Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu, em suas obras, uma “teologia do traste”,cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática dos impactos do lixo eletrônico no meio ambiente, que se encontra silenciada no Brasil. À vista disso, destacam-se a displicência escolar e a omissão do Estado como causas dessa adversidade.
Diante desse cenário, é possível observar que a lacuna educacional potencializa o impasse. Nesse sentido, para Paulo Freire, educador brasileiro, as instituições escolares precisam abandonar a metodologia tecnicista, dando lugar à construção transformadora, embasada na conscientização social. No entanto, os espaços educativos, por vezes, ao passo que priorizam o conhecimento técnico, não preparam os indivíduos para preservarem o meio ambiente para as futuras gerações, o que, por conseguinte, ocasiona comportamentos danosos à ambiência, a exemplo do descarte inapropriado de lixo eletrônico. Dessarte, a fim de ir ao encontro do pensamento de Freire, a conduta escolar precisa ser repensada urgentemente.
Ademais, urge ressaltar a negligência governamental como agravante do revés. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, não se aplica à conjuntura hodierna, uma vez que as autoridades governamentais não agem para criar ações que resolveriam a situação do lixo eletrônico, como o incentivo à reutilização dos aparelhos tecnológicos, atitude a qual diminuiria consideravelmente o entulho digital no país. Logo, enquanto não houver uma ressignificação desse árduo panorama, manter-se-á em vigor esse problema socioambiental no Brasil.
Isso posto, torna-se primordial mobilizar ações para atenuar o descarte incorreto do E-lixo no meio ambiente. Desse modo, as escolas – responsáveis pela transformação social – devem combater a omissão educacional, por meio de projetos pedagógicos, como palestras e oficinas sobre os lixos eletrônicos. Essa iniciativa terá a finalidade de romper a inércia estatal e de garantir que o Brasil seja uma nação responsável e, de fato, livre dos impactos ambientais gerados pelo abandono inadequado de lixos tecnológicos. Assim, a ideia do poeta Manoel de Barros poderá ser convertida em realidade.
Camile oliveira
Parabéns!! Sua redação apresenta todas as competências propostas pelo enem, com estratégias argumentativas, citações e proposta de intervenção. Além disso, não teve fuga do tema. O assunto foi abordado de maneira clara e formal, o uso de pontuações no texto também estão corretos. Continue assim!!
LuisLopes
Redação impecavél, realmente você fez um bom trabalho.
Construção as ideias está otimo, a estrutura exigida pelo Enem está foi seguinda e as ideias/contextualização se encaixou perfeitamente no tema.
Continue seguindo esse “modelo”!
LeticiaBF
Gostei da introdução e consegui identificar sua tese.
Fez bom uso dos conectivos.
A última frase do seu D2 está um pouco confusa de entender na minha opinião, tive que ler duas vezes e ainda não sei se fez sentido para mim.
Gostei do repertório que usou, achei super pertinente a obra “Leviatã” para embasar o agumento do descaso estatal, porém acho que poderia ter sido melhor trabalhado.
Na sua conclusão creio que seria interessante colocar uma medida realizada pelo governo, como campanhas publicitárias, visto que uma das causas do problema é a inobservância do mesmo.
Parabéns e continue treinando !!
elizasolanum
Oii!
(Eu considerei o título como o tema da redação, ok?)
Competência 1 – 200 pontos
Apresenta bom domínio da linguagem formal com poucos desvios gramaticais.
Competência 2 – 160 pontos
Você usou bons repertórios, mas, parece que seu desenvolvimento 1 e 2 tratam-se do mesmo assunto: negligência da conscientização sobre o lixo eletrônico. Você não discutiu sobre o assunto do título, quais são os impactos do lixo eletrônico no meio ambiente? Poderia ter falado sobre isso no desenvolvimento 1 e deixado o argumento da displicência da escola e Estado pro 2.
Competência 3 – 160 pontos
Seus argumentos foram bons, porém, faltou argumentar sobre o principal: os impactos causados)
Competência 4 – 160 pontos
Você articulou bem com o uso de conectivos, mas ainda acho que pecou na falta em algumas ocasiões. Alguns conectivos que você usou poderiam ser postos no começo da sentença.
Competência 5 – 200
Excelente conclusão. Apresentou uma proposta de intervenção completa.
Sua redação ficou muito boa, você apresentou bons argumentos mas desviou do foco principal, caso contrário, teria ficado perfeita.
NOTA: 840
Continue escrevendo! <3