Os limites entre estética e saúde

  • 1

O filme “O Mínimo Para Viver” aborda, como tema central, a jornada de uma jovem anoréxica dentro de uma casa com outras pessoas portadoras de distúrbios alimentares, que são, em sua grande maioria, despertados a fim de alcançar os ideais de beleza impostos pela sociedade. Dessa forma, jovens procuram cumprir com os ideais citados anteriormente e acabam cruzando os limites entre o saudável e a estética. Assim, percebe-se que, visando adequar-se ao padrão de beleza, as pessoas podem desenvolver distúrbios como anorexia ou bulimia, ao procurar por “mágicas” e métodos criados anteriormente com fins à saúde, procurando a felicidade como consequência, mas ela não está: nem em grandes músculos, nem na magreza.   

Primeiramente, entende-se que não somente os jovens, mas principalmente eles, tendem a buscar por formas de driblar o esforço físico necessário, a fim de alcançar com maior rapidez o corpo desejado, logo, não há forma de abordar a relação entre a saúde e a estética, sem tratar-se da falta de vontade dos indivíduos em esforçar-se visando seus objetivos. Por consequente, cirurgias que deveriam ser usadas com fins relacionados a saúde são cada vez mais normalizadas na sociedade brasileira, como também, drogas são injetadas ou ingeridas como se fossem água, externamente, tudo parece belo, e os resultados são alcançados com facilidade, mas internamente, essas substâncias podem causar graves riscos, inclusive a morte, aos seus usuários

Ademais, vê-se que a felicidade não está nos corpos sarados e sem gorduras, muito menos na obesidade mórbida e seus riscos causados aos cidadãos, a felicidade concentra-se no equilíbrio entre os extremos, este por sua vez, deve ser o ideal de beleza e saúde. Afinal, segundo o filósofo Aristóteles, a felicidade não está: nem no extremo excesso, e muito menos na extrema carência, ela encontra-se no meio termo entre eles.

Logo, é dever do estado e da sociedade romperem com o errôneo ideal de beleza. Portanto, o Congresso Federal brasileiro deve, por meio de um projeto de lei, dificultar o acesso aos medicamentos usados com finalidade estética, bem como, o Ministério da Saúde deve elaborar campanhas a fim de conscientizar a população sobre o risco de medicamentos e cirurgias desnecessárias. Assim sendo, haveria a necessidade de uma receita médica para ter acesso a drogas de cunho estético, como anabolizantes, e finalmente, a sociedade brasileira tornar-se-ia mais harmônica a partir do momento em que os interesses individuais de cumprir a padrões de beleza não estiverem acima da saúde de seus componentes.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, eu não sou um corretor, e não tenho muitas habilidades em redação, porém irei dar o meu melhor e compartilharei contigo minha opinião acerca do seu texto. Começarei falando do que eu achei errado em cada parágrafo em específico, e no fim darei minhas considerações finais e a note.
    Ps: Considerarei a correção estilo ENEM

    1°Parágrafo:
    Seria melhor haver uma vírgula após ‘anteriormente’ em ” cumprir com os ideais citados anteriormente e acabam”.
    Acredito que seria legal você usar um sinônimo de ‘anteriormente’ em “e métodos criados anteriormente com fins”, só para demonstrar aquele domínio maravilhoso da língua.

    2°Parágrafo:
    Em “…corpo desejado, logo, não há forma de abordar”, seria melhor você usar como pontuação após ‘desejado’ o ponto final, seria perfeito caso o fosse. As vezes o excesso de vírgulas é prejudicial.
    Eu acredito que você poderia apresentar algum exemplo de caso assim, ou um dado com fonte, ou um caso de filme, livro, enfim, para dar um repertório nesse desenvolvimento.

    3°Parágrafo
    “…seus riscos causados aos cidadãos, a felicidade…”, após ‘cidadãos’ você deveria usar o ponto final, pelo mesmo motivo que disse anteriormente.

    4°Parágrafo
    “… como anabolizantes, e finalmente, a sociedade …”, após o ‘e’ deveria ter uma vírgula, ficando: “… como anabolizantes, e, finalmente, a sociedade…”
    “…individuais de cumprir a padrões…” erro de concordância em ‘a padrões’, onde o correto seria “os padrões”.

    Você tem um talento inexorável para a escrita, de verdade. Eu definiria o seu texto em uma palavra cara: doce. De verdade, muito bom, e eu busco ser o mais chato na correção porque você vai sei lá, 10 vezes mais preparado como estudante para lá; e eu também sei que as vezes algum erro que eu disse foi porquê ao digitar, você passou errado enfim, mas lá não teria essa colher de chá então, é isso!

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    Nota : 880 (eu chutaria que lá no ENEM tu conseguiria pelo menos uns 960)

    Bons estudos!

    • 0
  2. Adorei seu texto, mas vamos as seguintes observações para a melhoria:
    – Atente-se na quantidade de linhas, lembre-se que o limite permitido é apenas 30 linhas.
    – No desenvolvimento 1, a forma com que foi passado de um assunto para o outro deixou ele meio sem ligação no texto.
    – As drogas faltou detalhamento de quais, e para que finalidade de seu uso.
    – Na sua conclusão faltou o reconhecimento das problemáticas antes das soluções.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.