“Eu discordo do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo”. A frase dita por Voltaire, famoso filósofo iluminista, ilustra o conceito de liberdade de expressão. Trata-se do direito de expor ideias e pensamentos livremente, desde que não desrespeite ou ofenda outros. No entanto, tal direito tem sido usado para espalhar discursos de ódio, sobretudo nas redes sociais. Isso se dá pela desinformação e ignorância de parte da sociedade sobre os limites da liberdade de expressão, que acaba cometendo crimes inconstitucionais.
Surgindo junto à democracia na Grécia Antiga, o conceito de liberdade de expressão se limitava aos homens livres, não muito diferente do Brasil na época da Constituição de 1824. Com o advento da Constituição de 1988, tornou-se direito de todos, manifestar e defender ideologias e posicionamentos, com a condição de respeitar os direitos do próximo e a própria Constituição. Tal liberdade é, indiscutivelmente, uma grande conquista para a sociedade como um todo, visto que promove a democracia.
Nos últimos anos, foi possível observar a repercussão de manifestações que ferem os direitos humanos e, portanto, se configuram como inconstitucionais. Estes pronunciamentos têm sido muito frequentes em ambiente virtual, através das redes sociais, onde ocorrem constantemente os chamados discursos de ódio, que ofendem ou agridem uma pessoa ou grupo social. Comportamentos como esse, vão além dos limites da liberdade de expressão e podem causar sérios problemas psicossociais para quem é vítima.
Portanto, o mau uso do direito a liberdade de expressão pode se tornar um obstáculo para o desenvolvimento de uma sociedade. Cabe, portanto, ao Ministério da Educação, junto às escolas, promover campanhas de conscientização sobre a problemática, através de palestras, oficinas e debates que envolvam os alunos como público alvo. Dessa forma, será possível instruir a população que mais utiliza os meios virtuais sobre a importância de respeitar pessoas, grupos e causas sociais, expondo seus ideais de forma consciente.
Gostaria muito que quem puder pontue minha redação nos padrões ENEM. Desde já, muito obrigado!
amanda_q
C1:160 – demonstra bom domínio da norma culta, com poucos erros gramaticais
C2:120 – argumentação previsível e domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo
C3:120 – ideias confusas e pouco organizadas
C4:160 – repertório diversificado de recursos coesivos
C5:160 – Falta de detalhamento e de finalidade na proposta de intervenção (visto que que são 5 elementos: agente, meio, modo, detalhamento e finalidade)
TOTAL: 720
*espero que minha correção te ajude de alguma forma :)
Lidialimas
Olá
Gostei da sua redação e me parece que você fez um texto bem estruturado, com alusões tanto na introdução quanto no primeiro desenvolvimento com argumentos definidos, em que você desenvolveu nos parágrafos a baixo.
Na sua conclusão tambem achei que você conseguiu alcançar os parâmetros em relação as perguntas (quem, o que, como, com que finalidade), so uma obseravaçao sobre a finalidade que pareceu que você colocou junto com o fechamento, mas você conseguiu detalhar bem sua proposta.
GERAL
usar mais conectivos
Erros de pontuação e acentuação simples
E na conclusão, que nao foi separado o que era finalidade e o que era fechamento.