Aprendiz

Os Impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil.

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Historicamente, até meados do século XX, a economia brasileira possuía, principalmente, caráter agroexportador. Porém, a partir do governo Vargas, foram investidos muitos recursos no setor industrial, transformando o lavrador em operário. Apesar da geração de empregos e aparente crescimento econômico, os avanços, nos campos da eletrônica e informática, alteraram a ordem econômica global; dessarte, devido aos investimentos nas universidades e abertura de mercado, por parte dos países desenvolvidos, emergiram os novos agentes da economia globalizada: as empresas de alta tecnologia. Contudo, os governos brasileiros não investiram nesta nova onda econômica, e, hodiernamente, sofrem com a tendência inevitável da desindustrialização, afetando economicamente e socialmente a população.

Em primeiro lugar, devido à diferença de atitude comparado aos países desenvolvidos, atualmente, grande parcela da população brasileira possui renda dependente do setor secundário; isto é um péssimo fato, visto a inexorável propensão deste setor diminuir – segundo dados do IBGE. Deste modo, quando o presente modelo industrial se tornar completamente insustentável, ocorrerá a falência de muitos, podendo acontecer uma recessão financeira nos moldes da crise de 29.

Ademais, caso medidas não sejam tomadas, além da quebra de muitos cidadãos, a arrecadação pública tornar-se-á menor, e pela alta dívida externa e a lei de responsabilidade fiscal, os recursos destinados a educação, saúde e serviços sociais seriam ainda menores, piorando, exacerbadamente, a qualidade de vida de todo o povo brasileiro, aumentando-se a miséria e todas as agruras advindas com ela.

Portanto, é mister que o estado, e outras instituições, tomem providências para superar o atual impasse. Para que se evite uma crise econômica, urge que os governos federais e estaduais apliquem recursos público em outro campo econômico (preferencialmente o tecnológico), diversificando a economia, por meio de decretos e emendas. É necessário também que os servidores públicos, do executivo e legislativo, se atentem a preparar melhor a mão de obra brasileira, não permitindo sua exportação, por meio do aumento de livre-mercado no Brasil. Somente assim o Brasil passará pela inelutável desindustrialização sem sofrer seus impactos negativos, pelo contrário, saindo dela competitivamente no mercado internacional.

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7 Correções

  1. A redação muito bem feita. Coerente com o tema. Porém falta um pouco de atenção nos tópicos frasais, argumentação e conclusão. Poderia ter trazido melhores argumentos ao texto. Fique atento com os erros ortográficos.

    C1: 120 – Apresenta domínio mediano da língua portuguesa.
    C2: 120 – Apresenta o tema de forma previsível.
    C3: 80 – Apresenta fatos e informações sobre o tema, mas de forma desorganizada.
    C4: 120 – Articulação Mediana.
    C5: 80 – Elaboração da proposta de intervenção de modo insuficiente.

    TOTAL: 520

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  2. Você poderia ter utilizado uma linguagem mais simples , mas que ainda fosse formal
    Você poderia ter feito mais alusões históricas
    Você apresentou argumentos de acordo com o tema , isso é muito bom
    você poderia desenvolver mais os dados que você trouxe
    proposta de intervenção boa
    em geral o seu texto está bom !

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  3. C1: 160 Termos bem rebuscados como urge,poderia utilizar uma linguagem mais simples mas que seja formal.
    C2: 140 Compreende um pouco da proposta porém não utilizou muitas alusões históricas
    C3: 140 Apresenta um nivel bom mas sem detalhamento suficiente a respeito da argumentação e pouca autoria textual
    C4: 140 Apresenta recursos coesivos mesmo que ainda insuficientes para uma ótima estrutura textual,parágrafos muito longos,introdução muito grande e desenvolvimento com poucas linhas
    C5: 140 É preciso detalhar mais o modo da segunda ação e faltou a finalidade da 1 ação.
    NOTA : 720

    • 1
  4. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;c2;120 120 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e
    apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;120 pontos: Articula as partes do texto, de forma mediana, com
    inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
    coesivos.
    c5;160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto
    trabalhe e desenvolva melhor seus argumentos sobre o tema deixe mais claro o seu posicionamento sobre o eixo temático
    nota;720

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  5. Seu texto está muito bom! Há apenas algumas falhas de estrutura, sobretudo nos desenvolvimentos, que pregam o uso de tópicos frasais, argumentação e conclusão. Nesse caso, você poderia ter desenvolvido melhor os dados que trouxe, a fim de tornar seus argumentos e repertórios produtivos – essencial para os 200 pontos na competência 2. Além disso, há erros ortográficos: “destinados a educação” tem crase, “recursos público” seria recursos públicos e a preferível que no início de frase você troque o porém por outra conjunção semelhante (entretanto, todavia, no entanto), pois ele é informal e é utilizado no início de frase apenas para efeito dramático.

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: 920

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  6. C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
    mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
    conclusão. 120.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
    ponto de vista. 80.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
    C5: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não
    articulada com a discussão desenvolvida no texto. 80.
    Total: 520

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  7. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;c2;120 120 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e
    apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;120 pontos: Articula as partes do texto, de forma mediana, com
    inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
    coesivos.
    c5;160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto
    trabalhe e desenvolva melhor seus argumentos sobre o tema deixe mais claro o seu posicionamento sobre o eixo temático
    nota;720

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