Iniciante

Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual

  • 0

“Tornou-se chocantemente óbvio nossa tecnologia ter excedido nossa humanidade”, afirmação de Albert Einstein, físico alemão, que destaca o quanto os meios tecnológicos têm ocupado espaço no meio social. Consoante a isso, o crescimento da Internet trouxe também certos problemas, entre eles, a cultura do cancelamento no meio virtual e seu limite. Desse modo, o uso das redes sociais por pessoas incapacitadas e incongruentes e a má aplicação das leis nesse ambiente corroboram a problemática no Brasil hodierno.

Diante desse cenário, o uso das redes sociais por pessoas inaptas, como crianças e adolescentes incongruentes dificultam a resolução do impasse, uma vez que não dispõem de maturidade suficiente para lidar com os acontecimentos da Internet, sejam como vítimas da cultura do cancelamento, sejam como os “canceladores”. De acordo com o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, frase que, facilmente, tem aplicação no contexto do meio virtual atual. De maneira análoga, a carência de conhecimento dessas crianças e adolescentes, tanto por falta de alerta da família quanto da escola e sociedade em geral, faz com que elas exerçam atitudes inadequadas sem ter noção do perigo, como difamar e ofender outros indivíduos.

Outrossim, no Brasil, há a existência de leis que apresentam punição para crimes cometidos no meio tecnológico, como a Lei de Crimes Cibernéticos, que entrou em vigor em 2012 após a atriz Carolina Dieckman ter fotos íntimas vazadas na Internet. No entanto, ela ainda é mal aplicada e tem apresentado poucos resultados, principalmente, quando se trata da cultura do cancelamento no meio virtual. Além disso, os principais “canceladores” da Internet, mais uma vez crianças e adolescentes ou até mesmo adultos, muitas vezes desconhecem a existência de um crime nessa prática da difamação no chamado “ciberespaço”, aumentando ainda mais a gravidade do problema.

Portanto, cabe ao Ministro da Educação promover palestras nas escolas, por meio da contratação de especialistas, que alertem não só os jovens sobre a necessidade de usar as redes sociais de forma consciente, mas também a família desses jovens, a fim de diminuir a incongruência dos usuários no meio virtual. Ademais, o Ministério da Justiça deve concretizar a aplicação da Lei de Crimes Cibernéticos, por meio de supervisão por profissionais na Internet, que notifique as pessoas sobre as possíveis punições a serem sofridas, com o intuito de reduzir os limites da cultura do cancelamento no meio virtual.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa tarde :)

    Introdução: Sua introdução está muito bem escrita e demonstra projeto de texto, só senti falta de palavras com juízo de valor para reafirmar sua tese.

    Desenvolvimento 1: Achei seu argumento muito pertinente ao tema e muito bem trabalhado, assim como o uso da frase do filósofo Pitágoras para embasar sua argumentação.

    Desenvolvimento 2: Mais uma vez, achei sua argumentação muito boa e bem escrita.

    Conclusão: Possui os 5 elementos, só senti falta de uma conclusão de texto mais pertinente ao seu projeto de texto, por exemplo usando o repertório que você utilizou na introdução para fechar com chave de ouro esse texto sensacional.

    Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    Nota: 200
    Não consegui identificar desvios gramaticais reincidentes.

    Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
    Nota: 200
    Você, além de compreender o tema, o abordou de forma muito pertinente.

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 160
    Embora sua argumentação esteja boa e apresente repertório sociocultural pra embasá-la, não a achei muito original.

    Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 200
    Seu texto está muito bem articulado e você faz bom uso de conectivos.

    Competência 5 – Respeito aos direitos humanos.
    Nota: 200
    Sua proposta de intervenção possui os 5 elementos e está bem detalhada.

    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.