Os limites do humor na mídia

  • 0

Na obra ” Utopia”, do escritor Thomas More,é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, a falta de limite do humor nas mídias apresenta barreiras que dificultam a concretização dessa sociedade perfeita , principalmente por causa de piadas carregadas de preconceito.Diante disso, medidas tornam-se necessárias para solucionar esse problema inercial.
Em primeiro lugar, vale destacar que as autoridades políticas não mostram-se interessadas em colocar um limite no humor nas mídias. Outrossim, isso acontece pelo fato de, infelizmente, muitos programas apresentarem esse tipo de humor, que , consequentemente, ainda trás muito lucro. A exemplo disso, vale destacar o que em agosto de 2019, a humorísta Tata Werneck fez uma piada de mau gosto em seu programa na Rede Globo, onde ela debochou da idade dos cantores de uma dupla sertaneja. o caso repercutiu muito nas redes sociais e os cantores se mostraram muito ofendidos.
Além disso, destaca-se que as pessoas que são “alvos” desse tipo de humor podem sentir-se extremamente violadas. Como essas piadas são disseminas em larga escala pelas mídias, elas podem trazer de um pequeno mau estar, até uma depressão.
Segundo a Lei da Inércia do físico Isaac Newton, um corpo tende a permanecer em seu estado até que uma força igual ou contrária atue sobre ele. Dessa forma, a aplicação de força contra a falta de limite no humor nas midias é impenscindível. Para isso, é necessário que o Ministério da Cidadania crie cartilhas para estímular a população a não assistir esse tipo de conteúdo e a não reproduzir no dia a dia esse tipo de humor, a fim de que as pessoas criem consciência e consequentemente, a mídia deixe de produzir programas com esse tipo de humor. Dessa e de outras maneiras será possível comocar um limite no humor e, a coletividade alcançará a sociedade perfeita, como na Utopia de more.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua escrita, seu alto conhecimento da Língua Portuguesa e bom raciocínio de demais áreas é impecável. Devo dizer que não vi “falhas” em sua redação. Só posso parabenizá-la por todo seu trabalho com a escrita. Soube abordar o assunto usando a seu favor algo inesperado que fora sobre Newton com a lei da Inércia e não fugiu do foco do assunto principal. Parabéns!

    • 0
  2. Oi, tudo bom?
    Sua redação está muito bem escrita. Você teve um bom projeto de texto, e seguiu a estrutura do texto dissertativo do enem; usou de conectivos e pontuações para que houvesse uma fluidez da leitura; e fez uso de repertório sociocultural, o que, certamente é bom para os olhos do corretor. No entanto, gostaria de fazer umas observações que espero ajudar tanto a mim, quanto a você.
    1 – Na sua tese, senti falta de você ter aprofundado mais sobre a proposta. Dizer sobre os fundamentos, causas e consequências do problema, ao invés de apenas evidenciar a existência dele. Isso colabora para a autenticidade do teu texto, deixando a sua visão mais profunda sobre a determinada questão social abordada.
    2 – No desenvolvimento 1, você falou sobre um tipo de humor (“muitos programas apresentarem esse tipo de humor”), mas qual tipo de humor é esse?
    3 – Sobre o caso da Tatá, ao invés de fazer um pequeno comentário sobre o ocorrido, você poderia usá-lo para discorrer mais e esclarecer seus argumentos. Explicando assim do que se trata esse tipo de humor, o por quê desse humor ainda persistir nas mídias e ser tão lucrativo.
    4 – Tente balancear o número de linhas que você destina a cada parágrafo, para que haja um equilíbrio no texto.
    Eu uso esse modo aqui e acho bastante eficiente:
    Introdução: 8 linhas
    Desenvolvimentos (1 e 2): 7 linhas
    Conclusão: 8 linhas
    No mais, obrigada por compartilhar nesse site o seu texto e a sua opinião. Espero ter te ajudado um pouco, e quero te parabenizar por esta redação e por outras que ainda irás escrever. Parabéns!

    • 0
  3. Olá Bianca, boa noite !!
    E desde já quero parabenizar pelo empenho em seus estudos, continue neste caminho creio que o resultado será extramente gratificante, mas voltando a correção de sua redação, em relação a sua Alusão e Tese, está perfeitamente correta e bem estruturada, porém na parte “No entanto, A FALTA DE LIMITE DO HUMOR”, seria mais interessante se optasse pelo uso do sinônimo do tema e não a replicação do tema em si. E já no primeiro argumento, pude sentir um vazio de explicação na parte “, isso acontece pelo fato de, infelizmente, muitos programas apresentarem esse tipo de humor”, qual tipo de humor ?!, seria o humor retratado na introdução ?!. E ainda no segundo paragrafo, na parte ” Tata Werneck fez uma piada de mau gosto em seu programa na Rede Globo”, ficou a entender uma expressão de opinião, lembrando que, é texto dissertativo- argumentativo, sem poder opinativo e sim de argumentações. E já no ultimo paragrafo, novamente, poderia ter optado pelo sinônimo do tema em “Dessa forma, a aplicação de força contra a falta de limite no humor nas midias é impenscindível”. E não interferindo na sua ideia de intervenção, não seria mais viável, sugerir uma ação para a boa conscientização de vez “sugerir” para pararem de assistir algum tipo de programa do meio. Mas, creio que toda ação gera uma reação continue em sua ação de treinos, para chegar em sua conclusão de ganhos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.