Iniciante

Os impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil

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Com o advento da Revolução Técnico-Científica, tornou-se cada vez mais evidente a busca pela mão-de-obra qualificada e, consequentemente, menos oportunidade para aquelas pessoas sem especialização. Essa realidade tende a causar impactos econômicos e sociais por meio da desindustrialização, uma vez que não há tanto contingente de indivíduos com “diplomas em mãos”. Assim, cabe destacar não só a carência de investimentos estatal em promover especializações, mas também o advento do trabalho autônomo como os principais causadores de tal entrave.

Sob esse viés, é mister ressaltar a negligência do Ministério da Educação em oferecer à população oportunidades de especialização profissional.  Nesse mesmo ponto de vista, o escritor Johann Goethe afirma que a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos. Paralelo a esse pensamento, pode-se relacionar a lacuna de indivíduos qualificados com o descaso da educação no Brasil junto à falta de coragem dos representantes sociais de reverter esse quadro, visto que há poucas escolas que oferecem cursos capacitantes aos alunos, privando-os, dessa forma, de participarem do mercado de trabalho.

Ademais, o contexto da pandemia fez com que muitos brasileiros passassem a trabalhar por conta própria – causando, dessa maneira, um abandono das indústrias. Além disso, é importante destacar a internet como palco desses “novos empregos”, tal qual ocorre com os influenciadores digitais, escritores, “youtubers”, entre outros tipos de trabalhos autônomos. Destarte, é dever de o Estado criar alianças entre esses trabalhadores com as indústrias, visando evitar a completa desindustrialização no Brasil.

Portanto, as ofertas de especializações devem ser estimuladas e a demanda por trabalhos independentes integradas às empresas. Para isso, urge que o Ministério da Educação, ofereça aos brasileiros cursos profissionalizantes, por meio de aulas aos finais de semanas nas escolas – com profissionais qualificados nas áreas disponibilizadas no curso. Tal projeto terá como finalidade integrar diferentes indivíduos especializados nas zonas trabalhistas exigidas nas indústrias. Feito isso, o quadro de desindustrialização tenderá a reverter – prosseguindo, nesse sentido, com a Revolução Técnico-Científica.

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1 Correção

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta( 200)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (200)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (160)
    Nota:960

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