Iniciante

Os impasses da alimentação de baixa qualidade na sociedade contemporânea (modelo enem)

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O documentário “Muito além do peso” retrata a realidade da obesidade infantil, em que crianças começam a desenvolver precocemente doenças que só eram observadas na fase adulta, como diabetes, problemas cardiovasculares e depressão. Em paralelo a isso, é notório o aumento de problemas relacionados à má alimentação, no século XXI, o que engloba tanto o desencadeamento de patologias associadas ao sobrepeso quanto à desnutrição. Em vista disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que agravam esse quadro, o qual é motivado pela globalização da indústria alimentícia e aumento do custo de uma alimentação de qualidade.

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os problemas da má alimentação no mundo contemporâneo são acarretados pela globalização intensificadora do consumo de comidas rápidas. Nessa ótica, a Revolução Industrial, das últimas décadas do século XXI, impulsionou o desenvolvimento da indústria alimentícia, a qual facilitou o cotidiano lotado dos cidadãos que não tem tempo de se preocuparem com uma alimentação saudável, assim, buscando pela praticidade, a exemplo dos “fast foods”. Nesse contexto, o IBGE aponta o crescimento de 17% do consumo de sanduíches e pizzas na dieta dos brasileiros, tendo em vista que os mesmos causam inúmeras doenças para a saúde da população. Dessa forma, a rotina da geração Z, gradativamente mais ocupada, os impede de uma boa alimentação que preserve a saúde. 

 

Ademais, é evidente que os problemas da má alimentação também estão relacionados com a falta de capital. Nesse viés, a Revolução Verde, da década de sessenta, possuía como um dos objetivos erradicar a fome no mundo, entretanto, a sua maior produção de alimentos foi destinada à exportação, o que manteve, ou até aumentou, as condições precárias da alimentação nos países. Além disso, o aumento excessivo do preço dos alimentos, com a crise sanitária e econômica no Brasil,  colaborou para o aumento de 80% da ingestão de comidas ultra processadas, como mostra a pesquisa da UNICEF, considerando que esses alimentos apesar de serem mais acessíveis, trazem efeitos extremamente negativos para o organismo e psicológico do indivíduo, tal como a depressão. 

 

Portanto, medidas são necessárias para a resolução desse impasse. É dever do Governo Federal, órgão responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio de programas de distribuição de marmitas, assegurar que todos os estudantes estejam se alimentando adequadamente, a fim de que diminua a frequência de doenças decorrentes da má alimentação ou desnutrição. Junto disso, cabe à Mídia, por intermédio de propagandas, conscientizar toda população sobre a importância de priorizar uma boa alimentação em meio a rotina sobrecarregada, para que a saúde dos cidadãos seja preservada. Somente assim, será possível que a sociedade se destoe do documentário “Muito além do peso”.

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2 Correções

  1. Oi, boa noite, não sou especialista, mas vou tentar corrigir sua redação ^^

    – Introdução: parágrafo bem escrito, com repertório e tese, apesar de um pouco denso.

    – D1: bem escrito, apesar de um pouco superlotado de informações, eu acho melhor citar apenas um repertório por parágrafo, para não fugir da ideia principal, e aqui você citou 2: a revolução industrial (contexto histórico) e o dado do IBGE.

    – D2: novamente, você usou dois repertórios, o que acaba deixando o parágrafo um pouco massivo de ler. Seria melhor você citar somente a revolução verde, colocando ela como causa principal da alta dos preços dos alimentos, ou apenas o dado da pesquisa. Além disso, sempre é interessante trazer exemplos práticos para o texto, deixam ele mais convincente, por exemplo: que alimentos considerados saudáveis ficaram mais caros? Outra coisa é que você poderia aproveitar para fazer um gancho do outro parágrafo, por exemplo: A população consome mais fastfoods porque além deles serem mais práticos, são mais baratos que comidas orgânicas.

    – Conclusão: Bem escrita, contando com os 5 elementos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), eu só tiraria a palavra “desnutrição”, já que você não levantou ela durante o texto, e exemplicaria a “mídia”, por exemplo: TV, Rádio, Redes Sociais, etc.

    – Geral: sua redação está com um excelente repertório, bom uso dos conectivos e boa estrutura do texto dissertativo-argumentativo, no entanto, vocês tem que tomar cuidado com a pluralidade de temas (principalmente no desenvolvimento), porque além de arriscar comprometer a coerência do texto (quanto mais livros você tem, mais difícil é organizar eles na estante, né?), arrisca ultrapassar das 30 linhas.

    ~ Boa sorte s2

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  2. NOTA – 880

    Competência 1 – 200
    – Há alguns erros do uso da vírgula, como no 2° período do paragrafo 2. – encontrei apenas esse, como não há recorrência, não perdeu ponto aqui.

    Competência 2 – 200

    Ótima estrutura de texto.

    Competência 3 – 120

    – Falha na progressão textual: “Nessa ótica, a Revolução Industrial, das últimas décadas do século XXI, impulsionou o desenvolvimento da indústria alimentícia, a qual facilitou o cotidiano lotado dos cidadãos que não tem tempo de se preocuparem com uma alimentação saudável, assim, buscando pela praticidade, a exemplo dos “fast foods”… Nesse trecho “a exemplo dos “fast foods” não parece linkar muito com o período do texto, prejudicando a progressão textual. É necessário caracterizar com mais clareza o tipo de alimento. Ex: “não tem tempo de se preocuparem com uma alimentação saudável, assim, buscando pela praticidade alimentos processados, a exemplo dos “fast foods(…)” Caso contrário a ideia fica muito distante.

    – O dado sobre a revolução verde no segundo desenvolvimento foi desnecessário. Ele ocupou mais da metade do paragrafo e trouxe uma ideia que não foi apresentada anteriormente, nem em sua tese, nem no tópico frasal, se ele acarretasse em um consequência no aumento do preço dos alimentos aria sentido mas não ficou claro no texto. Somente os dados da pesquisa da UNICEF são suficientes, e expressam com clareza o seu argumento.

    Competência 4 – 160

    – Se você usar um conectivo de enumeração antes, deve usar outro depois. (Em primeiro lugar/Em segundo lugar)

    Competência 5 – 200

    Prop. de intervenção bem articulada, que atende aos 5 critérios exigidos.

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