Iniciante

Os limites dos limites aos direitos fundamentais

  • 0

Ao nascermos , involuntariamente , aquiescemos uma espécie de contrato social com Estado, sob o qual se positivam ônus e bônus ao indivíduo . Doravante  , sob a égide daquele , incidir-se-á litígios entre os direitos e deveres assentados na carta magna , o que nos faz perscrutar acerca da plenitude daqueles .

Ao falarmos dos direitos fundamentais assentados nos incisos do artigo 5º da Constituição Federal de 1988 , a priori ratifica-se que apesar de serem imprescritíveis , irrenunciáveis e inegociáveis , estes não detém caráter absoluto , uma vez que o legislador originários atentou-se a estabelecer certas normas sob a face de eficácia contida , como se observa no direito ao exercício profissional , sendo passível de regulamentação infraconstitucional que a condicione.

Uma vez exposta a análise da plenitude dos direitos fundamentais , observa-se, por exemplo , a incidência do princípio da proporcionalidade como balizador de direitos fundamentais : no caso da invasão de domicílio – essencialmente na acepção do desastre , emergência , calamidade – vê-se que a proporcionalidade atua ratificando o afastamento do direito à inviolabilidade do domicilio para que possa preponderar o direito à vida .

Não obstante , mitiga-se aqui a argumentação a favor da incomensurável e ilimitada inação ou negligência sobre direito fundamental , fundeada sobre o caráter não absoluto de um direito fundamental . Isso se deve em razão da Teoria do núcleo essencial , pacificada na jurisprudência do STF , que tem por desígnio tutelar o provimento mínimo , necessário , essencial de direitos fundamentais , de modo a resguardar os direitos fundamentais da perfídia desídia do Gestor público para com estes .

Portanto , depreende-se que a limitação dos direitos fundamentais , conquanto possível , carece de rebuscada interpretação perniciosa  , de modo manter-se atuando sob a delimitação constitucional .

Compartilhar

1 Correção

  1. oie João, tudo bem? espero que sim! não sou expert em redações, mas vou tentar te ajudar e abrir sua visão para melhoria do seu rendimento na hora de fazer redações, não necessariamente as dicas estão certas, mas vou te dar umas dicas na qual eu acho que vai te ajudar.
    as palavras utilizadas por você no decorrer no texto, são palavras conhecidas e adquiridas no seu vocabulário? eu achei que você usou diversas palavras diferentes no seu texto, o que é muito bom, mas cuidado, não necessariamente vão enriquecer sua redação.
    usar leis e artigos é muito bom também, mas são leis que no dia a dia você se lembra?
    sua redação ficou boa, parece realmente que você sabe sobre o assunto. mas se você não sabe e fez pesquisas sobre e depois escreveu, não é bom. tente escrever a redação com o que você sabe sobre o assunto, com seus conhecimentos, leia, assista e pesquise sobre temas diversos para ter conhecimento sobre um pouco de tudo
    senti falta de uma proposta de intervenção detalhada, com os agentes propostos na competência 5 do Enem, que é basicamente você escrever se perguntando 4 perguntas. QUEM? – agente da sua proprosta- O QUE? – o que o agente pode fazer para solucionar o se problema (tema da redação)- COMO? -detalhar o que ele pode ser feito- PARA QUÊ? – finalidade da sua proposta. tem diversos vídeos no Youtube que pode te ajudar melhor.

    erros ortográficos: domicilio não, domicílio sim.
    obs: continue persistindo nos estudos! não esquece de passar no meu perfil e dá uma lida nas minhas redações também <3 xoxo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.