Iniciante

Os impactos da relação entre homem e meio ambiente no Brasil contemporâneo

  • 0

Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa do desenvolvimento da nação. Infelizmente, dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, os impactos causados pelo homem no meio ambiente. A partir de uma análise desse impasse, percebe-se que ele está vinculado não só à falta de percepção da população, como também a poluição de rios e mares – que traz como consequência a morte da fauna e flora aquática.

É primordial ressaltar que a os impactos causados pelo homem no meio ambiente deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que se concerne à criação dos mecanismos que reprimam tais ocorrências. Segundo o pensador Thomas Robbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Nota-se que, devido à falta de atuação das autoridades é visto que diariamente as pessoas continuam jogando lixo nas ruas; os quais continuam entupindo bueiros e causando alagamentos nas cidades.

Em decorrência disso, devemos observar também a grande poluição dos rios e mares. Constata-se que, de acordo com uma pesquisa da Folha de São Paulo, o plástico mata cerca de
100 mil animais marinhos todos os anos, sabemos que os animais não diferenciam o plástico dos alimentos que consomem embaixo d’água e o ingerem sem saber morrendo posteriormente de sufocamento ou contaminação. Partindo desse pressuposto, as pessoas devem se conscientizar e sempre guardar o lixo até encontrar um lugar para ser descartado ou sempre levar consigo uma sacola para guardar o lixo e descartar em casa, contribuindo com o planeta.

Portanto, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelo homem no meio ambiente. Desse modo, cabe ao Estado aumentar a fiscalização para que assim logo que alguém fizer um descarte inapropriado do seu lixo seja automaticamente repreendido e multado pelo ato, aprendendo dessa forma a não repetir o erro. Contudo, cabe também aos núcleos educacionais que continuem tentando criar plástico biodegradável, apesar de já existir sacolas criadas a partir, há muitos outros itens de plástico e fazendo isso, mesmo que caia na água ou algum animal coma, o material irá se desfazer sem nenhum efeito maléfico a saúde do animal e do planeta.

Compartilhar

5 Correções

  1. A redação ficou muito bem estruturada, demonstrando seu domínio com a norma culta.
    A introdução ficou de fácil entendimento. Argumentação muito boa, desenvolvimento do tema proposto, mas cuidado com frases muito longas.
    Elaborou uma proposta de intervenção muito boa, entretanto, deveria especificar os agentes que irão solucionar os problemas citados.

    • 1
  2. Introdução
    1-Uso da partícula ‘se’, prejudicando a estética e a leitura do texto.
    2-Apresentou corretamente as ideias que seriam apresentadas no texto.
    3-Uso de termo de pessoalidade (“infelizmente”).
    4-Uso adequado do travessão.
    1°Parágrafo
    1-Frases de contradição que precisavam de mais embasamento. Baseado em que você diz que isso não ocorre no Brasil? A frase ficou ligeiramente solta, sem uma explicação a mais .’Entretanto isso não ocorre no Brasil’.
    2- Novamente uso da partícula ‘se’, podendo ser substituída por termos que seriam mais coerentes na apresentação textual como : ‘É evidente’, ‘Nesse contexto’, ‘É notório’.
    3- Poucos conectivos, mas boa pontuação.
    2°Parágrafo
    1-Partícula ‘se’…
    2-De acordo com as ideias apresentadas nesse parágrafo, uma boa opção seria algo que sustentasse os argumentos usados no segundo período. Querendo ou não, a sensação que fica para o leitor é de que a ideia partiu apenas de uma opinião própria.
    Conclusão
    1-Uso inadequado de conectivos (‘Portanto em um mesmo parágrafo que ‘Contudo’).
    2-O primeiro período apresenta uma boa proposta.
    3-O segundo período acrescenta uma nova ideia não falada no texto(Plástico biodegradáveis), o que prejudicou a coerência do texto.
    4-Quebra de linha de fala, que seguia formal e impessoal, e agora apresenta pessoalidade e leve informalidade.

    • 1
  3. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

    • 1
  4. Introdução: Ficou bem feita, mas poderia ser mais direta.
    Desenvolvimento: Utilizou bons argumentos e conseguiu retorna o que foi dito na introdução.,, além disso, mostrou um bom conhecimento e mundo Faltou colocar ”” nas citações usadas, que por sinal foram bem colocadas.
    Conclusão: Faltou só especificar o agente que deve intervir para solucionar o problema, pois estado e muito genérico. Especificou bem como resolver o problema e fez uma síntese do que foi dito.
    Geral: Usar o ponto final, teve alguns períodos que ficaram longos e o uso de pontuação.

    • 1
  5. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.