Os Impactos da propaganda no Brasil Contemporâneo

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As propagandas da loja Shopee, em ordem de influenciar o público a comprar seus produtos, costuma estrelar alguma celebridade, como a Xuxa. embora aparentemente inofensiva, a publicidade apelativa exemplificada acima impacta negativamente o Brasil contemporâneo. Desse modo, infere-se que o entrave deve ser sanado, pois ele tanto apela para uma classe vulnerável quanto atropela a ética em nome do lucro.

Com efeito, a indústria marqueteira tira vantagem da falta de discernimento da população mirim para atingir seus objetivos financeiros. De acordo com a psicóloga Ana Beatriz Barbosa, o cérebro infantil está em processo de formação e, por isso, é mais suscetível às influências externas. Nesse sentido, a problemática se agrava quando as empresas usam dessa inocência em benefício próprio — ou seja, as crianças viram um alvo fácil dessas instituições, que as fazem acreditar nas promessas e necessidades ofertadas pelas últimas. Sob essa ótica, tal bombardeio de informações perpetua o consumismo — e todos os seus efeitos — no meio social, consagrando-o como hábito desde os primeiros anos de vida. DE modo a considerar o supracitado, fica nítido que a questão precisa ser solucionada.

Ademais, o mercado sacrifica sua credibilidade em nome do capital, enganando seus clientes. Ante a perspectiva de Karl Marx, as diferentes classes, por sua disparidade de objetivos, nunca chegarão a um acordo. Nesse âmbito. os agentes mudam, mas a lógica permanece a mesma —enquanto os que vendem querem que o dinheiro de quem compra seja gasto, os últimos se esforçam para poupá-lo. Apesar de a máxima não ser má por si só, a situação se torna catastrófica na presença do “marketing” intenso; visto que a ânsia pelo sucesso econômico supera o dever moral, a conjectura resulta em propagandas que tanto omitem quanto mentem sobre dado item ou serviço. Dessa forma, conclui-se que o dilema carece de resolução, pois ninguém merece ser enganado.

Portanto, a questão da publicidade no país deve ser resolvida, considerando o exposto. Dessa maneira, o Governo Federal — autoridade máxima nacional — deve elaborara um plano para mitigar a situação, que funcionará por meio de plataformas e sites que desmintam as propagandas enganosas (assim como fazem com as notícias falsas), bem como por multas maiores aos agentes desse crime. visando diminuir a ocorrência dessa estratégia publicitária. Ainda, é dever da escola conscientizar seus alunos, através de palestras que alertem sobre os perigos das propagandas.

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1 Correção

  1. Não é comendado o uso de expressões informais, como “marqueteira”, no texto dissertativo-argumentativo. “De acordo com” pode ser considerado uma expressão prolixa, sugiro substituir por “conforme” ou “segundo a psi…”. Ótimo repertório sociocultural. Acredito que ocorreu um erro de digitação, no d2 após “nesse ambito” e na conclusão, após “crime” seriam vírgulas. Texto mereceria 800+ com certeza.

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