Iniciante

Os impasses para inclusão educacional de cegos

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Consoante à autobiografia de Dorina Nowill, grande filantropa e ativista brasileira pela inclusão socioeducacional de cegos, é evidenciada a superação em detrimento de sua adversidade visual, que a fez lutar de forma coletiva nessa questão. No entanto, observa-se na realidade contemporânea uma progressão oposta desta conjuntura, no que concerne aos empecilhos para inclusão educacional de cegos no brasil. Nesse sentido, é possível preconizar que o problema é complexo e está atrelado à inépcia governamental, bem como a banalização da questão pela sociedade.

Em primeira análise, é imperioso postular que a ausência de mecanismos públicos efetivos, por parte do governo, é de suma importância para o encadeamento do problema. Nesse viés, pode-se apontar a passividade do Ministério da Educação em não investir adequadamente em professores capacitados para lidar com os deficientes visuais, além de pouco difundir o braile nas escolas e políticas de inclusão ao deficiente. Dessa forma, o estado rompe com o pensamento do filósofo contratualista Thomas Hobbes, que defende que o estado é responsável pelo bem estar da sociedade.

Outrossim, a questão encontra terra fértil na frivolidade por parte das pessoas, que agem como se os portadores de deficiência fossem insuficientes de coexistir no meio social, estudando ou desempenhando uma profissão. De fato, tal atitude se relaciona ao conceito de banalidade do mal trazido por Hannah Arendt, bem como a ditadura do relativismo proposto pelo papa Bento XVI. Ambos os conceitos retratam a tolerância e normalização do que é antiético, contrariando a alteridade. Um exemplo disso é a discriminação contra os surdos nas faculdades, escolas, ambientes de trabalho, mantendo o deficiente à margem de seus direitos. Logo, é factual coibir a padronização deste pensamento.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias com fito de coibir o problema. Destarte, cabe ao Ministério da Educação em consonância com as escolas públicas e privadas, realizar campanhas educacionais para promover a formação educacional dos cegos, tendo auxílio de especialistas no assunto que poderão promover palestras. Além disso, tal campanha não deve se limitar somente aos alunos, e com apoio da mídia deve ser aberta à comunidade a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas ao problema mencionado, e se tornem sujeitos mais atuantes. Pode-se também criar uma Hashtag em redes sociais, que coíbam a banalização da questão. Tais medidas contribuirão para continuação do trabalho que Dorina Nowill realizou incansavelmente.

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3 Correções

  1. Bom dia Antônio.
    Sua redação está muito boa!!!
    Está bem redigida e com um vocabulário muito, de mais, em recesso (😂😂) culto, tome cuidado com isso, pois o texto dissertativo noa pede um vocabulário muito rebuscado e o uso dele pode comprometer sua argumentação, tendo em vista que, além de causar prolixidade pode causar o não entendimento do seu texto por parte do leitor.
    Sua introdução e seus desenvolvimentos estão muito bons!
    Se atente a esse trecho, você causou ambiguidade: “por parte das pessoas, que agem como se os portadores de deficiência fossem insuficientes de coexistir no meio social, estudando ou desempenhando uma profissão.”, Não tem como saber se as pessoas que podem estudar e desempenhar a profissão, ou se são os deficientes (deficientes são pessoas TB)
    Só tome cuidado com o uso da subjetividade (encontra terra fértil), pois isso não se adequa ao gênero.
    Seu vocabulário muito rebuscado causa dificuldade no entendimento, principalmente no D2, o que te desconta ponto na C3.
    Sua conclusão está faltando o modo/meio- como fazer a ação.
    Cuidado com a repetição de palavras, principalmente quando elas estão próximas:
    Coibir (fim do D2) coibir (início da conclusão)
    Notas:
    C1-160 (ambiguidade desconta aqui)
    C2-200 (poderia descontar por uso de palavras não adequadas, tome cuidado que tem corretor chato q faz isso)
    C3-160 (falha na compreensão do argumento)
    C4-200 (texto coeso (se tivesse mais uma repetição vc perderia ponto))
    C5-160 (faltou modo/meio (como fazer))
    Nota: 880
    Parabéns, continue escrevendo e fé que o mil vem!!
    Se precisar de ajuda estou aqui, só mandar msg.
    Se puder dar uma olhada em alguma redação minha, agradecerei.

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  2. Vamos lá!
    A redação teve uma ótima estrutura,porém tome muito cuidado com o CULTO, pois ele pode comprometer a sua argumentação,certo?
    Tende a atrair pessoas a leitura, pois o texto me chamou muita a atenção em pequenas falhas para compreender a argumentação, mas não se preocupe pois isso você pode melhorar rapidamente.
    Boa sorte com as suas próximas redações!
    PARABÉNS PELO SEU TEXTO!!!

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  3. Olá! Parabéns por escrever.
    Vamos a redação:
    Primeiramente, o teor de conhecimento de mundo em sua redação é muito forte e a forma explicativa que você faz a cada fato e argumento de autoridade deve ser analisada. Nesse sentido, a introdução demarcada pela realidade de Dorinha Nowill traz a quebra do diferente, pois as ações da mesmas contribuíram para a comunidade deficiente visual. Além disso, o posicionamento bem explicito na tese é de grande importância para a compreensão do leitor, porém seria bom destacar qual é a passividade “R$” do ME; Uma melhor abordagem do paralelo entre Hannah Arendt e Bento XVI. Ademais, a ação da conscientização é muito válida – a exploração do diálogo deve ser presente e isso é um fato -, mas a não resolução da falta de investimentos citados anteriormente e a nula capacitação dos professores em assistir esse meio despontuaram a resolução final da sua redação. OBS: A retornada ao contexto citado na introdução faz o seu texto circuito e aumenta o nível de interesse do leitor. Parabéns!
    NOTA: +840
    Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
    Rumo ao 1000!

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