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OS IMPACTOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA VIDA DOS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE

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Na série britânica Black Mirror, em um de seus episódios é apresentada a história fictícia de dois amigos que se apaixonam dentro de uma realidade virtual, induzida por um jogo de videogame. Nesse sentido, a prática desses jogos digitais em nosso tempo traz liberdades semelhantes, que permitem a inclusão e a quebra de paradigmas. Apesar disso, são diversos os problemas que tais jogos impulsionam em nossa sociedade, sobretudo pelo vício que é gerado  e a cultura por vezes preconceituosa refletida nestes.

Primeiramente, a menor prática de atividade física, por vezes ocasionada pelo vício em jogos eletrônicos, acaba por tornar-se um sério risco de saúde pública. Além disso, a liberdade proporcionada por tais brincadeiras digitais torna-se um melhor atrativo, na medida em que a sociedade tende a querer relaxar cada vez mais seus laços afetivos, segundo o próprio filósofo Zygmunt Bauman. Nesse viés, o mundo dos “games” tende a ter uma facilidade não encontrada em outras atividades mais “arriscadas”: a de ligar-se e desligar-se, na medida que lhe convém.

Além disso, muitos jogos carregam consigo uma cultura preconceituosa, na medida em que são, em sua maioria, produzidos por homens e para homens. Entretanto, esta é uma tendência em declínio visto que, segundo a revista Abril, 58% dos “gamers” são mulheres, que começam também a ocupar os lugares que lhes são devidos no mundo dos desenvolvedores, trazendo assim uma maior diversidade ao ambiente. Todavia, a violência permanece uma tendência em alta neste mercado e, segundo autores como Unlmann e Swanson, podem trazer à tona comportamentos agressivos por parte dos jogadores.

Portanto, algo deve ser feito para mitigar o problema, e o Ministério da Educação deve promover e divulgar atividades coletivas mais interessantes e abertas nas escolas de todos os níveis de ensino, de modo a incentivar uma maior participação e diversidade de alunos. Nesse caminho, também devem acontecer campanhas de conscientização acerca das práticas saudáveis do videogame, englobando tanto alunos, quanto responsáveis. Ademais, também é necessário a divulgação e incentivo financeiro de eventos e oficinas sobre programação, voltadas principalmente ao público feminino das escolas. Por conseguinte, pode-se ter em um futuro não tão distante um Brasil mais livre de estigmas, sejam eles dentro ou fora do mundo dos jogos.

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2 Correções

  1. Introdução:
    – Bom repertório
    – “a prática desses jogos digitais em nosso tempo traz liberdades semelhantes”
    Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação. Recomendo você usar “na atualidade”, ” nos dias hodiernos”, “nos dias atuais”, “Hoje em dia”, “na contemporaneidade”.
    – Teses: “sobretudo pelo vício que é gerado e a cultura por vezes preconceituosa refletida nestes.”

    Desenvolvimento 1 e 2
    – Argumentação superficial e centrados no texto de apoio

    Intervenção
    – “Portanto, algo deve ser feito para mitigar o problema, e o Ministério da Educação deve promover e divulgar atividades coletivas mais interessantes e abertas nas escolas de todos os níveis de ensino, de modo a incentivar uma maior participação e diversidade de alunos.

    Reescrita
    Portanto, algo deve ser feito para mitigar os problemas que abrange os jogos eletrônicos. Assim, o Ministério da Educação deve promover….”

    Agente: Ministério da Educação
    Ação: promover e divulgar atividades
    Meio: ?
    Modo: ?
    Finalidade: Incentivar uma maior participação
    Detalhamento: ” também devem acontecer campanhas de conscientização acerca das práticas saudáveis do videogame, englobando tanto alunos, quanto responsáveis… também é necessário a divulgação e incentivo financeiro de eventos e oficinas sobre programação, voltadas principalmente ao público feminino das escolas.”

    C1: 160 – Falhas eventuais.
    C2: 120 – Cópia de um trecho do texto motivacional.
    C3: 120 – Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas ainda centrados apenas nos argumentos propiciados pelos textos de apoio.
    C4: 160 – Algumas inadequações.
    C5: 120 – Proposta de intervenção incompleta.

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  2. Olá como está?
    Sua redação ficou boa!
    Evite escrever em primeira pessoa, nesse caso pode ser que perca pontos recomendo que escreva em terceira pessoa, nos trabalhos argumentativos isso torna o texto mais objetivo e menos pessoal.
    O desenvolvimento da sua redação está superficial.
    Continue praticando!

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