Após a Revolução Industrial, no século XVIII, o modo de estilo de vida da população mundial foi alterada. Desse modo, os alimentos industrializados passaram a ser consumidos em grande escala, devido a praticidade. Contudo, contribuiu para o aumento da obesidade e doenças crônicas da sociedade. Ademais, fatores como a propagandas pela mídia e a falta de educação podem influenciar no cardápio alimentar das pessoas.
É inegável, que a publicidade impulsionou o consumo por alimentos industrializados. Os anúncios dos “fast good” se torna uma tentação para as pessoas e viáveis para os que tem uma rotina corrida e não tem tempo para fazer uma refeição saudável. Por conseguinte, doenças são ocasionadas e aumentadas. De acordo com a OMS, em 1975, calcula-se que 11 milhões de adolescentes eram obesos. Em 2016, o número saltou para 124 milhões.
Em segunda nálise, é válido ressaltar que as instituições públicas não são preparadas a ensinarem e nem orientar sobre reeducação alimentar para aos alunos.Sendo que, é fundamental desde a infância o indivíduo se adaptar a uma vida saudável, já que, segundo o autor Leonel Brizola, “Uma criança só pode aprender quando se nutre, e não quando está cheia de parasitas.” Outrossim, de acordo com o VejaSaúde, menos de 40% dos jovens incluem verduras e hortaliças nas refeições. Visto isso, é essencial que esse cenário seja alterado.
Levando-se em conta o que foi observado, faz se necessário que o Governo crie leis para as empresas alimentícias, para que haja redução de substâncias maléficas nos alimentos, para não colocar em risco a saúde da população. Ademais, o Ministério de Educação juntamente com nutricionistas, deve promover palestras nas escolas, e orientar aos alunos por meios de dietas, sobre alimentos indispensáveis para um estilo de vida mais saudável. Só assim, os impactos de alimentos ultraprocessados seriam reduzidos.
RaianaMG
Olá, boa tarde, tudo bem?
1.Adorei a citação a Revolução Industrial, é um coringa, pode ser usada em diversos temas, questões trabalhistas, exploração, êxodo rural, formação das grandes cidades, saneamento, exploração de recursos naturais, trabalho infantil, etc;
2.”propagandas” não deveria está no plural;
3.Você precisa colocas o significado da OMS;
4.Acredito que os dados do ano de 1975 e 2016 poderiam estar no mesmo período;
5.Foi muito bom o uso do dado, deixoi seu texto bem embasado;
6.Gostei bastante da citação do autor;
7.Novamente um dado que deixou seu texto bastante embasado;
8.Eu acho que sua conclusão poderiam também ter como agente, no caso uma colaboração, de nutricionista e do Ministério da Saúde,
Bruna Amaral
Sua redação ficou impecável, maravilhosamente boa. Usou uma alusão histórica altamente atual e que tem seus impactos presentes nos dias atuais, Utilizou bem a vírgula e normas gramaticais. A sua tese ficou bem dividida entre os dois parágrafos, isso deixa a leitura mais organizada e simples, algo bem importante. Os dados que você usou mais a citação deixou sua redação muito rica, com um ar de conhecimentos diverso, história, saúde e políticas públicas.
Sua conclusão ficou muito boa, a proposta ficou alcançável e viável, se tivesse colocado a intervenção de apenas um órgão teria ficado maravilhosa também, como ficou agora. Falou o objetivo, como, quem e reafirmou o problema, ótimo.