Com o advento da Revolução Industrial, o mundo sofreu intensas mudanças, como as melhorias científicas e avanço da tecnologia, estas alterações melhorou significativamente o modelo de vida brasileira. Entretanto, associado aos avanços tecnológicos, o consumismo cresceu de maneira excessiva, já que as mídias passaram a influenciar diretamente sobre o padrão da sociedade no qual todos querem está incluso. Devido a isto, as necessidades de obter materiais desnecessários causam impactos irreversíveis no meio ambiente.
Em primeira análise, é notório na sociedade atual que as pessoas fazem o possível para estarem situadas dentro dos padrões impostos pelas mídias. Diante disso, no seriado Rebelde Mexicano, uma das protagonistas a Mia, através do seu papel de “menina mimada” e garota mais popular da escola, demonstra como a maioria da elite funciona, ela nunca repete uma roupa, julga e menospreza aqueles que se vestem mal. Contudo, fora do universo cinematográfico é perceptível que a classe alta consume de forma exorbitante e desnecessária, e em vista disso a classe média tenta se inserir no mundo da elite, agindo do mesmo jeito.
Em segunda análise, é válido ressaltar que o consumismo é necessário, mas o problema ocorre quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio do planeta. Segundo o relatório Planeta Vivo 2008, as pessoas consomem 30% a mais do que o planeta consegue repor, desta forma é apropriado destacar a ideia do Karl Marx, ele dizia que uma das consequências da alienação era o “fetichismo da mercadoria” que significa tornar um produto supérfluo em necessário. Logo, é visível que a sociedade se tornou “cega” para os seus atos consumistas e para a exploração do planeta.
Portanto, é necessário que o Governo através das próprias mídias digitais como “instagram” e “facebook” faça postagens a fim de explicar como o consumo exagerado atua no meio ambiente para conscientizar a população e diminuir os números de compras desnecessárias. Além disso, é essencial que o Governo por meio de uma lei que obrigue as escolas a apresentarem aulas para educação ambiental com a finalidade de aumentar as práticas sustentáveis para que os cidadãos passem a compreender sobre sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente. Assim, podendo usufruir das transformações ocorridas durante a Revolução Industrial de forma consciente e comprando apenas o necessário.
Glaucian
Vou corrigir a redação por partes, tudo bem? vamos lá!
Com o advento da Revolução Industrial, o mundo sofreu intensas mudanças, como as melhorias científicas e avanço da tecnologia, estas alterações melhorou significativamente o modelo de vida brasileira( veja que brasileira deve concorcar com modelo>>> modelo brasileiro) . Entretanto, associado aos avanços tecnológicos, o consumismo cresceu de maneira excessiva, já que as mídias ( como as mídias fazem isso? imaginei que iria explorar elas nos desenvolvimentos, mas não vi nem falar de mídias lá)passaram a influenciar diretamente sobre o padrão da sociedade no qual todos querem está (estar – o verbo não estar conjugando nada, deve ficar no infinitivo) incluso. Devido a isto, as necessidades de obter materiais desnecessários( o que seria materiais desncessários e quem define que eles são desnecessários? cuidado com a generalização) causam impactos irreversíveis no meio ambiente.
Em primeira análise, é notório na sociedade atual que as pessoas fazem o possível para estarem situadas dentro dos padrões impostos pelas mídias.( Você aqui falou que as pessoas fazem o possível para estarem nos padrões da mídia, ams você não explorou isso) Diante disso, no seriado Rebelde Mexicano, uma das protagonistas a Mia, através do seu papel de “menina mimada” e garota mais popular da escola, demonstra como a maioria da elite funciona, ela nunca repete uma roupa, julga e menospreza aqueles que se vestem mal. Contudo(contudo expressa o sentido de contrário, mas a ideia que você quis passar é de conformidade, pesquise os significados dos agentes coesivos q vc usa, caso contrário o seu texto corre risco de perder o sentido) , fora do universo cinematográfico é perceptível que a classe alta consume de forma exorbitante e desnecessária( quem disse?), e em vista disso a classe média tenta se inserir no mundo da elite, agindo do mesmo jeito. (o seu argumento era a mídia ou era a classe média querer copiar a elite?)
Em segunda análise, é válido ressaltar que o consumismo( necessário? vc falou la encima q era desnecessário???? vc não está mantendo um ponto de vista) é necessário, mas o problema ocorre quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à ( aqui não tem crase, veja: levando o consumo. O A usado é somente o artigo, não há preposição, até porquê, levando está no gerúndio, e gerúndio não pede preposição) exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio do planeta. Segundo o relatório Planeta Vivo 2008, as pessoas consomem 30% a mais do que o planeta consegue repor, desta forma é apropriado destacar a ideia do Karl Marx, ele(que) dizia que uma das consequências da alienação era o “fetichismo da mercadoria” que significa tornar um produto supérfluo em necessário. Logo, é visível que a sociedade se tornou “cega” para os seus atos consumistas e para a exploração do planeta.
