Os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio​

  • 0

De acordo com a filósofa Hannah Arendt, “a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. No entanto, verifica-se um impasse no que concerne o direito à liberdade de expressão, uma vez que indivíduos extrapolam em suas “opiniões” e acabam realizando discurso de ódio. Sob tal ótica, isto ocorre não só em razão da utilização de mecanismos virtuais para a disseminação de comentários odiosos, mas também pelo discurso transfóbico que tenta frear os direitos da parcela transexual. Dessa maneira, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido, para o pleno desempenho expressivo da nação.

Primeiramente, é preciso salientar que a manifestação transfóbica é uma causa latente da problemática. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, todo indivíduo tem o direito ao respeito, assim como o absoluto acesso aos bens da nação. Porém, é evidente o rompimento desta primícia quanto a comunidade de travestis e transexuais, visto que esta estilha não recebe um tratamento social adequado, além de que é constantemente privada de adentrar em locais públicos. E este cenário está fortemente atrelado ao fato de que brasileiros, em sua maioria, são extremante preconceituosos em relação à identidade de gênero, pois existe, ainda no século XXI, o pensamento antiquado de que pessoas devem se identificar somente ao sexo biológico com o qual nasceu, perpetuando, assim, uma realidade de exclusão social.

Em segunda análise, outra causa para a configuração da problemática é a propagação de opinião de cunho repulsivo em plataformas digitais. Nessa perspectiva, a internet sendo um meio comunicativo amplo e cheio de pessoas querendo expressar sua crítica sobre um determinado assunto, sempre ocorre a situação em que um usuário ultrapassa o limite da opinião e comete uma declaração de ódio. Sob essa lógica, a comunidade gorda é uma das que mais sofrem represálias e ataques virtuais; por não seguir o padrão corporal estabelecido pela sociedade. Como exemplo disso, tem-se o caso da professora Thaís Oliveira, em que ao publicar uma foto sua de biquíni em sua rede, um homem compartilhou, dizendo que “tem que zoar essas gordinhas mesmo.”

Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, o Ministério da Justiça, em parceria com o Estado, deve proporcionar uma lei mais eficiente para ações de insulto e caráter miserável no quadro virtual, por meio de um projeto de lei à ser entregue à Câmara dos Deputados. Nele deve constar que, a penalidade do indivíduo será sentenciada pelo Poder Judiciário; podendo variar de 2 a 5 anos ou indenização à vítima. Assim, certamente, o pensamento de Hannah será plenamente efetivado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá matteus
    – em primeiro lugar, parabéns pelo texto, sua argumentação é muito bem elaborada!!
    – porém, tem muitas coisas que você precisa tomar mais cuidado, vou corrigir cada parágrafo, beleza?

    INTRODUÇÃO
    – ótima introdução, mas ficou muito longa. Isso pode prejudicar os outros parágrafos – como foi o caso da sua conclusão, a qual ficou muito vaga por falta de espaço. Lembre-se que tem um limite de linhas, a introdução deve ter no máximo até 6/7 linhas para uma boa estrutura textual, certo?

    – além disso, o tema é: “Os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio​” – você citou um problema específico: discurso transfóbico que tenta frear os direitos da parcela transexual.
    – o tema proposto não é acerca do ódio por transexuais, você deve escrever de um modo geral (a não ser que seja um tema específico), até porque isso afeta todas as pessoas, desde famosos, etc.

    DESENVOLVIMENTO 1
    – excelente argumentação!
    – evite começar com “primeiramente” isso dá a entender que terá “segundamente” “terceiramente” e isso não existe!

    – outro ponto, na sua tese o seu primeiro problema é “utilização de mecanismos virtuais”, por conseguinte “o discurso transfóbico que tenta frear…”
    – Percebe-se que você iniciou o seu desenvolvimento 1 com o problema que seria abordado no desenvolvimento 2? Cuidado! Você deve seguir a ordem da sua tese, caso o contrário isso prejudica a sua estratégia estrutural.

    DESENVOLVIMENTO 2
    “Em segunda análise, outra causa”
    – ou você utiliza em segunda análise ou outra causa, não há necessidade de usar dois conectivos.
    – “comunidade gorda” “sempre” excesso de gerúndio: sendo, querendo… evite utilizar esses termos, isso deixa seu texto de maneira oral.
    – além disso, seu repertório ficou solto no parágrafo, não está contextualizado.

    CONCLUSÃO
    – “o Ministério da Justiça deve proporcionar uma lei mais eficiente para ações de insulto e caráter miserável no quadro virtual”. Como seria essa lei na prática? Qual intuito? Suas soluções não ficaram claras!

    Nota: 640

    • 0
  2. COMENTÁRIO GERAL:

    Texto razoável, que não merece nota maior por ser inconsistente e em parte fugir ao tema. O problema da discriminação contra transexuais é um dos muitos e está longe de ter relação direta com opinião exacerbada, ( política, ideológica ). Se enquadra apenas como discurso de ódio.

    Em parte fuga do tema, em parte a argumentação está vaga e mais parece opinião.

    Conclusão Razoável.

    C1 : 160
    C2 : 80
    C3 : 120
    C4 : 120
    C5 : 140

    NOTA : 620

    • 0
  3. Introdução- Diminua sua introdução, muita informação desnecessária que cabe mais ao desenvolvimento. Diminuindo-a vc pode aumentar sua conclusão. Introdução é o básico, vc tem que desenvolver no desenvolvimento. Apresenta tese mas n tem encaminhamento argumentativo.

    D1- Muito bom

    D2- O assunto do D2 foi muito abrangente, seria melhor restringi-lo. Não falou a consequência do problema. OBs: dps vc restringiu o assunto para o exemplo da comunidade gorda acredito ser melhor a restrição desde o início.

    Conclusão: Medidas devem ser tomadas para o que? Conclusão muito fraca não apresenta muitos elementos que uma proposta de intervenção deve ter. A proposta apresentada está ruim. Estude mais a estrutura de uma conclusão.

    Texto bom em geral, gostei bastante do uso de conectivos. A nota seria uns 780 eu acho.

    • 0
  4. Introdução- Diminua sua introdução, muita informação desnecessária que cabe mais ao desenvolvimento. Diminuindo-a vc pode aumentar sua conclusão. Introdução é o básico, vc tem que desenvolver no desenvolvimento. Apresenta tese mas n tem encaminhamento argumentativo.

    D1- Muito bom

    D2- O assunto do D2 foi muito abrangente, seria melhor restringi-lo. Não falou a consequência do problema. OBs: dps vc restringiu o assunto para o exemplo da comunidade gorda acredito ser melhor a restrição desde o início.

    Conclusão: Medidas devem ser tomadas para o que? Conclusão muito fraca não apresenta muitos elementos que uma proposta de intervenção deve ter. A proposta apresentada está ruim. Estude mais a estrutura de uma conclusão.

    Texto bom em geral, gostei bastante do uso de conectivos. A nota seria uns 780 eu acho.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.