Os impactos dos influenciadores digitais no desenvolvimento das crianças

  • 2

Consumo excessivo de redes sociais por crianças

Pierre Lévy, filósofo polonês, aborda em um de seus livros o fato de que “na sociedade não existe mais separação entre o que é real e o que é virtual”, as crianças do mundo contemporâneo não são capazes de distinguir aquilo que é virtual, observado nas telas de smartphones, da realidade que vive. Muitos dos pais preferem absterem-se do trabalho de cuidar de seus filhos, levando-os a utilização precoce de celulares para fins de entretenimento. Gerando sérios problemas futuros no desenvolvimento da criança.

Observa-se que o primeiro contato entre as redes sociais e o infante origina-se do relaxamento e despreocupação dos pais com seus filhos. Tendo como base o cansaço e estresse que uma criança causa, seus responsáveis optam por oferecê-las algo que prenderá sua atenção. Com isso, esses infantes possuem acesso a diversos conteúdos infantis, dentre eles brinquedos, influenciando na criança uma precoce ideia de consumismo, querendo adquirir a mesma realidade do influenciador digital que está assistindo.

Ademais, as crianças tendem apossuir um comportamento alterado daquele vivido no dia a dia, gerando graves problemas em seu desenvolvimento. Devido à influência comportamental derivada do influenciador digital, grande parte das crianças procura apresentar maneiras de viver iguais aos de seus “ídolos”, mudando seus hábitos alimentícios, seu modo de se expressar e etc. Assim, adquirir em excesso o conteúdo apresentado pelo influenciador digital pode gerar na criança compulsão e ansiedade, devido ao momento em que este conteúdo é de certa forma limitado.

Portanto, medidas são necessárias para que seja resolvido o excesso do consumo de redes sociais por crianças e contato virtual com influenciadores digitais. Cabe à mídia promover propagandas alertando os perigos da internet, pois assim os pais estarão mais atentos em que seus filhos estão acessando. Para que as crianças possam desfrutar de uma infância mais saudável e segura, em contato com o mundo real.

Compartilhar

3 Correções

  1. Texto muito bom!
    Porém, na minha opinião, acho que ainda daria para acrescentar mais informações na sua conclusão, para que fique completa, e ter cuidado com certas palavras e frases muito longas, isso pode acabar confundido o leitor. Fora, isso, para mim a introdução e o desenvolvimento ficaram ótimos!
    Adorei a sua referência com uma alusão filosófica no primeiro parágrafo!🙃

    • 0
  2. Concordo com a correção do outro colega… Texto muito bem redigido, mas você pode melhorar a parte da argumentação para dar um embasamento mais sólido e confiável a sua tese que você desenvolveu nos parágrafos 2 e 3. Sempre que você terminar o texto se atente para a gramática, corriga pontuações, concordâncias, como em “Preferem absterem-se”… É locução verbal, só o primeiro verbo, auxiliar, é flexionado.

    • 0
  3. Redação bem redigida, com poucos desvios gramaticais (que suponho ser erros ao digitar); boa separação dos parágrafos e alusão filosófica na introdução, que não foi introduzida aleatoriamente.
    Uma observação sugestiva é que deixe claro os seus argumentos logo no 1°parágrafo, para facilitar para o corretor os localizar. E, use também alusões para embasar os seus argumentos, sejam eles da proposta de redação, filosóficas, históricas…
    Cuidado com os períodos longos!!!!!
    Por fim, para uma conclusão bem feita, não se esqueça de “responder” as seguintes perguntas:
    *Agentes (um em parceria com o outro);
    *Ação: o que será feito;
    *Modo: como será feito;
    *Detalhamento da ação;
    *Finalidade.
    E reiterando que NÃO é necessário a abordagem de intervenção dos dois argumentos/causas. Apenas uma é necessária. Por isso, capriche :)
    Espero ter ajudado!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.