Portanto, é necessário que o Governo (agente)através das próprias mídias digitais como “instagram” e “facebook” (meio)faça(ação) postagens a fim de explicar como o consumo exagerado atua no meio ambiente para conscientizar a população e diminuir os números de compras desnecessárias(finalidade). Além disso, é essencial que o Governo por meio de uma lei que obrigue as escolas a apresentarem aulas para educação ambiental com a finalidade de aumentar as práticas sustentáveis para que os cidadãos passem a compreender sobre sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente. Assim, podendo usufruir das transformações ocorridas durante a Revolução Industrial de forma consciente e comprando apenas o necessário.
Você não resolveu o problema da mídia e nem mesmo detalhou, apresentou duas propostas e ambas completamente superficiais, conscientizar pos si só não resolve problema nenhum.
Comp. 1 = 160 mais de dois erros, como vírgulas, crases e concordância.
comp. 2 = 160 tese não está clara e a estrutura do texto está confusa
comp. 3 = 120 dificuldade em relacionar as partes do texto, você coloca ideias contrárias e não usa um argumento consistente pra apoiar o seu ponto de vista.
comp 4= 160 bom uso de conectivo, mas há alguns usos inadequados.
comp 5= 160 não usou uma proposta consistente e que resolvesse os seus problemas.
Qualquer dúvida ou ajuda, pode pedir meu zap que agt pode se ajudar, boa sorte!
Nota final- 760
camilaburity
oie, obrigada pela correção super detalhada. Mas no “contudo” a ideia era de contrário mesmo, “entretanto, fora do universo cinematográfico…”.E em relação a tipo “a classe alta gasta de maneira exorbitante…” foi uma referência ao filme já que eu disse que a menina era de elite e não usava a mesma roupa mais de uma vez. Só não concordo com isso, em relação ao resto da correção muito obrigada, principalmente pelos gramaticais, é o que eu mais tenho dificuldade.
MateusRicardoGT
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 160
Nota = 720
Boa redação! Você apresentou um ótimo repertório, utilizou de várias áreas para a construção do seu argumento, e demonstra ter o conhecimento sobre a estrutura nos moldes do Enem. No entanto, há ocorrência de vários erros de concordância, repetições de palavras e a linguagem está muito coloquial.
A sua tese não ficou bem articulada.
No seu primeiro argumento faltou dar consistência, você abordou “[…] Contudo, fora do universo cinematográfico é perceptível que a classe alta consume de forma exorbitante e desnecessária, e em vista disso a classe média tenta se inserir no mundo da elite, agindo do mesmo jeito.” e não deixou claro o porquê que isso ocorre.
Na conclusão especifique melhor o agente, Governo é muito vago, existem várias formas de governos e também seja mais clara e objetiva possível, aponte ideias mais consistentes que de fato possam levar a uma solução.
Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)
Geovaniarc
olá, tudo bom?
sua redação está boa, bem elaborada, conseguiu desenvolver sem muita enrolação.
Argumentos muito bem desenvolvido, apresentou citações e isso ajuda bastante.
Gostei bastante da sua proposta de intervenção, utilizou os elementos necessários. Lembro que uma vez minha professora disse para não colocar na proposta a palavra conscientizar, meio que generaliza, ela disse que não era considerado uma proposta.
Espero ter ajudado, continue escrevendo, você escreve bem, acredito que nessa redação você não ganharia menos que 800.
Thiago Assis
Não há o que comentar . Simplesmente,perfeita!!
Redação muito bem desenvolvida e argumentada . Que profundidade hein?! Utilizou-se adequadamente a estrutura de redação NOTA MIL do ENEM. Meus parabéns !! Que essa redação sirva de exemplo para mim e os demais.
Não sou nenhum professor , mas acredito que sua redação não esteja longe de ser avaliada com a nota máxima .
Grande abraços!!
Mariana Cardoso
Não há o que comentar . Simplesmente,perfeita!!
Redação muito bem desenvolvida e argumentada . Que profundidade hein?! Utilizou-se adequadamente a estrutura de redação NOTA MIL do ENEM. Meus parabéns !! Que essa redação sirva de exemplo para mim e os demais.
Não sou nenhum professor , mas acredito que sua redação não esteja longe de ser avaliada com a nota máxima . Muito boa mesmo,que você continue escrevendo otimos textos e servindo de inspiração para todos nós,afinal estamos aqui para ajudar uns aos outros!!!!
camilaburity
Anjo, a intenção é nos ajudarmos, eu ficaria super feliz de corrigir a sua redação e ajuda-la porém, você nem deve ter lido a minha redação apenas copiou e colou o que o menino falou. Fiquei chateada. Eu ia retribuir como sempre faço :( …..
Precisa dá 300 caracteres…. ignoreeeeeee………………………………………………..