Doutor

Os impactos das fake news na sociedade brasileira

  • 4

Paim Nagato, no anime “Naruto”, afirma que “você está olhando para apenas uma árvore, e não para floresta toda”, salientando, assim, que é preciso que as pessoas se informem com sites diferentes, porque, do contrário, estariam se sujeitando às “fake news” ao vislumbrarem apenas um ponto de vista — que pode ser falso — a respeito de determinado assunto de grande abrangência. Nesse âmbito, destaca-se a negligência governamental e a corrupção, no Brasil, como provenientes desse problema.

Primeiramente, vale ressaltar que inoperância das esferas do poder é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar a Lei 13.834/2019 que pune qualquer pessoa que promulgar notícias falsas. No entanto, essa Lei não é cumprida, uma vez que os meios de comunicação, na atualidade, são diversos e com grande capacidade de propagação de informações, o que dificulta a fiscalização e faz com que as pessoas negligenciem essa lei quando consideram que não serão punidas. Nessa perspectiva, cumpre lembrar que o Governo ainda não estabeleceu um sistema efetivo para mitigar essa chaga devido à sua verba, limitada pelos roubos de políticos desonestos, prejudicando o país diretamente.

Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à eleição de corruptos no poder, que é uma consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as “fake news” influenciam as pessoas de baixo entendimento, até mesmo aquelas que são mais cultas, mas não consultam sites diversos e não certificam a fonte da informação. Nesse contexto, pode-se dizer que isso acontece, pois nem todos os indivíduos utilizadores dos meios comunicativos têm noção do quê é preciso fazer para evitar essas chaga ou negligencia por falta de interesse, fato que deveria ser trabalhado pelas mídias sociais governamentais.

Dessarte, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança, em parceria com a mídia, tomar medidas, sendo elas a veiculação de “dicas”, por meio da televisão dos telespectadores brasileiros, a respeito de medidas contra informações errôneas. Por exemplo: instigar a checagem da fonte de determinada notícia, comparação com outras fontes conhecidas, com a finalidade de amenizar a quantidade de indivíduos manipulados e, consequentemente, a entrada de políticos corruptos na política. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação a respeito da veiculação de mentiras sem embasamento concreto na nação verde-amarela.

Compartilhar

4 Correções

  1. Paim Nagato, no anime “Naruto”, afirma que “você está olhando para apenas uma árvore, e não para floresta toda”, salientando, assim, que é preciso que as pessoas se informem com sites diferentes, porque, do contrário, estariam se sugeitando [SUJEITANDO] às “fake news” ao vislumbrarem apenas um ponto de vista — que pode ser falso — a respeito de determinado assunto de grande abrangência. Nesse âmbito, destaca-se a negligência governamental e a corrupção, no Brasil, como provenientes desse problema.

    — NA SUA TESE VOCÊ PODERIA COLOCAR INVÉS DA CORRUPÇÃO, ALGO LIGADO A FALTA DE INTERESSE DAS PESSOAS EM BUSCAR A VERDADE E ENCAIXAR A CORRUPÇÃO QUANDO FALAR SOBRE A NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO.

    Primeiramente, vale ressaltar que inoperância das esferas do poder é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar a Lei 13.834/2019 que pune qualquer pessoa que promulgar notícias falsas. No entanto, essa Lei não é cumprida, uma vez que os meios de comunicação, na atualidade, são diversos e com grande capacidade de propagação de informações, o que faz com que as pessoas negligenciem essa lei quando consideram que não serão punidos [PUNIDAS]. Nessa perspectivava [PERSPECTIVA], cumpre lembrar que o governo [ACHO QUE PRECISA INICIAR COM LETRA MAIÚSCULA] ainda não estabeleceu um sistema efetivo para mitigar essa chaga devido à sua verba, limitada pelos roubos de políticos desonestos, prejudicando o país diretamente.

    — A LEI NÃO É CUMPRIDA DEVIDO À GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES QUE SÃO PROPAGADAS? DÁ PRA ARGUMENTAR MAIS SOBRE ISSO, FALANDO QUE ESSA GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES GERA DIFICULDADE DE FISCALIZAÇÃO E ETC… FICOU CONFUSO FALAR QUE JÁ EXISTE A LEI, MAS QUE NÃO É CUMPRIDA, PQ TEM MUITA INFORMAÇÃO SENDO DIVULGADA.

    Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à eleição de corruptos no poder, que é uma consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as “fake news” influenciam as pessoas de baixo entendimento, até mesmo aquelas que são mais cultas, mas não consultam sites diversos e não certificam a fonte da informação. Nesse contexto, pode-se dizer que isso acontece, pois nem todos os indivíduos utilizadores dos meios comunicativos têm noção do quê é preciso fazer para evitar essas chaga ou negligencia por falta de interesse, fato que deveria ser trabalhado pelas mídias sociais governamentais.

    — ACHEI ESSE PARÁGRAFO MEIO CONFUSO PARA O TEMA, PRINCIPALMENTE, PELO FATO DE VOCÊ JÁ TER FALADO SOBRE O GOVERNO NO PRIMEIRO. AQUI VOCÊ PODERIA FALAR MAIS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS PARA AS PESSOAS, COMO ISSO PREJUDICA SUAS VIDAS E ETC, ACHO QUE A CORRUPÇÃO NÃO SE ENCAIXA TANTO.

    Dessarte, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança, em parceria com a mídia, tomar medidas, sendo elas a veiculação de “dicas”, por meio da televisão dos telespectadores brasileiros, a respeito de medidas contra informações errôneas, como o instigar à checagem da fonte de determinada notícia, comparação com outras fontes conhecidas, com a finalidade de amenizar a quantidade de indivíduos manipulados e, consequentemente, a entrada de políticos corruptos na política. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação a respeito da veiculação de mentiras sem embasamento concreto na nação verde-amarela.

    — PROPOSTA COMPLETA, MAS PROCURE DIMINUIR O PRIMEIRO PERÍODO, VOCÊ FEZ A PROPOSTA INTEIRA EM APENAS UM PERÍODO, ISSO DIFICULTA A COMPREENSÃO.

    NO MAIS, PARABÉNS!

    • 1
  2. Oie, espero que a minha correção te ajude.

    Introdução:
    ▪︎Paim Nagato, no anime “Naruto”, afirma que “você está olhando para apenas uma árvore, e não para floresta toda”, salientando, assim, que é preciso que as pessoas se informem com sites diferentes, porque, do contrário, estariam se sujeitando às “fake news” ao vislumbrarem apenas um ponto de vista — que pode ser falso — a respeito* de determinado assunto de grande abrangência. Nesse âmbito, destaca-se a negligência governamental e a corrupção, no Brasil, como provenientes desse problema.

    Obs.:
    ▪︎O repertório ficou bem produtivo, porém poderia ter separado o repertório da transição. Contrua outro período para fazer a ligação da contextualização com a transição – apresentação do tema -, pois essa é a estrutura: contextualização, transição e tese.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎Primeiramente, vale ressaltar que inoperância das esferas do poder é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido [1] citar a Lei 13.834/2019 que pune qualquer pessoa que promulgar notícias falsas. No entanto, essa Lei [2] não é cumprida, uma vez que os meios de comunicação, na atualidade, são diversos e com grande capacidade de propagação de informações, o que dificulta a fiscalização e faz com que as pessoas negligenciem essa lei [3] quando consideram que não serão punidas. Nessa perspectiva, cumpre lembrar* que o Governo [4] ainda não estabeleceu um sistema efetivo para mitigar essa chaga devido à [5] sua verba, limitada pelos roubos de políticos desonestos, prejudicando o país diretamente.

    Obs.:
    ▪︎1- válido*.
    ▪︎2- lei* só é maiúscula quando você citar o nome ou número dela. Além disso, você reoetiu três vezes, cuidado com a competência quatro.
    ▪︎3- Poderia ter tirado essa parte “essa lei” pra evitar uma repetição.
    ▪︎4- governo*.
    ▪︎5- Equívoco de crase.
    ▪︎Aconselho não usar o seu repertório no segundo período, pois é a explicação do tópico frasal, ou seja, o aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que

    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Em segundo lugar, cumpre lembrar, [1]* em relação ao aspecto supracitado quanto à eleição de corruptos no poder, que é uma consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as “fake news” influenciam as pessoas de baixo entendimento, até mesmo aquelas que são mais cultas, mas não consultam sites diversos e não certificam a fonte da informação. Nesse contexto, pode-se dizer que isso acontece, pois nem todos os indivíduos utilizadores dos meios comunicativos têm noção do quê [2] é preciso fazer para evitar essas chaga [3] ou negligencia por falta de interesse, fato que deveria ser trabalhado pelas mídias sociais governamentais.

    Obs.:
    ▪︎1- Repetição, tu repetiu isso no final do D1. Poderia ter substituído por “convém ressaltar”.
    ▪︎2- que*.
    ▪︎3- chagas*.
    ▪︎Faltou o repertório para comprovar sua argumentação. Em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter um repertório.
    ▪︎Faltou o encerramento do parágrafo, é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.

