Os impactos das fake news na sociedade brasileira

  • 0

No final do século XX, jornais e revistas formavam a principal plataforma de comunicação científica em todo mundo. Entretanto, já no século seguinte, esses meios de comunicação perderam espaço, em consequência da chegada da internet. Que paralelamente, trouxe consigo, a facilidade de distorcer um fato ou informação, causador disto as famosas: ‘Fake News’. Principalmente, no Brasil, com a falta de leis que a proíbam e o pouco conhecimento do público sobre política. Causando assim, um estrago no desenvolvimento de um pensamento mais crítico da população.

Em primeira análise, é importante ressaltar a falta de leis que proíbam a circulação das ‘Fake News’ no Brasil. Segundo o artigo 5* da Constituição Federal de 1988- Documento mais importante do país-, Não é crime se antes não houver uma lei que o defina. Desse modo, pessoas e veículos midiáticos que criam essas informações não são punidos. Continuando assim, a disseminação de falsas notícias, o que faz com que o povo brasileiro acredite cegamente, em figuras de autoridade, principalmente as políticas e religiosas.

Além disso, a falta de conhecimento básico sobre ciências sociais do cidadão brasileiro, auxilia na incapacidade de análise dessas informações fantasiosas. Nessa perspectiva, uma frase de Nelson Mandela se encaixa perfeitamente nesse contexto: ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’. Uma vez que, a pessoa sem o conhecimento politico básico, vê uma noticia falsa, e espalha para familiares, influenciando indiretamente a criação de uma corrente de ‘Fake News’. Auxiliando assim, o crescimento do conformismo com o pensamento crítico e de figuras de autoridade falsas.

Portanto, cabe ao governo brasileiro, a capacitação de seus cidadãos no reconhecimento de noticias falsas. Por intermédio do Ministério da Educação, que educará crianças desde a base escolar, a desenvolver o pensamento critico. A fim, de moldar um Brasil mais preparado e educado politicamente.

Compartilhar

5 Correções

  1. O texto está muito bom. Dá para perceber que você entende do assunto e consegue discernir conforme as competências.
    Apenas precisa se atentar em algumas regras gramaticais, como o uso de vírgulas, e também melhorar um pouco mais na conclusão, tentando enriquecê-la.
    Eu colocaria sua nota entre 880-900

    • 1
  2. Texto muito bom! Deu para perceber que você tem conhecimento dos passos a serem seguidos. Consegui identificar a sua tese e compreender a sua argumentação, você trouxe dados e citações, o que enriqueceu o seu texto. Sua conclusão também está boa, mas ficou um pouco vaga pois não deu para identificar todos os agentes necessários.
    -Uma pequena dica agora, procure igualar o tamanho dos parágrafos, nota-se na redação a existência de períodos longos (o 3º parágrafo) e curtos (a conclusão), é recomendável que a quantidade de linhas esteja entre 5-7 por parágrafo.
    Ademais, recomendo que você dê mais atenção para o uso das vírgulas, pois há alguns erros na sua aplicação.
    Fora esses pontos sua redação está ótima, são poucos os pontos em que precisa melhorar, parabéns!

    • 1
  3. Olá, o seu texto foi bom, mas tem alguns pontos bem importantes a melhorar, principalmente gramaticais.
    O ponto pós internet na introdução poderia ser trocado por uma vírgula, soaria melhor.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento, pós país, a virgula não é necessária.
    O termo “em figuras de autoridade” não deve ficar entre vírgulas.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento, você separou o sujeito do verbo na primeira oração, tome cuidado.
    Conclusão ficou vaga, você não deu detalhamento e isso é ponto chave.
    Acredito que a sua nota giraria em torno de 840-880

    • 1
  4. Excelente o texto, explicação do tema conforme os parâmetros e regras.
    Tese do assunto que foi abordado, o desenvolvimento nos dois parágrafos, respeitando e dando opinião sobre a tese que foi abordada.
    E a conclusão,sobre as formas e soluções que devemos melhorar para evitar esses impactos.

    • 1
  5. Olá Felipe. Abaixo segue minha correção e sugestões sobre sua redação.
    – Na primeira parte da introdução está impressionante. Porém ao descrever ” o pouco conhecimento do público sobre política”, na verdade o fato de disseminar a ” Fake News” não é porque a população não tem conhecimento sobre política, mas sim, a ausência da sociedade em verificar em fontes confiáveis, se aquela notícia e verídica. Além disso, não é só no meio político que as notícias falsas são compartilhadas. Poderia dizer que, as “Fake News” afeta vários assuntos , mas em destaque são os conteúdos sobre a política.
    – No segundo parágrafo, seu repertório está bom. Mas poderia explicar com mais clareza o motivo das pessoas acreditar cegamente em autoridades que de acordo com o seu texto, são enganosas. E antes dessa afirmação poderia afirmar que uma das consequências das “Fake News”, é trazer falsa imagem de figuras públicas.
    – Já no terceiro parágrafo, eu acho que não é a falta de conhecimento da população que aumenta as notícias falsas, mas sim, a ausência da população em verificar se tal informação é verídica. Ademais, a frase de Nelson Mandela não se encaixa em sua argumentação. E a parte política também está influenciada na “Fake News”, mas não é só esse assumto que acarreta as notícias falsas.
    No quarto, está ótimo em falar “quem” são os agentes e qual é a ação deles no processo de intervenção. Mas falta “como” eles poderiam fazer tal ação e “para que” estão fazendo isso.
    Sua redação está em desenvolvimento!
    Logo terá o máximo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.