A desindustrialização é a ação de promover a restrição ou diminuição da capacidade industrial. Efetivando desta forma impactos muito graves para o pais, como aumento dos índices de violência, criminalização, desigualdade social, e crescimento das crises econômicas no Brasil .
No ano de 2020, cerca de 716.000 empresas fecharam suas portas, desde o começo da pandemia da covid 19, segundo dados do IBGE ( instituto brasileiro de geografia e estatística), corroborando deste modo para uma aumento das crises e econômicas, uma vez que 13,9% da população esta desempregada, e também proporcionando o crescimento de violência e criminalização, um vez que sem em situação de vulnerabilidade financeira estão mais propensos a uma vida de crimes e violência, haja em vista que durante a pandemia ouve um aumento de 5% nos índices de violência e criminalidade.
A desindustrialização não afeta apena os meios econômicos e de segurança, mas também, os meios sociais, uma vez que o Brasil é o nono pais mais desigual do mundo, segundos os dados do IBGE. A desindustrialização traz muitos impactos principalmente para os 24,7% da população de baixa renda, e também os 6,5% dos brasileiros que estão em situação de extrema pobreza.
Devido aos fatos mencionados sobre os impactos da desindustrialização no Brasil. E de responsabilidade do governo federal, por meios legais, criar recursos de auxilio a empresas de pequenas, e também campanhas para ajudar as pessoas de baixa renda ou em situação de extrema pobreza, com parceiras de ongs. Fazendo com que os impactos da desindustrialização não venham a ocorrer, diminuindo consequentemente as crises econômicas, a desigualdade social, os índices de criminalidade e violência.
[email protected]
C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão. 120.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista. 120.
C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
C5: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não
articulada com a discussão desenvolvida no texto. 80.
Total: 560
maria.valente
Olá, seu texto apresenta uma boa estrutura e muito potencial, mas senti falta de alguns aspectos importantes para uma redação estilo Enem, como; a ausência de tese no primeiro parágrafo, erros relacionados ao uso da vírgula e falta de concordância.
C1-Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais = 160
C2-Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese, detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo = 120
C3-Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de vista.= 160
C4-Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. = 120
C5-Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto = 120
TOTAL = 680
yEilish
Olá, não sou um bom corretor, nem bom redator, mas darei meu melhor, espero que te ajude. Eu comecarei corrigindo parágrafo por parágrafo, e depois farei umas considerações das suas habilidades.
1°Parágrafo
Beleza, eu entendi o que e a desindustrialização, entendi o que ela pode causar, mas isso é bom ou ruim para você? (essa pergunta que eu fiz é literalmente a tese), então eu senti que não foi muito clara sua tese nessa introdução, o que é bem essencial.
2° Parágrafo
Após o “corroborando”, poderia colocar o “deste modo em vírgulas”, ficando: “corroborando, deste modo, para …”, fica muito mais clean e os corretores valorizam isso.
“… para uma aumento…” eu entendo que digitar aqui pode trazer erros, eu também cometo quando passo para cá, mas de qualquer forma acho que minha função é citá-los.
O período ” um vez que sem em situação de vulnerabilidade financeira estão mais propensos a uma vida de crimes e violência”, esse “um vez que sem” ficou meio estranho, sem sentido, e poderia ter uma vírgula entre “em situação de vulnerabilidade”, do jeito que ficou, ficou muito extenso.
3° Parágrafo
“… não afeta apena os meios”, o correto seria “apenas”.
Como eu já disse, com outros pontos, mas reforçando, naquele trecho “… traz muitos impactos principalmente para os…”, seria legal que esse ‘principalmente’ viesse entre vírgulas.
Você disse que “traz muitos impactos”, eu gostaria muito de ouvir sobre eles, talvez se você citasse só um já ficaria muito bom.
4° Parágrafo
“… da desindustrialização no Brasil. E de…”, eu imagino que você tenha querido dizer: ‘… da desindustrialização no Brasil, é de…”, porém se fosse lá no ENEM eles não iriam considerar a forma correta.
“…, diminuindo consequentemente as crises econômicas,…”, nesse ‘consequentemente’ seria melhor entre vírgulas.
Simples mas cumpriu seu papel.
Você tem aptidão com a escrita, parabéns, gostei do seu uso de dados e repertórios (apesar que seus repertórios foram os dados), mas gostei também da sua coesão, parabéns, está indo no caminho certo. Não esqueça da tese, e buscar mais repertórios. Eu acredito que você vai longe.
C1: 160
C2: 120
c3: 120
c4: 160
c5: 160
Total: 720
Bons estudos.