Os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio

  • 2

No filme “Meninas malvadas”, Regina George e suas amigas têm um livro onde escrevem suas opiniões sobre as estudantes do colégio que frequentam. Quando o conteúdo escrito torna-se público, são geradas várias brigas e discussões entre as alunas, já que os comentários sobre elas eram ofensivos. De forma similar, na realidade brasileira, os limites da liberdade de expressão são ultrapassados frequentemente. Nesse sentido, não só devido à falta de respeito ao próximo mas também em razão do preconceito, surge um problema complexo que precisa ser combatido.

Antes de tudo, como a sociedade é constituída por indivíduos que diferem em diversos aspectos, o convívio pacífico só é possível quando todos têm suas ideologias respeitadas. Sob tal perspectiva, de acordo com o Ceticismo- corrente filosófica helenística-, para atingir a ataraxia (bem-estar) o cidadão deve respeitar as ideias que se opõem, aceitando-as como válidas. No entanto, isso não é seguido pelos brasileiros, uma vez que são comuns os comentários de ódio, principalmente nas redes sociais, motivados pelo choque entre opiniões diferentes. Com base nisso, é evidente que a liberdade de expressão não dá ao indivíduo o direito de ofender o que não gosta ou não compreende, pois quando isso ocorre, sua atitude transforma-se em um discurso de ódio.

Ademais, muitas vezes, o direito de se expressar é usado como amparo por aqueles que têm preconceitos. Nesse contexto, como disse o cantor Bob Marley: “Enquanto o pensamento que prega a existência de uma raça superior e outra inferior não for desacreditado e abandonado de uma vez por todas, haverá guerra”. Dessa forma, como tais pensamentos ainda são difundidos na sociedade, por exemplo, mediante declarações contra minorias, a violência contra tais populações é incentivada. Logo, fica claro que a liberdade de expressão precisa ser usada de forma a transformar positivamente a sociedade e não para disseminar pensamentos discriminatórios.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar o problema. A fim de deixar claro o limite entre direito de expressão e discurso de ódio, urge que o Ministério da Educação promova a discussão dessa questão dentro das escolas. Essa ação deve ser feita por meio da instrução de professores de sociologia para inserir o tema nas aulas e orientar os alunos sobre os impactos de suas atitudes. Só assim, ao contrário do que ocorre em “Meninas malvadas”, opiniões não serão motivos de conflitos.

Compartilhar

6 Correções

  1. Ótimos argumentos, estrutura perfeita!
    Não notei erros gramaticais, porém achei sua conclusão um pouco rasa, não creio que somente a conscientização feita pelos professores seria suficiente para solucionar a problemática (opinião minha tá), fora isso, PERFEIÇÃO TOTAL!!!!!!!!

    e usar meninas malvadas como exemplo foi FODA!!!

    • 1
  2. Oii, tudo bem ??

    Achei sua redação ótima, extremamente organizada e dentro de quase todos os critérios para nota máxima.
    Como inicio e finalizou o texto fazendo referencia ao filme foi excelente.
    além das outras citações que você utilizou.

    Acho que suas tese foram boas, talvez você devesse ter falados mais sobre as consequências desse problema, como a ansiedade dos jovens, o bullying entre outros.

    sua conclusão apesar de ter só uma proposta de intervenção ficou ótima.

    parabéns e boa sortee

    • 1
  3. Olá, Abigail! Gostaria de te deixar aq algumas OBS’s no q vc pode melhorar.
    – Primeiramente, atente-se mais no uso de conectivos. Presenciei uma falta em “Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar o problema. A fim de…”. Entre o “ponto” e “A fim de”, deveria ter um conectivo, como, por ex., “Para isso”.
    – Ademais, a sua redação, sendo para o Enem, deve atender ao total de linhas limites, sendo q seu texto me parece bem extenso ( a não ser q vc se garanta a fazer as letras bem pequenas rsr).
    Contudo, gostei MUITO do seu texto!
    Apresenta ótima contextualização, relacionou bem com a tese, assim como falou nos desenvolvimentos sobre os aspectos levantados. Presenciei um bom repertório ( como a referência ao Ceticismo e a citação de Bob Marley). Esclareceu bem a proposta e, assim, concluiu bem o texto. Vc está próxima da nota máxima.
    Logo, busque corrigir alguns erros ainda existentes e treine bastante q vc assim vc alcançará seus objetivos.

    • 1
  4. Muito boa sua redação, a forma como usou um filme comum entre os jovens está correta. No primeiro desenvolvimento eu usaria outra palavra em “antes de tudo”, se eu fosse você, apostaria em mais de uma proposta de intervenção. Como a promoção de palestras educativas por conta das prefeituras municipais, a participação efetiva dos pais na vida social dos jovens….

    • 1
  5. Oii ,
    Achei o tema bem interessante e atual onde a internet nos da oportunidades de opinat ou disseminar odio.
    Achei muito bons seus argumentos e suas referências , vc soube colocar e destrinchar o problema de acordo com seu ponto de vista a ser defendido.
    Sua conclusão foi bem clara mas acho que faltou mais alguma coisa pra ficar mais completa em relação a ter mais de uma opcão de intervenção.
    Ademais eu amei

    • 1
  6. sua redação esta muito muito bom, você tem bons argumentos e repertorio produtivo, sua ideias estão bem organizadas e esta seguindo a estrutura direitinho.

    não notei qualquer erro gramatical ou de concordânica

    parabens, provavelmente tiraria uam nota otima

    continue treinando para se aperfeiçoar mais e mais

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.