Segundo Augusto Cury, a cultura é fundamental para a identidade de um povo. Nesse sentido, o Brasil é riquíssimo, pois, apresenta ao longo do ano várias festas populares marcantes, como o Carnaval, São João e Rock in Rio. Se por uma lado as festividades são um importante fator econômico, por outro lado, o descarte irregular de lixo nas ruas aliado a violência ocorrida durante esses eventos causam transtornos ao cotidiano dos brasileiros.
Mormente, a cultura além de ser um patrimônio histórico imaterial é também um significativo motor para a economia de uma sociedade capitalista, visto que em meio a esses eventos aumenta exponencialmente o consumo de bens e serviços e a geração de resíduos sólidos. De acordo com dados do site G1, por conta da prática irresponsável e inconsciente dos foliões de jogar lixo na rua ,associado ao número insuficiente de lixeiras, o Rio de Janeiro teve um saldo de 300 toneladas de detritos somente no período do Carnaval.Consequentemente, a coleta de lixo e a varrição ficam sobrecarregadas, contribuindo assim, para a proliferação de doenças e a obstrução dos bueiros e galerias, caso ocorra chuva.
Além disso, cabe ressaltar que a violência é mais um dos impasses que causam incômodos à população. Conforme Platão, grande filósofo grego, uma sociedade ideal deve promover o bem e a felicidade a todos os cidadãos. Porém, essa ideia não se configura ao Brasil, uma vez que o sistema de segurança pública é precário, não dando a devida assistência cotidiana, muito menos em situações festivas,onde tem-se grandes aglomerações de pessoas. Como resultado, é comum a ocorrência de discussões, furtos, assédios e homicídios,o que, por conseguinte, põe em risco o bem- estar dos participantes.
Destarte, para que a população brasileira desfrute de paz e bem-estar proposto no modelo de cidade ideal por Platão, torna-se imperativo que o Estado invista mais na segurança pública do país e aprimore o policiamento nas ruas durante as festas, por meio da intensificação das rondas e a instalação de tendas de denúncia próximas aos eventos, com o intuito de diminuir as infrações. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve promover campanhas de conscientização a respeito do descarte correto de lixo e ampliar a quantidade de lixeiras pelas vias públicas, deixando ao menos 300 metros de distância cada uma. Apenas sobre tal perspectiva, as festividades brasileiras serão mais apreciadas e os cidadãos poderão se divertir com segurança e sustentabilidade.
Caio Pasquini
Correção segundo os critérios ENEM:
1ª = 180/200
2ª = 200/200
3ª = 200/200
4ª = 200/200
5ª = 180/200
nota final: 960
Parabéns! Impressionado com suas ideias e todo o seu repertório. Acredito que falta aprimorar o fluxo dos argumentos, ao longo da dissertação, no entanto o seu rendimento já é surpreendente.
crlf
Bom dia!
Muito obrigado pela sua correção, você fez uma ótima crítica construtiva ao meu texto.
Para fins de reescrita, gostaria de saber quais foram os meus pontos negativos na competência 1 e 5.
Desde já agradeço pela sua atenção 😊. ——————————————————————-_————————_————_——_—_—————————————–
LeoGuedes
Gostei da sua redação. Parágrafos bem estruturados, domínio da norma culta, com boas citações filosóficas e ótimo agente para solucionar a problemática, o Ministério do Meio Ambiente.
Achei desnecessário a citação do site “G1”, poderia contextualizar o que diz o site e dizer com suas palavras.
Por fim, admiro quando determinada citação “dialoga” no decorrer do texto. Você fez isso no desenvolvimento citando a cidade ideal de Platão e depois retornou o respondendo na conclusão. Contudo, acho ainda melhor, quando isso acontece com Introdução e conclusão. Parabéns e perseverança!
Edilainedepaula
Boa noite, gostei do texto, tem um bom vocabulario, fácil entendimento, as citações foram boas, mas a do G1 poderia ser mais explorado, escrevendo o nome do jornalista, daria confiabilidade, sua conclusão estava explicada e detalhada a contento, ficou em geral muito bom, agora é só continuar praticando
Ana Beatriz Marques Fernandes
Parabéns achei sua redação muito boa, no primeiro paragrafo já começou com a alusão filosófica depois já trouxe os problemas que as festas causa. No segundo retomou o paragrafo anterior trouxe dados que comprovam o que você esta dizendo. No terceiro a mesma coisa retomou novamente. E por fim na sua conclusão trouxe novamente a alusão colocou os agentes corretos. Continue assim