Na série britânica Black Mirror, em um de seus episódios é apresentada a história fictícia de dois amigos que se apaixonam dentro de uma realidade virtual, induzida por um jogo de videogame. Nesse sentido, a prática desses jogos digitais em nosso tempo traz liberdades semelhantes, que permitem a inclusão e a quebra de paradigmas. Apesar disso, são diversos os problemas que tais jogos impulsionam em nossa sociedade, sobretudo pelo vício que é gerado e a cultura por vezes preconceituosa refletida nestes.
Primeiramente, a menor prática de atividade física, por vezes ocasionada pelo vício em jogos eletrônicos, acaba por tornar-se um sério risco de saúde pública. Além disso, a liberdade proporcionada por tais brincadeiras digitais torna-se um melhor atrativo, na medida em que a sociedade tende a querer relaxar cada vez mais seus laços afetivos, segundo o próprio filósofo Zygmunt Bauman. Nesse viés, o mundo dos “games” tende a ter uma facilidade não encontrada em outras atividades mais “arriscadas”: a de ligar-se e desligar-se, na medida que lhe convém.
Além disso, muitos jogos carregam consigo uma cultura preconceituosa, na medida em que são, em sua maioria, produzidos por homens e para homens. Entretanto, esta é uma tendência em declínio visto que, segundo a revista Abril, 58% dos “gamers” são mulheres, que começam também a ocupar os lugares que lhes são devidos no mundo dos desenvolvedores, trazendo assim uma maior diversidade ao ambiente. Todavia, a violência permanece uma tendência em alta neste mercado e, segundo autores como Unlmann e Swanson, podem trazer à tona comportamentos agressivos por parte dos jogadores.
Portanto, algo deve ser feito para mitigar o problema, e o Ministério da Educação deve promover e divulgar atividades coletivas mais interessantes e abertas nas escolas de todos os níveis de ensino, de modo a incentivar uma maior participação e diversidade de alunos. Nesse caminho, também devem acontecer campanhas de conscientização acerca das práticas saudáveis do videogame, englobando tanto alunos, quanto responsáveis. Ademais, também é necessário a divulgação e incentivo financeiro de eventos e oficinas sobre programação, voltadas principalmente ao público feminino das escolas. Por conseguinte, pode-se ter em um futuro não tão distante um Brasil mais livre de estigmas, sejam eles dentro ou fora do mundo dos jogos.
M4Y
Introdução:
– Bom repertório
– “a prática desses jogos digitais em nosso tempo traz liberdades semelhantes”
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação. Recomendo você usar “na atualidade”, ” nos dias hodiernos”, “nos dias atuais”, “Hoje em dia”, “na contemporaneidade”.
– Teses: “sobretudo pelo vício que é gerado e a cultura por vezes preconceituosa refletida nestes.”
Desenvolvimento 1 e 2
– Argumentação superficial e centrados no texto de apoio
Intervenção
– “Portanto, algo deve ser feito para mitigar o problema, e o Ministério da Educação deve promover e divulgar atividades coletivas mais interessantes e abertas nas escolas de todos os níveis de ensino, de modo a incentivar uma maior participação e diversidade de alunos.
Reescrita
Portanto, algo deve ser feito para mitigar os problemas que abrange os jogos eletrônicos. Assim, o Ministério da Educação deve promover….”
Agente: Ministério da Educação
Ação: promover e divulgar atividades
Meio: ?
Modo: ?
Finalidade: Incentivar uma maior participação
Detalhamento: ” também devem acontecer campanhas de conscientização acerca das práticas saudáveis do videogame, englobando tanto alunos, quanto responsáveis… também é necessário a divulgação e incentivo financeiro de eventos e oficinas sobre programação, voltadas principalmente ao público feminino das escolas.”
C1: 160 – Falhas eventuais.
C2: 120 – Cópia de um trecho do texto motivacional.
C3: 120 – Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas ainda centrados apenas nos argumentos propiciados pelos textos de apoio.
C4: 160 – Algumas inadequações.
C5: 120 – Proposta de intervenção incompleta.
Ana22
Olá como está?
Sua redação ficou boa!
Evite escrever em primeira pessoa, nesse caso pode ser que perca pontos recomendo que escreva em terceira pessoa, nos trabalhos argumentativos isso torna o texto mais objetivo e menos pessoal.
O desenvolvimento da sua redação está superficial.
Continue praticando!