“A propaganda é a alma do negócio”, um ditado popular muito conhecido que fala basicamente que a publicidade de um produto é imprescindível para a venda do mesmo. Fator este que geram impactos como a disseminação de propagandas enganosas ou até mesmo desencadeia o consumismo exageradamente. Uma vez que campanhas publicitárias atingem 90% da população, torna-se considerável debater sobre o assunto.
Não há como falar de propaganda sem citar as companhas enganosas, elas estão em toda parte, seja no “falso desconto” ou no exagero de expectativas no produto. Na internet, por exemplo, existem indivíduos que usam da publicidade para anunciar falsas propagandas, podendo se passar por sites de compras famosos enganando o consumidor e roubando seu dinheiro sem deixar rastros, o que acaba prejudicando tanto o cliente como a loja verdadeira em questão, chega a ser preocupante pensar que situações como essas estão crescendo cada vez mais.
Outro fator existente é o consumismo, propagandas que estão em todos os lugares nos leva a pensar que precisamos daquele produto quando, na verdade não temos nem onde guarda-lo. A escola de Frankfurt faz uma crítica ao consumismo e de certa forma ás propagandas, haja vista que elas nos dão um excesso de informações e nos programam a comprar cada vez mais a fim de obter lucros e manter o sistema econômico a qualquer custo, consequentemente produzir mais lixo e mais problemas ambientais.
Diante do exposto, é possível concluir que medidas com o objetivo de melhorar as problemáticas acima sejam criadas por parte das empresas, é importante que donos de sites e lojas de compras tenham verificação dos clientes e máxima transparência a fim de garantir a segurança do consumidor, como também a realização de campanhas feitas por profissionais da área de informática com o objetivo de ajudar os consumidores a identificarem falsos anúncios na internet. Bem como palestras educacionais feitas por profissionais da área de finanças e psicologia sejam realizadas em locais públicos para que a população consiga se reeducar e consumir apenas o necessário.
— quem puder corrigir no modelo enem eu vou agradecer muito —
matteus
competência 1– 160; Houveram alguns erros gramáticais.
competência 2 – 180; Apresenta parágrafos sem conclusões.
competência 3 – 200 ; Excelente.
competência 4 – 120; A falta de conectivos desvaloriza muito a redação.
competência 5 – 180; A intervenção está confusa.
nota final: 800
ther0s
Competência 1: alguns erros de pontuação, mas nada absurdo. Um período longo no desenvolvimento 1. Achei que alguns elementos coesivos foram utilizados de maneira inapropriada. No mais, uma boa nota. 160
Competência 2: ótima compreensão do tema, sem fugas aparentes. Sugiro utilizar mais dos elementos temáticos e sinônimos nos desenvolvimentos. 200
Competência 3: boa utilização de repertório no desenvolvimento 2, mas achei que faltaram exemplos no desenvolvimento 1 e uma explicação mais detalhada da estratégia no desenvolvimento 2. 140
Competência 4: é preciso adicionar mais elementos de coesão entre os períodos, para melhor conectar as ideias. De resto, está bem-escrito. 160
Competência 5: apesar dos erros de pontuação, conclusão bem-feita e detalhada. Todas as perguntas necessárias foram respondidas. 200
Estimativa final: 860
Penso que uma revisão de pontuação poderia dar um up na sua nota. A redação está muito boa, e lhe renderia uma nota alta no ENEM. :)
madriele03
Nota 01 – 120 – Alguns erros gramaticais notáveis.
Nota 02 – 160 _- Boa estrutura textual e excelente uso de outras áreas de conhecimento.
Nota 03 – 200 – Excelente argumentação, dando seu ponto de vista de forma adequada e clara.
Nota 04 – 120 – Senti falta de conectivos para articular o seu texto.
Nota 05 – 140 – Faltou alguns elementos conclusivos e a conclusão está meio desorganizada.
Daniel Barbosa
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180
Nota Final
800
viviskywlkr
Amei seu texto, achei a introdução muito coerente; você foi introduziu muito bem os parágrafos seguintes. A sua finalização está incrível também, pontuou bem uma resolução para o problema do texto, dizendo qual o problema, quem deve resolvê-lo e como deve ser resolvido. Apesar de alguns pequenos errinhos de pontuação, acho que você teria uma boa nota no ENEM com uma redação nesse nível