Os impactos sociais da pandemia de Covid-19 no Brasil

  • 0

É de fundamental importância frisar que a pandemia no Brasil tem impactos desastrosos para a nossa sociedade, um deles é o aspecto social. De acordo com a pesquisa feita pelo IBOPE, a maioria (82%) concorda que desigualdade social ficou mais acentuada durante este período, como várias outras doenças contagiosas, a propagação do vírus coloca em debate a importância de um projeto coletivo para minimizar a desigualdade social, com o maior comprometimento da população e maior engajamento do governo.
Primeiramente, destaca-se que para combater a desigualdade social provocada pela doença, é preciso de uma ação conjunta, governos e povo, juntos assumindo a responsabilidade com a coletividade, todos enfrentam os mesmos problemas, contudo, alguns sofrem menos os impactos, já que possuem maiores recursos financeiros. A maioria da sociedade brasileira sofre ainda mais com a falta de emprego, fome, é por isso que o povo brasileiro tem que fazer a sua parte, ajudando de forma efetiva para sairmos o mais rápido desta pandemia, respeitando o isolamento quando possível, cuidando de si próprio e dos outros, com ações básicas como o lavar as mãos, uso da máscara, evitar aglomerações.
Na segunda análise será necessário promover ações no combate ao coronavírus, principalmente no que diz respeito à prática de políticas públicas no intuito de minimizar a fome, falta de emprego, problemas inerentes à atual crise. Nas perspectivas de Émile Durkheim, ‘podemos considerar que o avanço da doença é uma anomia’, porquanto contribui para a desintegração social e os mais frequentes conflitos. Contudo, se o processo é coletivo a sociedade precisa ser mais solidária um com o outro.
Portanto, para que esta crise social não evolua ainda mais, é necessário a compreensão de todos os envolvidos. Ademais, o Estado Brasileiro precisa ser o exemplo promovendo uma maciça conscientização da população e principalmente criar planos para o combate aos problemas sociais com incentivos financeiros nas empresas para que elas consigam sobreviver, mantendo os empregos, fazendo com que a economia do país continue produzindo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Na introdução seria bom você deixar mais períodos, ela está muito extensa, acaba cansando o leitor sem pausas e sem delimitação clara de ideias. Essa ideia vale para os outros parágrafos também. Procure na conclusão explicitar mais sobre como resolver a problematica tratada, sem grandes erros ortográficos.

    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 180
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    5. Conclusão: 100

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.