Os impactos das Fakes News na sociedade brasileira

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No final do século XX, a terceira etapa da revolução industrial proporcionou avanços tecnológicos, assim difundindo a era digital. Conquanto, nesta perspectiva a sociedade brasileira passa por uma série de consequências boas, por exemplo, disseminação de notícias verídicas pelo meio tecnológico das redes sociais, mas também as ruins que são as falsas, denominada “Fake News”. Desse modo, nota-se que o meio digital é uma boa e ao mesmo tempo má ferramenta, por se tornar perigosa e impactar as pessoas com mentiras que são facilmente repassadas como se fosse verdade pela falta de senso crítico dos indivíduos e ausência de verificação das fontes.

Em vista disso, primeiramente, percebe-se que hodiernamente uma informação é transmitida facilmente de uma pessoa para milhares de outras, por meio da internet, como também repassada sem ao menos saber se realmente é verídica pela ausência de senso crítico do receptor de averiguar e questionar de forma racional e inteligente a informação recebida. Dessa forma, essa carência crítica é suprida de imediato peli intuito da mentira de causar indignação, fúria dentre outros fatores, até mesmo ocasionando violência a determinadas imagens, como foi o caso da dona de casa Fabiane Maria, que foi assacinada em São Paulo, após “Fake News” espalhada de mulher que sequestrava crianças para realização de magia negra.

Ademais, é notório as grandes ações que uma não checagem de fatos em fontes confiáveis pode acarretar para uma sociedade por inteiro, assim interferindo em decisões a serem tomadas, como exemplo, a escolha do voto em eleições. Dessa maneira, vale ressaltar a vitória de Donald Trump para presidência de 2016, nas eleições dos Estados Unidos, que foi favorecida por notícias falsas.

Portanto, há entraves a serem resolvidos em prol da problemática questionada. Sendo assim, cabe o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e o da Comunicação, liberar recursos financeiros para contratação de profissionais e elaboração de canais, a fim de que palestrem sobre o assunto e atinja o máximo de pessoas, assim estimulando a terem senso crítico e ensinando as melhores fontes, como agência lupa para verificar a notícia recebida, além de fazer uma parceria com as escolas e tornar a disciplina informática obrigatória desde o ensino fundamental para ensinar os alunos a se comportarem nas redes sociais e  saber lidar com todas informações adquiridas na era digital, pois como afirma o filósofo Pitágoras “Educai as crianças para que não seja preciso punir os adultos”.

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4 Correções

  1. Competência 1: 160, porque têm alguns erros ortográficos.

    Competência 2: 160, poderia argumentar um pouco mais.

    Competência 3: 160, perdeu ponto pelo mesmo motivo.

    Competência 4: 200, utiliza perfeitamente os conectivos.

    Competência 5: 200, responde todas as perguntas.

    TOTAL: 880, PARABÉNS!

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  2. bem colocado, não desvia o foco do leitor, muitas referencias e introdução bem contextualizada…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

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  3. Redação bem escrita, parágrafos bem estruturados, bom uso dos conectivos. Bom uso do repertório cultural também. Conclusão com todos os elementos (quem, o que, como, com que objetivo e detalhamento). Apenas uma sugestão, no segundo argumento, talvez fosse bom dar uma especificação maior ao exemplo citando alguma das notícias falsas que favoreceram o Trump.

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  4. Achei bem apresentado, com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, achei bem bacana a introdução pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor.

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