. Logo, cabe ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços proibir a produção e comercialização de qualquer cosmético testado em animais em território brasileiro, a fim de evitar tal tipo de exploração. Além disso, cabe às instituições formadoras de opinião – escola, mídia e família – impulsionaram a formação de um comportamento de desobjetificação dos bichos, isso ocorreria por meio do incentivo a denúncia caso ocorra qualquer episódio de violência ligado a esses seres, além da exposição destes tais como são: organismos vivos merecedores de direitos. Assim, ocorrerá a diminuição exponencial dos casos de violência contra animais em todo o Brasil.
(Se possível corrigir com base nas competências do Enem)
Estercar
Boa tarde, gostei muito da sua redação e não acho que tenha muito o que corrigir, mas vamos lá:
A sua introdução ficou muito boa, com uma contextualização bem abordada e explicada, apenas notei o uso indevido do gerúndio (verbos terminados em -ndo), você pode substituir por “… o que corrobora para a propagação…”.
Seu parágrafos argumentativos não possuem nenhum erro, apenas tente não voltar ao repertório que você usou na introdução (já me disseram que isso afeta a nota nas competências).
A sua conclusão está completa e bem resolvida.
Portanto: C1: 160 (contém alguns erros gramaticais bobos que podem ser evitados com a revisão)
C2: 200
C3: 200
C4; 200
C5: 200
Total: 960
Teteull
Olá.
Gostei bastante da sua redação e como você trouxe o topico a tona. Além de usar muito bem suas referencias e seu repertorio, contudo tenho alguns pontos a levantar.
Sua redação possui alguns errinhos básicos como, por exemplo, virgulas que é uma coisinha bem chata msm. Ademais você poderia trocar a palavra “bichos” por “animais” e ” Primeiramente” por ” Em primeira análise “, acredito que assim ficaria melhor.
E bem, eu não sou muito bom com notas, portanto não leve a minha nota a sério.
Acredito que sua redação está entre 700~850. Continue assim e você vai longe.
Vitória5679
Oii, tudo bom?
Eu sou aluna,então não sei fazer uma correção com pontuação, porém deixarei minha opnião, gostei bastante de sua redação, apresenta ótimos argumentos, bom repertório e não foge do tema e o leitor consegue entender a linguagem. Apenas está desorganizado, parabéns e continue treinando.
XayVictoria
Oiii Fernanda, adorei sua redação e referência.
C1: 160 ( ausência de vírgula entre conectivos embora, e uso repetitivo em um parágrafo algumas palavras destes e claro no 1 paragrafo )
C2: 200 ( bom repertórios e conectados com o tema )
C3: 200 ( boa argumentação)
C4: 200
C5: 140 ( faltou meio do agente 1 e o objetivo de cada ação)
Total: 900