Iniciante

OS LIMITES DO HUMOR E O ABUSO DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

  • 1

       O humor é um grande aliado para a saúde mental, principalmente, nos desafios atuais que a população vêm passando, marcados pelo isolamento social, perdas familiares, aumento da pobreza, desigualdade social e entre outros fatores. Mediante a isso a liberdade de expressão é a única coisa que ainda resta para o cidadão menos favorecido. Porém qual tipo de humor está sendo propagado? o humor  que promove bem estar, ou que suscita ódio e preceito? Visto isso, cabe a justiça ponderar o que é saudável, sem aniquilar a dignidade do indivíduo.

      A liberdade de expressão é um direito fundamental previsto pela Constituição Federal de 1988, entretanto  essa “liberdade” não é, e nem deve ser absoluta, pois a expressão de liberdade de alguém, pode está sendo afronta para a dignidade de outros. Em 2011, o humorista Rafinha Bastos, no programa “CQC”, falou em tom de “piada” que “comeria” Wanessa Carmargo e o bebê que ela esperava. A cantora, juntamente com o marido, processaram o comediante, que foi condenado a pagar  R$ 150 mil por danos morais. Por esse motivo o humor deve ser feito com responsabilidade, respeitando todos os grupos sociais como: LGBTQIA+, negros,  pobres, gordos, deficientes e entre outros, que historicamente tiveram e têm seus direitos anulados.

      Por outro lado o humor, também, representa resistência social à práticas de opressão do poder político e desrespeito aos direitos do cidadão, estimula o poder do pensamento crítico e traz diferentes perspectivas de mundo, sendo um fator imprescindível para a harmonia do regime democrático.

       Mediante os fatos apresentados, conclui-se que o humor é fundamental para a saúde, e uma arte essencial na luta pelos direitos sociais, mas que deve ser usada com responsabilidade pelos artistas ou influêncers digitais a fim de não agredir os direitos de outras pessoas. Nelson Mandela menciona a educação como a arma mais poderosa capaz de mudar o mundo, partindo do pressuposto é  fundamental  a educação nas escolas em relação aos diferentes grupos sociais, só o conhecimento é possível instigar o respeito e amor pelas diferenças, bem como, campanhas públicas para minimizar o preceito e desmitificar  o que foi pregado como padrão.

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. A introdução ficou muito vaga, você deveria ter mostrado mais sobre o que falaria, gostei dos argumentos, porém, você precisa usar mais a uma linguagem formal, você escreve bem…
    Sobre a conclusão, eu gostei da citação, mais ela infelizmente não foi tão eficaz, visto que, ela ocupou o espaço de outras propostas que ajudariam na intervenção

    • 0
  2. Oii, na introdução acho interessantes você não usar palavras como “coisas”, pois essas palavras são muito rasas e sem um sentido geral, sabe? É bom tambem que você exponha na introdução os argumentos que você vai usar nos argumentos 1 e 2.
    É bom que você mostre como vc vai resolver o problema do tema na introdução, mas precisa ser apenas um “petisco” para que vc convença quem corrigir sua redação a ler, mas do jeito que você colocou eu achei que você expos muito sobre o final.
    no 2 paragrafo (desenvolvimento 1) achei a linguagem muito informal e você deve usar mais “conectivos para redação” Achei seu argumento muito bom. 

    • 0
  3. Introdução apresenta de forma pertinente o tema, porém em um texto dissertativo-argumentativo não é interessante fazer qualquer tipo de pergunta durante o texto, a menos que sejam respondidas durante o próprio texto. Além disso, a tese não está clara, uma vez que é a opinião do autor, não o que algum órgão, público ou privado, deva fazer para combater o problema.
    No desenvolvimento 1, apesar do uso de repertórios socioculturais, há falta da argumentação propriamente dita, relacionando-os com a problemática abordada no parágrafo. Muitas linhas do parágrafo foram utilizadas não para argumentar e defender uma tese, mas para apenas apresentar os repertórios socioculturais.
    No desenvolvimento 2, além da ausência de repertório sociocultural, o qual poderia ser um dos apresentados no desenvolvimento 1, já que não há necessidade de dois repertórios em um mesmo parágrafo, é muito curto, e também carece de argumentos mais aprofundados.
    A conclusão foi muito bem iniciada, porém não foram apresentados os elementos que a constituem (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), ou seja, não foi proposta nenhuma solução para o problema. No entanto, há o uso de mais um repertório sociocultural, totalmente desnecessário no contexto da conclusão, e, além disso, não está conexo com o resto do parágrafo.

    • 0
  4. Ótima Redação! Citou pensadores sobre a temática o que agrega conhecimento sobre o assunto. Na conclusão, quando cita ” campanhas públicas para minimizar o preceito e desmitificar o que foi pregado como padrão” poderia explanar sobre as formas de publicitar tal temáticas em campanhas públicas. Quais órgãos públicos fariam essas campanhas? Seria feitas em jornais, televisão, internet…?
    Continue praticando.
    Corrija minha redação pf.
    Meio ambiente e tecnologia Não é redação do ENEM, é de concurso. Favor observar esse site para correção https://redacaonline.com.br/blog/tag/fgv/#:~:text=Ousodeinovaestecnolgicas,entreageraomaisnova. Corrijo sua redação de volta

    • 0
  5. Oii, na introdução acho interessantes você não usar palavras como “coisas”, pois essas palavras são muito rasas e sem um sentido geral, sabe? É bom tambem que você exponha na introdução os argumentos que você vai usar nos argumentos 1 e 2.
    É bom que você mostre como vc vai resolver o problema do tema na introdução, mas precisa ser apenas um “petisco” para que vc convença quem corrigir sua redação a ler, mas do jeito que você colocou eu achei que você expos muito sobre o final.
    no 2 paragrafo (desenvolvimento 1) achei a linguagem muito informal e você deve usar mais “conectivos para redação” Achei seu argumento muito bom. O 3 paragrafo (desenvolvimento 2) achei bom, mas é interessante que cada paragrafo tenha entre 7 e 8 linhas. Quanto a conclusão você iniciou bem, mas precisava colocar quem iria solucionar o problema, de que modo iria solucionar o problema e detalhar no final o que aconteceria se o problema fosse solucionado.
    Se você tiver muitas dúvidas aconselho que procure o canal “portugues com Letícia” e procurar pelas aulas de redação.
    Espero ter ajudado, abraços :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.