    Conclusão:
    ▪︎Dessarte, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança, em parceria com a mídia, tomar medidas, sendo elas a veiculação de “dicas”, por meio da televisão dos telespectadores brasileiros, a respeito* de medidas contra informações errôneas. Por exemplo: instigar a checagem da fonte de determinada notícia, comparação com outras fontes conhecidas, com a finalidade de amenizar a quantidade de indivíduos manipulados e, consequentemente, a entrada de políticos corruptos na política. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação a respeito* [1] da veiculação de mentiras sem embasamento concreto na nação verde-amarela.

    Obs:
    ▪︎1- Tem que tomar cuidado com a repetição de palavras, ao logo do seu texto teve algumas, coloquei o asterisco ao lado delas.

    Nota:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 840

    • 0
  3. Paim(Pain) Nagato, no anime “Naruto”, afirma que “você está olhando para apenas uma árvore, e não para floresta toda”, salientando, assim, que é preciso que as pessoas se informem com sites diferentes,(3) porque, do contrário, estariam se sujeitando às “fake news” ao vislumbrarem apenas um ponto de vista — que pode ser falso — a respeito de determinado assunto de grande abrangência.(1) Nesse âmbito, destaca-se(2) a negligência governamental e a corrupção(3), no Brasil, como provenientes desse problema.

    1 – Repertório impertinente, o personagem não estava se referindo à internet. Poderia ter feito uma comparação melhor.
    2 – destacam-se
    3 – Precisa ser abordado no desenvolvimento (competência 3)

    Primeiramente, vale ressaltar que inoperância das esferas do poder(4) é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nesse viés, é valido citar a Lei 13.834/2019(5) que pune qualquer pessoa que promulgar notícias falsas. No entanto, essa Lei(8) não é cumprida, uma vez que os meios de comunicação, na atualidade, são diversos e com grande capacidade de propagação de informações, o que dificulta a fiscalização e faz com que as pessoas negligenciem essa lei quando consideram que não serão punidas. Nessa perspectiva, cumpre lembrar que o Governo(6) ainda não estabeleceu um sistema efetivo para mitigar essa chaga devido à(7) sua verba, limitada pelos roubos de políticos desonestos, prejudicando o país diretamente.

    4 – Retomou o que foi dito na introdução, boa.
    5 – Repertório produtivo
    6 – Boa argumentação em relação à sua tese.
    7 – Sem crase
    8 – Evitar repetição de palavras

    Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à eleição de corruptos no poder(9), que é uma consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as “fake news” influenciam as pessoas de baixo entendimento, até mesmo aquelas que são mais cultas, mas não consultam sites diversos e não certificam a fonte da informação(10). Nesse contexto, pode-se dizer que isso acontece, pois nem todos os indivíduos utilizadores dos meios comunicativos têm noção do quê é preciso fazer para evitar essas chaga ou negligencia por falta de interesse, fato que deveria ser trabalhado pelas mídias sociais governamentais.

    9 – Retomou o que foi dito na introdução, boa.
    10 – Retomou a introdução :)

    Dessarte, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança(agente), em parceria com a mídia, tomar(11) medidas, sendo elas a veiculação de “dicas”(ação), por meio(meio)da televisão dos telespectadores brasileiros(12), a respeito de medidas contra informações errôneas. Por exemplo: instigar a checagem da fonte de determinada notícia, comparação com outras fontes conhecidas(detalhamento), com a finalidade(efeito) de amenizar a quantidade de indivíduos manipulados e, consequentemente, a entrada(13) de políticos corruptos na política(12). Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação a respeito da veiculação de mentiras sem embasamento concreto na nação verde-amarela.

    11 – tomarem
    12 – redundância
    13 – ideia não desenvolvida: de que forma a diminuição da manipulação atenuaria a corrupção?

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    920

    • 0
  4. PROPOSTA ESTA BEM COMPLETA, GOSTEI BASTANTE DA FORMA QUE A TEMATICA FOI TRABALHADA , MAS, CUIDADO NO NUMERO DE LINHAS EM CADA PERIODO SEJA MAIS OBJETIVO, PROCURE DIMINUIR OS PERIODOS, TORNANDO ASSIM SEU TEXTO MAS INTERESSANTE PARA O LEITOR, ANALIZANDO ESTA QUESTAO TENHO CERTEZA QUE ESTARA MAS PROXIMO DA NOTA 1000.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.