Os limites entre a estética e a saúde

  • 0

No filme Shrek 2, o ogro busca a aprovação social através de uma poção mágica que modifica a sua aparência. Assim, de modo análogo, muitas pessoas apelam para procedimentos estéticos ou dietas ilusórias com o intuito de adequar-se ao padrão de beleza imposto pela mídia. Desta forma, é comum que os limites entre a estética e a saúde sejam ultrapassados, vide a recorrência a cirurgias desnecessárias e o surgimento de transtornos alimentares.

Neste sentido, torna-se imprescindível destacar a influência midiática como um elemento propulsor para a imposição de um ideal estético, o que promove a insatisfação dos jovens com sua imagem e, por conseguinte, favorece desde a adesão a dietas rigorosas até o surgimento de transtornos alimentares.

Além disso, faz-se cada vez mais notória a intervenção cirúrgica nos procedimentos estéticos. Contudo, apesar de ser recorrente, a cirurgia tem alto custo, o que torna crescente a busca por clínicas de qualidade duvidosa.

Em suma, é preciso compreender a inexistência de fórmula mágica em relação a estética. Deste modo, é fulcral a adoção de medidas governamentais para conscientizar a população. Assim, cabe ao Ministério da Educação incentivar a criação de palestras nas escolas visando informar sobre tal problemática. Ainda, é dever do Ministério da saúde assegurar a presença de nutricionistas nos hospitais públicos e nas instituições escolares. Também seria relevante a criação de campanhas por parte das redes sociais para estimular a autoestima. Logo, com estas medidas, os limites entre a estética e a saúde poderão ser bem definidos na sociedade brasileira.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Na introdução explicou o tema, por meio do repertório Sherek 2, e apresentou a tese de forma clara.
    No desenvolvimento você apresentou a ideia a ser tratada, entretanto não desenvolveu ela. Minha dica é trazer repertórios no desenvolvimento para embasar sua argumentação e, por conseguinte, desenvolver a ideia.
    Na conclusão, você apresentou a proposta de intervenção muito bem estruturada, no entanto faltou a finalidade.
    De resto está muito bom seu texto.

    C1: 200
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

    Nota: 800

    • 1
  2. Amei a analogia com Shrek, pois mostra um diferencial em seu texto e com certeza, um bom modo de usar seu repertório cultural!
    Seus conectivos também foram bem colocados, mas cuidado com a expressão “também seria”, considere trocá-la por “ademais, ….”
    seus argumentos precisam se embasar em algo mais concreto, como dados e exemplos
    No mais, texto correto.
    eu daria entre 860 e 920!

    • 1
  3. Gostei bastante da alusão ao filme, você desenvolve muito bem suas ideias mas a argumentação está vaga no D1 e D2. Na conclusão você desenvolveu uma proposta de intervenção muito rica, porém a dica que eu te dou é invista em conectivos. A expressão “também seria” não se encaixou muito bem. No mais parabéns e continue praticando!!!

    • 1
  4. Olá !
    Gostei muito da sua introdução, uma analogia bem fofa!
    Entretanto, seu desenvolvimento, apesar de direto, precisa ser melhor desenvolvido, com mais exemplos, dados e mais argumentação também !!
    Do resto você escreveu muito bem, está dentro do tema, só falta desenvolver mais os argumentos, afinal, é nessa parte que você convencerá o corretor.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.