Os impactos dos influenciadores digitais na formação de opinião dos brasileiros

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No livro “De Gutenberg à internet”, Henrique Gandelman, médico e escritor, discute a respeito dos conceitos básicos da internet e como agem para modificar a opinião pública por meio de seus poderes. No quadro contemporâneo, entretanto, a obra de Gandelman traz reflexões de um mundo globalizado que se assemelha à vida do brasileiro: o poder de influência pública e a manipulação parcial, que contribuem para perpetuar a sociedade em uma grande bolha social. Necessita-se, portanto, a compreensão das causas e efeitos dessa problemática.

Primordialmente, convém destacar que a alteração opinativa do público conectado ao mundo cibernético age em função do influenciador e seu status social. A esse respeito, o caso recente que envolve o policial militar Gabriel Monteiro, também influenciador digital, com o ex coronel da Polícia Militar Estadual do Rio de Janeiro (PMERJ), Ibis Pereira, causou repercussão devido a questionamentos feitos por ambos, o que acabou por dividir os internautas. No entanto, a autoridade e respeito que ambos detêm, faz com que se apoderem desses recursos para mudar a opinião de seus seguidores a seus favores.

Consequentemente, nota-se a manipulação do público em razão da parcialidade, em que o indivíduo se limita da informação e prejudica seu senso crítico. Acerca dessa premissa, o filósofo francês Jean Besnier afirma que a globalização veio para facilitar a realidade do homem. Analogamente, uma sociedade globalizada ociosa que não busca se atualizar, priva-se das informações e afeta em seu desenvolvimento crítico. Nesse sentido, é intolerável que tal consequência persista. Exige-se, portanto, medidas interventivas.

É necessário, diante do exposto, que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com os influenciadores digitais, alertar o corpo social por meio de projetos de leituras em escolas e universidades. Tal ação funcionará periodicamente, com momentos de leituras coletivas e debates sobre livros a escolha da coordenação pedagógica a fim de despertarem a curiosidade dos alunos e universitários, promovendo, assim, a formação de opiniões. Dessa forma, com indivíduos pensadores e capazes de opinar sobre algo de acordo com seu pensamento, a sociedade irá contra aos impactos descritos por Gandelman, estes que, em maior causa, elevam o risco de manipulação.

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3 Correções

  1. Olá! Tudo bem? Ótimo texto! Apenas algumas observações:
    • seu primeiro parágrafo de desenvolvimento está muito dissertativo e pouco argumentativo! Desenvolva mais o argumento!
    • É apenas Ministério da Educação (MEC) o Ministério da Cultura foi instinto e ano passado e suas atribuições foram incorporadas pelo Ministério da Cidadania.

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  2. Introdução .
    Precisa melhorar a forma de como você irá aborda seu tema, tente colocar um filme na introdução com aspectos que fale sobre o tema que lhe foi oferecido.
    Desenvolvimento 1.
    VOCÊ deu uma pequena desviada do contexto do pedido no tema (LEMBRE-SE IMPACTOS)
    Desenvolvimento 2.
    Abordagem completa.
    Conclusão.
    Conclusão perfeita.

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  3. Oi, Marcos. Quanto tempo, hein?! Gostei bastante do tema que você escolheu, pois ele é bem ativo em nossa sociedade. Segue a correção:
    ***SE POSSÍVEL, PEGUE SUA REDAÇÃO E, ENQUANTO LÊ ESSA CORREÇÃO, VÁ DANDO AQUELA ”OLHADINHA” NELA.***
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    INTRODUÇÃO: Gostei muito dela, porque você soube apresentar bem sua ideia para nós, leitores. Ademais só te indico um pouco mais de pré-argumentação (MODELO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA; TESE, PRÉ- ARGUMENTAÇÃO), após a sua tese ( em que você aponta o ”culpado” pelo problema) tente fazer uma prévia de seus argumentos, simplesmente dizendo o porquê da sua opinião.
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    DESENVOLVIMENTOS 1-2: Acho que você se perdeu um pouco aqui (principalmente no 2),porque várias informações eu ”peguei” no ar, sabe?! Como, por exemplo, no D2, quando você fala da globalização, porque eu deduzi sozinha que ela tinha relação com o problema, sendo que você deveria ter me explicado isso. Entende?! O D1 poderia ser um pouco mais argumentativo. DICA DE MODELO PARA D1;D2: D1= CAUSAS DO PROBLEMA; D2= CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA ( ENTE ESTABELECER AO *MÁXIMO* UMA LIGAÇÃO ENTRE ESSES DOIS PARÁGRAFOS).
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    CONCLUSÃO: Não tenho nem o que falar! Ela está ótima e também segue uma linha de raciocínio. OBS: EU MUDARIA A SUA PRIMEIRA EXPRESSÃO ”É NECESSÁRIO” POR ALGO MAIS FORMAL, COMO, ”EM SUMA”. Mas isso é algo dispensável, ok? Se você preferir deixar assim não tem problema.
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    Não costumo dar nota em minhas correções, mas às vezes é necessária a avaliação ”formal” de algo, por isso irei dar a minhas SUPER SIMPLES nota. ; D
    NOTA FINAL: 890
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    Espero ter te ajudado! Bjo.

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