Inicialmente, a curta-metragem Happiness de Steve Cutts, mostra-se o exagero e vício do consumismo das personagens. Nessa perspectiva, ocorre com os jovens, por meio dos jogos eletrônicos. Os adolescentes usam tais jogos de forma descontrolada e, além disso, prioriza essa atividade por um longo período do dia. O que afasta-se de tarefas esseciais para o desenvolvimento desses indivíduos. Dessa forma, provoca a ausência do avanço profissional e educacional. Além de ocassionar a influência dos jogos nas atitudes dessas pessoas.
Nessa acepção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, foi declarado que o vício dos jogos eletrônicos é um transtorno de saúde mental. Dessa forma, é necessário um suporte para auxiliar esses jogadores, com a finalidade de prevenir tal doença, para não afetar a vida social e a intelectual desses jovens. Além disso, outro impacto é a falta de responsabilidade dos jogadores. Como verifica-se na série animada Oswaldo, no episódio “Ação e Games”,a qual o protagonista fica obcecado por um tipo de jogo e, por isso, o adolescente não cumpri em devolver o “game”, que é alugado. Desse modo, esses jovens impõem comportamentos que são inaceitáveis perante a sociedade.
Ademais, essas pessoas são influenciadas pelo conteúdo no jogo que praticam, principalmente em assunto que conduz a violência e a agressividade. Como por exemplo, o acontecimento que ocorrera no município de Suzano, em São Paulo. Dois jovens fizeram uma atrocidade na escola local, como se estivessem dentro de um jogo. E motivados a executar a missão de um jogo eletrônico. Embora, os ” games” têm afetado os jogadores, segundo as notícias do site O Povo, foi criado o jogo “memória fortaleza”, com a finalidade de apresentar a história dessa cidade. Conteúdos desse jogo contribui para que não haja impacto para os adolescentes.
Conclui-se, que deve criar medidas, a fim de não ocorrer o exagero dos jogos, como a do consumismo, apresentado na curta-metragem Happiness. Cabe a família estimular os filhos a ter uma programação regular, com a finalidade de monitorar o uso excessivo dos jogos. Ademais, atribui ao Ministério da Educação elaborar a criação de “games” educacionais, para que os alunos possam adquirir tais divertimentos que incentivam a aprendizagem. Só assim, os jogos eletrônicos serão benéficos para os jovens.
ShuDoutor
Os impactos dos jogos serão finalizados?
Compartilhar
Alhicie
Vamos lá, sua redação apresenta informações extremamente importantes, mas senti falta da estrutura, do primeiro para o segundo parágrafo não tem conexão o que deixa a sensação de falta de informação , de uma abordagem mais clara e detalhada sobre o que você ia falar.
Cuidado com a palavra “inaceitável” seria legal procurar uma outra para correlacionar seu texto
E por fim sua proposta de intervenção faltou alguns dados importantes como: como a família irá fazer essa programação e esse controle (faltou mínimos detalhes) e algo que seria interessante falar seria de que maneira os jovens teriam acessos a esses jogos educacionais, ele seria abrangente a todos? (Apenas um complemento)
No demais, espero ter ajudado, não sou expect mas quis ajudar. Parabéns pela redação!