Em meados do século XX, ocorreu a 3º Revolução Industrial, processo que transformou os meios de comunicação com o surgimento da internet. Além disso, a mídia foi mídia foi impulsionada devido a facilidade de interação criada pelo mundo conectado, por isso tornou-se também um impasse, devido aos impactos negativos da propaganda veiculado pela mídia do nosso país. Nesse contexto, a presença da publicidade acaba influenciando o pensamento dos cidadãos e incentivando o consumismo.
De início, é preciso ressaltar o quão persuasiva e formadora de opinião se tornou a propagando do século XXI. Anteriormente, a influência exercida pela propaganda nazista, desenvolvida por Joseph Goebbles durante a 2º Guerra Mundial, obteve também impactos preocupantes, ao provocar a aceitação das ideias de supremacia ariana no povo alemão. Nesse sentido, torna-se nítida a influência negativa de uma propaganda persuasiva na sociedade. Visto que, vivemos em um mundo capitalista e conectado, a internet também se tornou um meio de incentivo ao consumo, pois com a manipulação de dados, desenvolvedores são capazes de filtrar informações e selecionar a propaganda mais adequada ao usuário, desenvolvendo uma sociedade consumista.
Desta forma, o incentivo ao consumo está sendo impulsionado pelo capitalismo, porém isso ocorre principalmente pela falta de senso crítico de alguns cidadãos brasileiros. Assim como dito no verso da canção “O tempo não para” do cantor brasileiro Cazuza: “Eu vejo o futuro repetir o passado”, isto também se aplica a nossa realidade, já que a influência da publicidade ainda é muito presente, assim como no século passado durante a propaganda nazista. Entretanto, essa adversidade se deve pela falta de senso crítico de alguns cidadãos, que não possuem ciência dos perigos desenvolvidos por propagandas. Desse modo, a publicidade utiliza desse déficit para influenciar o seu público, como por exemplo, através da propaganda infantil, que muitas vezes utiliza de personagens famosos para persuadir até os menores, que ainda estão desenvolvendo um pensamento próprio.
Logo, medidas são necessárias para solucionar os impactos negativos da publicidade no Brasil contemporâneo. Desta maneira, urge que o MEC desenvolva nas escolas programas que incentivem o pensamento crítico do cidadão, para que os brasileiros desenvolvam essa habilidade desde sua formação. Além disso, o CONAR também deve agir, aumentando a fiscalização e proibindo o uso de recursos apelativos nas publicidades, como por exemplo, proibir o uso de dados do usuário para manipulação do seu consumo no ambiente virtual. Por fim, a sociedade teria acesso à uma publicidade menos persuasiva, e com um pensamento crítico desenvolvido, não seriam influenciáveis. Desse modo, diminuindo os impactos da publicidade e não repetindo os erros do passado, como na canção de Cazuza.
Nayanna
Não há dúvidas de que você escreve muito bem, tem base teórica e sabe argumentar! Se pudesse dar uma dica, diria para organizar melhor os pensamentos, por exemplo, no d1, você escreveu sobre os impactos negativos de uma propaganda persuasiva, mas o intuito dessa é ser persuasiva, o real problema é o público alvo, como a propaganda está sendo abordada/passada e o que ela incentiva/influencia… Você tem, como já disse, uma grande carga teórica, mas não coloque tudo de uma vez, para não confundir. Você escreve muito bem, só tem que prestar atenção nos detalhes.
Enrico
A sua redação foi bem escrita!
Há erros de gramática que precisa de uma atenção, por exemplo, o uso da palavra “isto” para retomar, sendo que, o certo seria “isso” já que é usado a terceira pessoa no texto. Também alguns conectivos se repetem e não possuem sentido expresso entre as ligações de ideias. Além disso, a proposta de intervenção deve ser mais organizada e objetiva, no seu texto, a mediação é incentivar o pensamento crítico, mas de que forma isso acontecerá? Portanto, foque na correção de erros gramaticais, que tiram ponto da competência 1 e procure modelos de propostas de intervenção para se basear.
vic.studies
A sua redação está muito bem desenvolvida,parabéns.
Na introdução quando você expôs os argumentos no d2 você mostrou que ia falar do consumismo, no entanto abordou à falta de senso crítico. O que lhe faz perder pontos.
Seus desenvolvimentos estão bem argumentados, e escritos.
Conclusão:
Você não detalhou a proposta. como esse programas vão incentivar o senso critico? que tipo de programa?
Bom que você sabe fazer a retomada, mas seria mais interessante se fosse retomar a revolução industrial.
c1: 160 (erros de crase)
c2:200
c3:200
c4:180
c5:160
Total:900