Os impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil (corrijo de volta)

  • 1

O filme “Jogos Vorazes” narra a história de Panem, uma cidade que possui doze distritos distintos entre si: enquanto uns são extremamente industrializados e modernos, em outros ainda predomina a vida campestre. Semelhantemente, na contemporaneidade, a desigualdade tecnológica também está presente, desta vez, escancarada pela desindustrialização, sobretudo em países subdesenvolvidos como o Brasil. Nesse sentido, torna-se indubitável debater acerca de como a crise financeira e a falta de matéria-prima nas empresas estão relacionadas com a baixa industrial no país.

Convém ressaltar, a princípio, que a desindustrialização está diretamente ligada ao deficit financeiro nacional. Nessa perspectiva, pode-se citar o conceito de Balança Comercial, que surgiu durante o mercantilismo do século XVIII, este afirma que para haver lucro financeiro, deve-se exportar mais do que importar. Entretanto, a baixa produção industrial brasileira não permite que isto aconteça: apesar do Brasil ser um grande agroexportador, o país precisa importar a maior parte dos produtos modernos de outras nações. Dessa forma, o deficit econômico acarreta em uma desvalorização da moeda e uma posterior crise financeira, além do aumento dos preços para a população.

Outrossim, a baixa quantidade de produção em larga escala também interfere na quantidade e qualidade de matéria-prima. Nesse viés, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos, cerca de 95% dos insumos farmacêuticos precisam ser comprados fora do país para atender à demanda da população. Com isso, vários casos demonstram a falta de infraestrutura na produção interna, principalmente durante a pandemia da Covid-19, tais como a lenta vacinação em solo brasileiro e as recentes faltas de oxigênio em Manaus. Assim, a desindustrialização no país prejudica a sociedade no que se refere à saúde e demais áreas que precisam das industrias.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas com o intuito de acelerar o processo de industrialização de forma integral no Brasil. É preciso que o Ministério da Economia reduza a exportação e incentive o mercado interno, por meio de acordos econômicos com outras nações e a redução burocrática e tarifária para as empresas, com o intuito de regular a balança comercial do país e atender as demandas sociais e financeiras da população. Por meios como esses, será possível frear os impactos da desindustrialização nacional e não se assemelhar a casos como o de “Jogos Vorazes.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua introdução está muito bem estruturada, apresentando a contextualização, a explicação do tema e a tese. Além dos erros ortográficos, não há nada que deste parágrafo.

    Seu desenvolvimento também está bem estruturado. Entretanto, é eminente que você argumente em cima de seus repertórios, utilizando, por exemplo, expressões como “visto que”, “dado que”, “uma vez que”, etc. Isso torna seus repertórios produtivos e, dessa forma, você tem mais chances de fechar a competência 2.

    Sua conclusão apresenta a proposta de intervenção incompleta, faltando apenas o detalhamento para concluir com sucesso a competência 5.

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 160

    Nota: entre 880 e 920 provavelmente.

    Parabéns pelo seu texto! Continue assim que você alcançará suas metas.

    • 0
  2. Oi! então, eu observei alguns erros na sua redação, aí estão eles:

    • No primeiro parágrafo ao invés de “baixa industrial no país”, o correto seria “baixa industrialização no país.”
    • No segundo parágrafo o ‘este’ deveria ser trocado por ‘esse’ pois se refere a um termo já mencionado: “que surgiu durante o mercantilismo do século XVIII, ESSE afirma […]”.
    • No terceiro parágrafo, se você colocasse o artigo ‘as’ na última frase ficaria mais compreensível: “[…] a sociedade no que se refere à saúde e AS demais áreas que precisam das indústrias.”
    • Ainda no terceiro parágrafo, faltou o acento na última palavra: ‘industrias’ .
    • Há a falta do fechamento de aspas no final de Jogos Vorazes no último parágrafo.
    #Nota: o que eu coloquei em maiúsculo é para destacar as correções

    Comentário Extra (porque sim!): Fora esses pequenos erros, sua redação tá MUITO bem estruturada, você desenvolveu as duas teses em ambos os desenvolvimentos e ainda deu uma proposta de intervenção totalmente completa, realmente parabéns, Ah! e ainda não sou boa em dá notas, mas espero que essas correções tenham ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.