Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual

  • 0

Segundo Albert Einstein, ´´tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade´´. Retrato dessa fala é a chamada cultura do cancelamento, que chegou em peso às redes sociais. Buscando alguma espécie de ´´justiça´´, a internet ataca, julga e condena o que aos seus olhos é digno de repulsa e rejeição.

Diante disso, temos o exemplo da cantora Luisa Sonza, que após especulações sobre uma possível traição contra o comediante Whindersson Nunes, a cantora foi violentamente atacada em suas redes sociais, site e programas de entretenimento. Em seu clipe musical com a participação do suposto amante ela obteve mais de 5 milhões de deslikes – uma das maiores rejeições da plataforma de vídeo, e milhares de comentários ofensivos sobre sua personalidade e carreira.

A internet fez de si um tribunal onde tudo que é postado passa por uma série de críticas, avaliações e julgamentos. Porém, essas ações podem ser punidas de acordo com o Código Penal, sendo previstos como o crime de injúria, calúnia ou difamação que podem resultar em multa e/ou detenção.

Portanto, os donos responsáveis pelas plataformas de redes sociais e de vídeo deveriam implementar normas rigorosas contra quem pratica esses atos levando-os as autoridades policiais. Assim, tendo consciência das consequências, pensariam duas vezes antes de atacar virtualmente alguém, porque ao contrário do que dizem, a internet não é terra sem lei.

 

Nota, please!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem?

    Gostaria de pontuar alguns pontos que julgo importantes:

    A sua introdução está um pouco “vaga” e não chama a atenção dos leitores para que possam continuar a ler o texto. Você jogou um ponto na redação e não retomou-o em momento algum do texto, por exemplo, poderia ter citado um filósofo na introdução ou no desenvolvimento, e ter finalizado a conclusão com esse mesmo pensamento filosófico, o que traria mais sentido e coerência ao texto.

    • 1
  2. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, PARABÉNS!! A sua redação está muito boa, foi desenvolvida de maneira clara e objetiva, houve o uso dos conectivos de maneira correta e a sua conclusão está muito ótima e objetiva, usou órgão de acordo com tema e interviu bem.

    Parabéns novamente, espero ter ajudado. Bons estudos!! ;)

    • 1
  3. INTRODUÇÃO:
    – ‘Um retrato dessa fala”
    – Faltou deixar clara a tese
    ARGUMENTO 1:
    – Achei legal seu exemplo, acho que só como faltou a tese, faltou relacionar o que vc está defendendo, sabe?
    ARGUMENTO 2:
    – Faltou conectivo para iniciar o parágrafo
    – Acho que essa ideia de punição pode ir para a conclusão :)
    CONCLUSÃO:
    – “As pessoas pensariam”

    Nota: 400

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.