A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, declara que todo ser humano tem direito a liberdade de expressão e de opinião. Diante disso, observa-se que a livre apresentação de ideias é expor seus conceitos sem desacatar o próximo, entretanto, muitos indivíduos extrapolam os limites de livre manifestação, e acreditam que por seu direito, devem desrespeitar e ferir a vida e a dignidade do próximo. Com isso, faz-se necessária uma intervenção que busque combater a disseminação de ódio como a falta de privacidade.
Em primeira análise, a liberdade de expressão se encerra quando se inicia o preconceito e a discriminação. Em 2020, circulou nas redes sociais o caso do motoboy que foi humilhado verbalmente por um morador de um condomínio, em Valinhos-(SP). O fato foi registrado como injúria racial. Nesse sentido, o crime de ódio e rejeição ao próximo, de forma deliberada, limita a livre manifestação, posto que tem como objetivo apresentar-se de modo respeitoso e não agindo a favor da intolerância social e a ignorância.
Em segunda análise, um dos principais fatores para o exercício da livre expressão é um âmbito onde a privacidade do cidadão seja respeitada. Todavia, de acordo com o Cadastro Base do Cidadão, criada pelo Governo Federal, além de unificar dados pessoais como nome, data de nascimento, sexo e filiação, o indivíduo passará por uma etapa que recolherá dados biométricos com características biológicas e comportamentais, incluindo a palma da mão, retina, voz e a maneira de falar. Apesar disso, essas informações retiram o poder do indivíduo sobre si e, contraria a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, criada em 2018. Outrossim, esse cadastro não só ameaça a liberdade de expressão como também controla o a vida do indivíduo e priva-o de viver livremente.
Em suma, para que subsista o direito da livre apresentação de ideais, é necessário um aprendizado sobre o significado de se expressar livremente e da privacidade. Por isso, o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, atue em campanhas e debates publicitários nas mídias sociais, promovendo projetos que ajudem no conhecimento, reflexão e respeito ao próximo nas expressões de ideias, como em propagandas, programas televisivos e em trabalhos artísticos. Assim sendo, não haverá limites na questão da livre expressão e todo cidadão poderá manisfestar-se consciente.
Modelo Enem
Corrijam de acordo com as 5 competências obgd
youngblzzd
bom dia.
voce teve alguns problemas de conectar as frases, fica atenta as conectivos simples como “e” ou “que”
*
tem bons argumentos mas falta planejamento quando coloca eles na redação e lembre-se de colocar tres orações no desenvolvimento.
– topico frasas, tese
– desenvolvimento da tese
– conclusão do paragrafo.
*
vo corrigir com as competencias mas como não tenho experiencia ou qualificação, leve em consideração mais as dicas.
C1 – 120
c2 – 180
C3 – 180
C4 -120
C5 – 200
bru02
Olá sz
Corrigirei com base no meu conhecimento, espero que te ajude.
Introdução:
Possui o repertório sociocultural, uma citação (“Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948”), apresentou a tese (“entretanto, muitos indivíduos extrapolam os limites de livre manifestação, e acreditam que por seu direito, devem desrespeitar e ferir a vida e a dignidade do próximo. “), possui os dois argumentos.
Desenvolvimento 1:
Possui o conectivo no início e tópico frasal. Bom repertório. Foi bem elaborado também. Terceira repetição da palavra “próximo” (na introdução possui duas). Creio eu que o correto seria “… o caso *de um motoboy* que foi humilhado…”.
Desenvolvimento 2:
Possui o conectivo no início e tópico frasal. Bom repertório. Bem elaborado e aprofundado.
Conclusão:
Bem elaborada possuindo todos os critérios.
NOTA:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
Nota: 960