Iniciante

Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo (Modelo Unesp)

  • 1

 

O Som da Liberdade
Segundo o sociólogo Bauman, a conexão de rede não ensina a dialogar, pois os usuários tendem a se aglomerar em nichos cujo único som que escutam é o eco das suas próprias vozes. Nesse sentido, atualmente, a liberdade de se expressar por meio das redes sociais se torna um reflexo desses nichos, haja vista que a opinião contrária da maioria torna-se errada. Sob tal ótica, a ressignificação de liberdade e a inércia do Estado diante dos os discursos corroboram com a problemática.
A priori, a sociedade atual permite um amplo entendimento diante do conceito de liberdade. Nesse viés emerge o conceito de “discurso de ódio” no qual propagam-se contra as minorias, e que por sua vez são confundidos como a permissão para ofender através das redes sociais. Dessa forma a liberdade de expressão assegurada pela Constituição Federal é tangenciada ao uso de má-fé, com o objetivo de insultar o outro.
Ademais, observa-se a negligência estatal em relação aos crimes de ódio, principalmente no meio virtual. Isso, consoante ao acontecimento com o jogador Fernandinho, o qual ao errar um passe durante a partida de futebol foi linchado em suas redes sociais recebendo mensagens racistas, xenofóbicos e até ameaças de morte. Logo, o que foi proposto por John Locke sobre o governo garantir a segurança à toda a sociedade, através do “contrato social”, não se aplica atualmente.
Portanto, diante de uma sociedade que julga o próximo sem ouvir seu posicionamento, é importante planejar soluções que não busquem calar- o que seria censura e fere os direitos da Constituição-, mas sim educar, de forma que cada comentário seja consciente e busque um debate produtivo. Sendo assim, as pessoas escutaram outro som além do seu próprio eco.

Redação modelo Vunesp/Unesp, por isso não apresenta proposta de intervenção.

Nota máxima: 28 pontos(se puder, deem nota, please rsrs)

Critérios para a correção:

  • Tema: avalia se o texto do candidato atende ao tema proposto.
  • Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): considera aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao entendimento e aplicação do gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. Além disso, avalia como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo.
  • Expressão: considera aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Nessa modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.
Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite. Tudo bem? Espero que sim.
    Vamos lá.

    Redação muito bem escrita, utilisaste conectivos variados, bem como, apresenta uma boa colocação dos mesmos nos paragrafos e/ou períodos. Exposição de ideias contextualizadas. Apresentação de outras áreas do conhecimento, argumantacão coesa com o tema. Não houve fuga ou tangência do tema proposto….

    Feedback geral: A única observação que tenho a fazer é em relação a terminação do paragrafal o final de casa período. Atente-se a desenvolver um melhor fechamento de ideias, não que ficou ruim, mas procure prender a atenção do leitor nesses períodos, pois são eles que dão a sequência de ideias mais demais parágrafos. Ok? Fora isso, tudo ok?

    Como nota mediante os critérios avaliativos, eu te daria: 20 pontos

    Essa nota é apenas uma representativa, sei que você pode alcançar notas melhores. Te desejo sucesso ⊂(•‿•⊂ )*.✧

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.