Para muitas pessoas, a estética é uma questão de suma relevância, podendo até mesmo ultrapassar limites e a desconsiderar sua própria saúde. Na realidade brasileira, tal situação é ainda mais preocupante, visto que o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS). Dessa forma, são necessárias estratégias a serem aplicadas para alterar tal situação que possui como causas a má influência da mídia e a falta de debate.
Deve-se pontuar, de início, que a má influência da mídia configura-se como um grave empecilho no que diz respeito aos limites entre a estética e a saúde. Na música “Mrs Potato Head”, da cantora Melanie Martinez, é retratada, em toda a letra, as exigências feitas pela sociedade para alcançar determinados padrões de beleza, levando o indivíduo a procedimentos cirúrgicos que colocam sua saúde em risco.
Além disso, outra dificuldade encontrada é a questão da falta de debate. Sendo assim, pode-se ter em consideração a contribuição do filósofo alemão Habermas, quando disse que a linguagem é uma forma de ação. Desse modo, para resolver um tema como o dos limites da estética, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se que tal questão é ainda muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Primeiramente, uma educação voltada ao respeito à saúde deve-se iniciar no âmbito familiar, onde o indivíduo perceba desde cedo que os padrões de beleza ditados pela sociedade não devem ser uma prioridade de vida. Juntamente, a escola, deve promover um espaço para rodas de conversa e debates sobre estética e saúde com auxílio de profissionais da área, e então, compartilhar tais ações com a comunidade. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, e os resultados, levados a população através de projetos extensivos e postagens em redes sociais voltadas a conscientização. Assim, mais pessoas entenderão a questão de levar a saúde como prioridade e até onde vão os limites voltados a práticas relacionadas a estética.
mcaca73
Espero que o meu cometário possa ajudar :)
INTRODUÇÃO:
Achei que faltou um assunto introdutório sobre a saúde e estética, sobre como a estética é algo mutável ao longo dos anos ou algo do tipo para introduzir o tema a ser discutido. Fora isso, eu achei excelente o uso dos dados e gostei dos âmbitos x e y.
DESENVOLVIMENTO:
O texto está bem fluido e gostei que citou a música da Melanie Martinez, mostrar coisas do cotidiano é algo muito feliz e adorei isso de causa e consequência, as pessoas se submetem a esse tipo de operação por influência da mídia e isso é um problema que não é discutido.
INTERVENÇÃO:
Separou em duas partes.
Âmbito Familiar, não há um “por meio de”, você diz que desde “onde o indivíduo perceba desde cedo que os padrões de beleza ditados pela sociedade não devem ser uma prioridade de vida” e não há o “por meio de” que é uma questão que a redação do ENEM gosta.
Âmbito Escolar, há o “por meio de”, mas você não o marca, creio que seja necessário, porque o corretor pode ficar confuso e achar que você não detalhou a ação. “Juntamente, a escola, deve promover um espaço para diálogos por meio de rodas de debates sobre estética e saúde com auxílio de profissionais da área, e então, compartilhar tais ações com a comunidade.”
E houve um detalhamento maravilhoso sobre como você quer que ocorra isso e como os debates serão produtivos.
“Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, e os resultados, levados a população através de projetos extensivos e postagens em redes sociais voltadas a conscientização.”
Espero ter ajudado :))
Biancab
A tese está ótima, na minha opinião tem algumas linhas que poderiam já ser usadas como argumentação. Todos argumentos ligam a tese, gostei também.A intervenção está longa mas muito bem descritiva. Gostei do texto assim como o tema que você usou, está bem envolvida com nossa realidade. Parabéns!!!
Gabriellenr8
Muito bem! Adorei sua redação e a forma como foi desenvolvendo o tema. Só acho que a conclusão não precisaria ser tão longa assim, ela simplesmente tem que ser descritiva sobre como irá ser solucionado o problema e objetiva (no caso do Enem). Você poderia ter usado esse espaço para argumentar mais nos dois parágrafos de desenvolvimento, mas, no geral, você domina bem a escrita! Parabéns! :)
ALESSANDRA20
INTRODUÇÃO: teve uma ótima abordagem do tema, principalmente ao falar bastante da situação posta pelo tema, como tal é no Brasil.
Competência I: 140
DESENVOLVIMENTO: ficou muito bom, pois foi apresentado não só um repertório sociocultural, como uma argumentação constituída por duas ideias diferentes.
Em relação a competência achei que ficou um pouco escassa ” selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”
Competência II: 160
Competência III: 120
Proposta de intervenção: Bem desenvolvida, argumentos positivos, e foi formulado boas ideias para um melhoramento da situação proposta pelo tema.
Competência IV: 160
Competência V: 140
REDAÇÃO BEM DESENVOLVIDA E COM ÓTIMOS ARGUMENTOS LIGADOS AO TEMA!
Jffgg
Oi espero ajuda.
Introdução: OK
D1: vc citou a música como algo de fora Ok, explicou por que vc colocou ela Ok
Pesquise mais sobre elaboração da tese, e conectivos para amarrar seus argumentos.
.
Conclusão: “Primeiramente, uma educação voltada ao respeito à saúde(modo) deve-se iniciar no âmbito familiar(agente), onde(essa palavra sempre sera usada para falar de lugar em uma redação do ENEM) indivíduo perceba desde cedo que os padrões de beleza ditados pela sociedade não devem ser uma prioridade de vida(detalhamento). Juntamente, a escola(agente), deve promover um espaço para rodas de conversa e debates sobre estética e saúde com auxílio de profissionais da área, e então, compartilhar tais ações com a comunidade(modo/meio). Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, e os resultados, levados a população através de projetos extensivos e postagens em redes sociais voltadas a conscientização.(deta.) “
Boa conclusão só que no âmbito familiar falto o meio pelo que ira fazer?
erikamello
Texto está bem discorrido, foi muito bom quando citou a música e o filósofo e no ultimo paragrafo após explicar sobre o assunto ficou bom também ao propor medidas que podem ser tomadas a respeito tema. nota 10