Os jovens se sentem pertencentes a uma cultura?

  • 1

Segundo Edward Taylor, célebre antropólogo inglês, a cultura é o conjunto de hábitos e costumes que são compartilhados por cada grupo existente na sociedade. Consoante a essa definição a globalização gerou uma aproximação cultural significante, desenvolvendo no jovem dificuldade na construção da sua identidade cultural e de se sentir pertencente a uma cultura. Assim, é lícito afirmar que a formação de tribos urbanas e o silenciamento dessa problemática são fatores que contribuem para a perpetuação desse cenário de dúvida.

Nesse contexto, é importante ressaltar que a quantidade de tribos urbanas aumentam progressivamente nas cidades brasileiras. De acordo com Michel Maffesoli, sociólogo francês criador do termo “tribos urbanas”, esse fenômeno é resultado da necessidade do jovem pertencer a um grupo, tais grupos se identificam pelo seu estilo de vida, gostos, hábitos e condutas. Consequentemente diversas tribos são constituídas, gerando um efeito contrário ao intuito proposto pelo sociólogo, já que a individualidade de um ser está relacionada a seus gostos pessoais, o que confunde o jovem que se identifica com diferentes tribos urbanas. Dessa forma, ocorre o distanciamento do brasileiro de uma cultura e produz essa sensação de dúvida sobre a sua identidade cultural.

Além disso, um fator preocupante é a falta de debate. Nesse âmbito, é relevante salientar que a diversidade cultural é resultante da conquista portuguesa do Brasil em1500, na qual várias culturas se aproximaram de maneira violenta. Diante disso, na contemporaneidade existe um silenciamento desse passado, dificultando que cada cidadão, entenda as origens brasileiras e a relação das culturas africanas, indígenas e portuguesas na construção da individualidade, e se identifiquem com um grupo cultural.

Portanto, ações mediadoras são necessárias. Diante dessa problemática faz-se necessário que os institutos escolares e facultativos, responsáveis pela construção social e pessoal do aluno, organize palestras e oficinas por meio de profissionais da área de história e multiculturalismo qualificados. A fim de mostrar aos jovens a história cultural do Brasil, e como ela influencia na formação de cada brasileiro e está presente na sua inserção a um grupo cultural. Somente assim, a definição de cultura estabelecida por Edward Taylor fará sentido para qualquer indivíduo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom não sou uma professional de redação mas vou tentar te ajudar eu particularmente gostei, a conclusão tá ótima,ótima mesmo tô até apaixonada vc retomou no final oque disse na introdução, os desenvolvimentos foram muito bem explicados e argumentados,parabénssssssss a introdução tá muito bem desenvolvida também.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.